5. Interpretação de línguas.
A interpretação de línguas é a revelação sobrenatural pelo Espírito do significado de uma expressão vocal em outras línguas.
Tratamos, primeiramente, dos três dons que revelam alguma coisa, passamos então, a estudar os dons de poder, eles fazem alguma coisa, finalmente chegamos no dom de interpretação de línguas, que faz parte dos dons vocais ou inspiracionais, eles falam alguma coisa, dizem algo.
Como já dissemos, a profecia é uma expressão vocal sobrenatural num idioma conhecido. Variedade ou Diversidade de línguas é uma expressão vocal sobrenatural numa língua desconhecida. A interpretação de línguas é a revelação sobrenatural pelo Espírito Santo do significado de uma expressão vocal ou escrita em outras línguas.
A interpretação de línguas é o único dos nove dons que para manifestar depende de outro dom ( Línguas para interpretação ). O propósito desse dom, é tornar o dom de línguas inteligível aos ouvintes, de modo que a igreja, bem como aquele que fala, possa saber o que foi dito e possa ser edificada (1 Coríntios 14:5).
A interpretação de línguas não é uma tradução. A interpretação talvez não requeira tantas palavras quanto a mensagem em línguas, do mesmo modo alguém poderá dar uma expressão vocal rápida em línguas, mas a interpretação poderá ser prolongada. Pode levar mais tempo para dar a interpretação, afim de revelar claramente o significado da mensagem.
A importância da interpretação na nossa vida de oração (1 Coríntios 14:13 – 15; 27,28,40).
Conforme o versículo 13, os que falam em outras línguas são estimulados a orar, pedindo o dom de interpretação. O propósito não é necessariamente a fim de interpretarmos somente em público mas, também a fim de interpretarmos as nossas orações particulares, se Deus assim quiser, saber aquilo que oramos nos edificaria espiritualmente em grande medida e se Deus nos quisesse usar publicamente para interpretar mensagens em línguas, essa seria uma benção adicional.
Porém não é necessário que tudo quanto pronunciamos em outras línguas na oração particular seja esclarecido ao nosso entendimento, só quando for uma mensagem para a nossa vida (1 Coríntios 14:14), aqui estamos falando com Deus, aquilo que estamos orando fica claro para Ele, e isso é suficiente porque cumpre o seu propósito, e o propósito de Deus é perfeito (1Cor 14:2 ).
O capitulo 14 de 1 Coríntios trata exclusivamente dos dons de profecia, línguas e de interpretação de línguas. Depois passa a declarar . . . Deus não é de confusão . . . versículo 33, Paulo quer dizer que no uso – ou abuso – da profecia, das línguas, e da interpretação, as vezes há confusão, isso não significa que é o diabo operando, significa simplesmente que as pessoas podem confundir as coisas. Devemos aprender a permanecer no Espírito, andar segundo a Palavra, e seguir a admoestação de Paulo: “Tudo, porém, seja feito com decência e ordem” (versículo 40), e não teremos confusão nos cultos.
Todos os nove dons espirituais, operam pela fé, não operam pelo dom da fé, operam pela fé comum ou geral. Lembre-se tudo é possível ao que crer (Marcos 9:23).
Gálatas 1:1, Podemos receber por revelação pessoal.
2 Timóteo 1:6, Podemos receber pela imposição das mãos.
1 Coríntios 14:1, Procurai com zelo ( cobiçai ) desejai ardentemente. Como procurar com zelo os dons espirituais ? Entrando no Espírito, andando no Espírito, falando no Espírito, estudando a palavra, confessando, orando jejuando, etc.
E quando eles se manifestarem, eles vão se desenvolvendo a medida que você anda em obediência a Deus.
A vitória não cai do céu, como por descuido, a vitória é para apenas os combatentes, é para gente determinada, é para gente diligente, é para gente disciplinada, é para aqueles que embora tropeçando recusam-se ficar no chão, e levantam-se de novo, a vitória é daqueles que embora não sentindo estímulos, recusam-se a ficar em baixo e prosseguem, a vitória é daqueles que tem uma determinação de ferro dentro de si.
Olham para o alvo e nada os fazem recuar. Não há vitória sem guerra, não fique satisfeito sem falar em línguas para a edificação pessoal, aquele que não foi batizado com o Espírito Santo, busque até receber, mas não é para guardar, use, fale bastante, aquele que já fala, não fique satisfeito em falar pouco, fale muito. Deus colocou a nossa disposição a nossa própria edificação.
Pastor Eliezer
Igreja Apostólica Corpo de Cristo – Igreja em Células – Ministério Penha
Rua Itinguçu nº 2601 – Vila Ré – são Paulo – SP
Fone: (011) 2957-0551; 2023-0578
Apostila disponível na livraria da Igreja.