Os dons do Espírito Santo – Línguas – Parte X

5.     Variedade de Línguas. 

As variedades de línguas são as expressões vocais mediante o Espírito Santo, em um idioma nunca aprendido ou compreendido pela pessoa que fala, e nem necessariamente é compreendido pelo ouvinte.
                       
Note: A palavra é Variedade. São línguas dos anjos, são línguas de mistérios, são línguas espirituais.
 
            Há quatro tipos de línguas que conhecemos, pode haver mais.
  1. Línguas para edificação pessoal.
  2. Línguas para Interpretação.
  3. Línguas para Intercessão.
  4. Línguas como sinal para incrédulos. 
Tudo isso para lhe dizer, que se você usa o primeiro ti pode línguas para edificação do seu espírito, quanto mais você o faz mais se edificar e quanto mais você se edifica, mais útil se tornará ao Espírito Santo, nas suas manifestações.
 
A manifestação de Línguas e Interpretação no Antigo Testamento.
 
Números 11:25, 26, “ Então o senhor desceu na nuvem, e lhe falou; e, tirando do espírito, que estava sobre ele, Moisés. O pôs sobre aqueles setenta anciões: quando o Espírito repousou sobre eles, profetizaram; mas depois nunca mais.
                       
Porém no arraial ficaram dois homens; chamou-se um Eldade e outro Medade. Repousou sobre eles o Espírito, porquanto estavam os inscritos, ainda que saíram a tenda; e profetizavam no arraial. Veja: Atos 2:14 – 18, Daniel 5:25 – 28; Isaias 28:11, manifestação de línguas e interpretação.
                       
Línguas diz respeito a uma profecia que seria amplamente cumprida nos dias da dispensação do Espírito Santo. Todos os dons do Espírito Santo, estavam presentes nos ministérios dos servos do Senhor, no Antigo Testamento, e com a vinda de Jesus e a conseqüente descida do Espírito Santo sobre o corpo de Cristo ( igreja ), os dons foram ampliados.
                       
1 Coríntios 14:21; Isaias 28:11, 12; As línguas trazem descanso e refrigério ao nosso espírito.
                       
1 Corintios 14:12, Quando o Espírito Santo foi enviado por Jesus, para vir tomar o lugar da trindade aqui na terra, para estabelecer a sua igreja, e para fazer residência permanente na mesma, o primeiro sinal que atestou sua presença; foi a evidencia de falar em línguas. Aquele era o sinal de que o Espírito Santo como pessoa, era residente e presidente dentro deles, manifestando assim o poder e a revelação de Deus na terra. Línguas é um sinal e uma prova que o Espírito nos têm (está presente Mc.16:17).
           
Quando Jesus chegou no cenáculo e assoprou, naquela hora os discípulos nasceram de novo. Seus espíritos foram recriados, foi uma obra do Espírito Santo, eles tinham em si a presença do Espírito. Mas quando o mesmo desceu e eles falaram em línguas, essa era a manifestação que o Espírito Santo lhes tinha. Qual a diferença? No novo nascimento eu tenho o Espírito Santo, e no batismo com o Espírito Santo ele me tem. Tiago diz: “que a língua é o membro mais difícil de se governar, e se alguém pode governar a língua, então governará todo o seu corpo.
           
Quando falamos em línguas, nossa língua está sobre o controle do Espírito Santo, quanto mais se fala, tanto mais fácil para sermos controlados em todo nosso ser.
 
Em Atos 10, este acontecimento está distanciado do dia de pentecostes Atos 2, cerca de sete anos, o que levou Pedro a declarar que estes gentios receberam o Espírito Santo? porque eles estavam falando em línguas. Paulo acerca de dezenove anos depois do dia de pentecostes, chega a Éfeso, e encontra um grupo de discípulos e pergunta: “ Vocês receberam o Espírito Santo quando creram ” ? E só fica satisfeito quando os ouve falando em línguas.
           
Na História da igreja cristã, encontramos o testemunho de que nunca deixou de existir o dom de variedade de línguas dentro da mesma. Os pais da igreja: Tertuliano, Crisóstomo e Irineu, todos eles testificaram a esse respeito, inclusive a Enciclopédia Britânica.
           
Estes dão testemunho de que na igreja primitiva, todos falavam em outras línguas.
 Note: A palavra é variedade, como já dissemos há quatro tipo de língua.
           
O primeiro tipo de línguas:
 
São as línguas que falamos como evidencia do batismo no Espírito Santo. Que se torna uma linguagem de oração para nossa edificação ( 1Corintios 14:2,4 ). São línguas para edificação pessoal, essa linguagem de oração não é para a congregação, mas sim para nós mesmos (1 Coríntios 14:14,15; Efésios 6:8; Judas versículo 20).
           
Quando Paulo inspirado pelo Espírito Santo escreveu à igreja em Corinto, estava mostrando a eles o propósito das línguas, e explicando a importância e benefícios que eles teriam se falassem em línguas. Em 1 Coríntios 14:18diz: “ Dou graças a Deus, porque falo em outras línguas mais do que todos vós”. As línguas são primariamente um dom devocional a ser usado em nossa vida de oração, no louvor e adoração a Deus.
           
Quando eu oro em línguas, eu estou dando ao Espírito Santo, condições de operar na minha vida. Muitas vezes temos a palavra de Deus na cabeça ( letra) mas não opera nada em nós. Mas quando a nossa fé é edificada pelo exercício de orar em línguas, o Espírito revela essa Palavra no nosso coração (espírito), e ela se torna verdade na nossa vida. Quando nossa fé é edificada, o poder e revelação que estão na Palavra se manifestam em nós, é nesse operar do espírito, que muitas áreas de nossas vidas são tratadas, amadurecidas, e o resultado é a manifestação dos dons espirituais operando em nossos ministérios.
 
1 Coríntios 14:18 – 28, Paulo começa mostrando que orava em outras línguas mais do que todos, porém não no culto publico . O dom de línguas não é um dom de ensino, nem um dom de pregação, só edifica aquele que fala.
           
Deus usará algumas pessoas numa expressão vocal pública em línguas, mas esse é um dom que não é para todos ( 1 Coríntios 12:30 ). Alguns tiram essa expressão fora do seu contexto e dizem: “Falar em outras línguas não é para todos”. Devemos lembrar-nos, no entanto, que Paulo está falando a respeito do dom ministerial das línguas (Variedade de línguas 1 Coríntios 12:28).
             
Os Coríntios estavam cometendo enganos quanto a isso, e freqüentemente as igrejas (Pentecostais), fazem o mesmo. No caso do dom de variedades de línguas, Paulo disse: “No caso de alguém falar em outra língua, que não seja, mais do que dois ou quando muito três e isto sucessivamente, e haja quem interprete. Mas não havendo interprete fique calado na igreja, falando consigo mesmo e com Deus”. Veja, aqui está falando em Culto Público onde pessoas não crentes estão presentes e conseqüentemente fiquem escandalizadas e tenham uma imagem errada a respeito do cristianismo, e acabam não sendo alcançadas, agora em outros cultos e reuniões de oração onde não não descrentes, não há e nem haverá nenhum impedimento de se orar a vontade em línguas.
 
Devemos ter o cuidado de andar muito mansamente diante do Senhor. Precisamos permanecer receptivos ao andarmos diante dele mansa, honrosa e reverentemente nas questões espirituais, e precisamos convidar o Espírito de Deus a operar em nós.
 
O segundo tipo de línguas:
 
Línguas para a interpretação, que não são para nós mas sim para à congregação      (1 Coríntios 14:13), Paulo diz aqui, “ Se você orar em línguas, ore também para que saibas interpreta-las, para a edificação daqueles que a ouvem ”.
 
Quando alguém se levanta e fala em outras línguas na congregação, não está falando a Deus, e sim trazendo uma mensagem dEle em uma língua que pode ser a dos anjos, pode ser da terra, para a congregação, neste caso precisa-se de uma outra manifestação ( Interpretação de línguas ), e isto eqüivale a profecia ( 1 Corintios 14:5 ).
 
O terceiro tipo de línguas:
 
são as línguas como sinal para o incrédulo (1 Coríntios 14:22 ), esta é uma língua estrangeira conhecida, e esta manifestação pode vir de duas maneiras: ( Is. 28:11)
 
           1. Eu me levanto e falo em alemão, japonês etc. De acordo com a presença da pessoa estrangeira. Neste caso também pode levantar o interprete e falar em Português para a igreja.
 
           2. Eu estou aqui falando em Português, e o alemão escuta na sua língua Atos 2:6 – 12 ).
 
O quarto tipo de línguas:
 
 São as línguas para intercessão, e é esse tipo de linguagem espiritual que nos leva aos gemidos inexprimíveis, é o Espírito Santo intercedendo. Em Romanos 8:26,27; Vamos verificar que nós não oramos como convém, mas o espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis, não é possível expressar na articulação comum. Nesta hora o Espírito Santo de Deus está gerando no reino do espírito bênçãos que se manifestarão na terra. Nada acontece sem ser gerada e regada pela oração.
 
Paulo diz: “ Meus filhinhos por quem de novo sinto dores de parto até que Cristo seja formado em vós (Gálatas 4:19). Através da nossa comunhão com Deus adquirimos consciência desse gemer, desse peso e nos tornamos participantes do sofrimento da criação.
                       
O Espírito vem, é um trabalho de cooperação, Ele é nosso parceiro no ministério, nosso sócio, nós trabalhamos juntos. Porque para fazer alguma coisa juntos na terra, o Espírito precisa do corpo de Cristo( Pessoas ). Porque Deus deu a terra ao filho dos homens (Salmos 116:15) e o Espírito não tem corpo, agora eu preciso do poder sobrenatural, para enfrentar o inferno, então se junta o poder do sobrenatural do Espírito comigo, e nós dois realizamos a obra de Deus na terra. Aleluia!!!
 
Estamos em frente de batalha, e os dons são armas de guerra. Quando você decide orar, ao entrar no nível do Espírito, orando   em   línguas   todo inferno se levantará para guerrear contra você, para impedir que você ore, para trazer sono, para trazer moleza, desanimo, vazio emocional, não se preocupe com isso, não se preocupe com o que você sente, mas preocupe-se em treinar o seu espírito.
 
A vitória não cai do céu, como por descuido, a vitória é para apenas os combatentes, é para gente determinada, é para gente diligente, é para gente disciplinada, é para aqueles que embora tropeçando recusam-se ficar no chão, e levantam-se de novo, a vitória é daqueles que embora não sentindo estímulos, recusam-se a ficar em baixo e prosseguem, a vitória é daqueles que tem uma determinação de ferro dentro de si.
 
Olham para o alvo e nada os fazem recuar. Não há vitória sem guerra, não fique satisfeito sem falar em línguas para a edificação pessoal, aquele que não foi batizado com o Espírito Santo, busque até receber, mas não é para guardar, use, fale bastante, aquele que já fala, não fique satisfeito em falar pouco, fale muito. Deus colocou a nossa disposição a nossa própria edificação.
 
Continua…
 
Pastor Eliezer

 

Imprimir