Somos chamados para ser da família de Deus

Efésios 1.3-14; Hebreus 2.10,11

Fomos formados para ser parte da família de Deus. Deus quer uma família, e nos criou para ser parte dela. Esse é o propósito maior de Deus para sua vida, o qual planejou antes que você nascesse. Toda a Bíblia é a história de Deus formando uma família que irá amá-lo, honrá-lo e reinar com Ele para sempre. Em Efésios 1.5 fala do plano imutável de Deus em nos adotar para a sua própria família, trazendo-nos a si mesmo por meio de Jesus Cristo. Isso nos trouxe salvação, libertação e cura, nEle recebemos vida!

Deus é amor, por isso dá um imenso valor aos relacionamentos. Sua própria natureza é definida em relação aos relacionamentos; ele se identifica em termos familiares: Pai, Filho, Espírito San­to. A Trindade é um relacionamento de três pessoas unidas por um propósito eterno. É o padrão perfeito para uma relação harmoniosa.

Deus desejou uma família grande que tivesse o Seu DNA, sua essência, sua imagem e semelhança; então arquitetou um plano para nos cri­ar, trazer-nos para sua família e dividir conosco tudo o que possui. Isso dá a Deus um grande prazer. Em Tiago 1.18 diz: Por sua decisão ele nos gerou pela palavra da verdade, a fim de sermos como os primeiros frutos de tudo o que ele criou.

Quando colocamos nossa fé em Cristo, Deus se torna nosso Pai, nós nos tornamos seus filhos e os outros discípulos cristãos se tornam nossos irmãos e irmãs; e a igreja se torna nossa família espiritual. A família de Deus inclui todos os discípulos que creram em Jesus Cristo do passado, do presente e do futuro.

Cada ser humano foi criado por Deus, mas nem todos são filhos de Deus. A única forma de entrar na família de Deus é nascendo dentro dela. Você se torna parte da família humana no seu primeiro nascimento, mas se torna membro da família de Deus pelo segundo nascimento. Deus nos deu o privilégio de nascermos de novo, de modo que agora somos membros da família do próprio Deus.

Em  Romanos 8:15,16 diz: Pois vocês não receberam um espírito que os escravize para novamente viverdes atemorizados, mas receberam o Espírito que os adota como filhos, por meio do qual clamamos: "Aba, Pai". O próprio Espírito Santo testemunha ao nosso espírito que somos filhos de Deus. Se somos filhos, então somos herdeiros; herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo, se de fato participamos dos seus sofrimentos, para que também participemos da sua glória.

O convite para sermos parte da família de Deus é universal, mas há uma condição: A fé em Jesus Cristo. Em Gálatas 3.26 a Bíblia diz: Todos vocês são filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus.

Temos muitos benefícios ao fazermos parte da família de Deus. O Novo Testamento dá grande ênfase à nossa valiosa “herança”. A Bíblia nos diz em Filipenses 4:19: O meu Deus suprirá todas as necessidades de vocês, de acordo com as suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus. A Bíblia em I Pedro 1:3 ao 5 nos revela que Deus reservou uma herança inestimável para seus filhos. Ela está guardada no céu para cada um de nós, pura e incorruptível, longe do alcance de mudanças ou da decadên­cia.

Isso significa que a nossa herança eterna é inestimável, pura, perpétua e protegida. Ninguém pode tirá-la de nós; ela não pode ser destruída pela guerra, por uma economia deficiente ou por um desastre natural. É por esta herança eterna que deveríamos estar motivados e se esforçando para não perde-la. O Apóstolo Paulo diz em Colossenses 3.23: Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens, sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança.

Precisamos nos Identificar com a família de Deus. O batismo é um ato profético que fala poderosamente no reino espiritual e físico, ele não é opcional, a ser atrasado ou posterga­do. Ele significa nossa inclusão na família de Deus e anuncia publica­mente que nascemos de novo, que ressuscitamos para uma nova vida, que temos uma aliança de salvação com o Deus Todo Poderoso.

O batismo é carregado de significado. Ele declara nossa fé, comuni­ca a morte e ressurreição de Cristo, simboliza a morte para a antiga vida e anuncia nossa nova vida em Cristo; além de também ser uma comemoração de nossa inclusão na família de Deus. O Batismo é o primeiro ato após a conversão que nos identifica que somos da família do céu na terra, e que pertencemos a Deus.

O batismo é a representação física de uma verdade espiritual. Ele representa o que aconteceu no instante em que Deus nos trouxe para sua família: Alguns são judeus, outros são gentios, mas todos pelo Espírito Santo, fomos batizados no cor­po de Cristo. (1Coríntios 12.13).

Apenas o batismo não nos torna um membro da família de Deus; somente a fé em Cristo faz isso. O batismo demonstra e consolida que já fomos inclusos na família de Deus. Tal qual uma aliança de casamento, é um lembrete visível de um compromisso íntimo feito no coração. É um ato de iniciação, e não algo que uma pessoa deva protelar até estar espiritualmen­te maduro. A única condição bíblica é crer. (Marcos 16:15; Atos 2.41)

No Novo Testamento, as pessoas eram batizadas assim que cri­am. No Pentecoste, 3 mil pessoas foram batizadas no mesmo dia em que aceitaram a Cristo. Em outro lugar, um líder etíope foi batizado no mesmo instante em que se converteu, e Paulo e Silas em atos 16:33 batizaram um carcereiro filipense e sua família à meia-noite. Não há nenhum batismo atrasado no Novo Testamento. Se você ainda não foi batiza­do como expressão de sua fé em Cristo, seja na próxima oportunidade, como Jesus ordenou.

O maior privilégio da vida. A Bíblia em Hebreus 2.11 diz que Jesus e as pessoas que ele santificou pertencem todos à mesma família. Por isso ele não se envergo­nha de chamá-los irmãos e irmãs.

Dei­xe essa verdade maravilhosa penetrar em seu coração. Você é parte da família de Deus, e, por Jesus tê-lo feito santo, Deus tem orgulho de você! As palavras de Jesus são inequívo­cas. Em Mateus 12.49,50 diz: E, (Jesus) estendendo a mão para os discípulos, disse: Aqui es­tão minha mãe e meus irmãos! Pois quem faz a vontade de meu Pai que está nos céus, este é meu irmão, minha irmã e minha mãe.

Ser incluído e integrado na família de Deus é a maior honra e o maior privilégio que se pode receber. Não há nada que se compare. Se em algum momento que você se sentir desprezado ou inseguro, lembre-se daquele a quem você pertence, lembre-se que você faz parte da família de Deus. Por isso valorize a sua salvação, sua unção, seu chamado, sua rede, sua célula e igreja. Deus tem um propósito maravilhoso em sua vida e este propósito começa aqui e continuará no céu eternamente! Amém!

Prática: Você se sente parte desta família cristã chamada família de Deus? Você já entregou sua vida a Jesus, já o recebeu com teu senhor e Salvador? Essa é a hora!

Líder, ore por todos abençoando a fé, o chamado e o proposto de cada um no reino de Deus. Faça o apelo e ore pelas metas e defina estratégias para a próxima reunião da célula.

 

Amamos você! 

Imprimir