Amor, Fé Confronto e Perdão

Lucas 17: 3 a 6

Jesus sendo Deus, veio ao mundo como homem para que nós pudéssemos nos identificar com ele. A bíblia diz que: “Ninguém nunca precisou revelar a Ele o que era a natureza humana, pois Ele bem a conhecia”. João 2,25

Jesus Cristo, que conhecia bem a natureza humana, sabia o quanto somos suscetíveis a sermos feridos emocionalmente uns pelos outros e em virtude disto, abrigarmos mágoas em nossos corações.

Jesus não temia confrontar as pessoas, por isso nos ensina nesta passagem, importantes verdades, vejamos:

1. Aquele que ama, confronta com a verdade. Quando amamos alguém verdadeiramente confrontamos, não conseguimos deixá-lo no erro.

2. Só a verdade leva ao arrependimento. Quando a verdade é dita em amor, ela produz mudança no coração.

3. Arrependimento é reconhecer e sentir dor pelo erro. O verdadeiro arrependimento é seguido de mudança definitiva de atitude.

Jesus sabia que naturalmente fugimos, tanto de confrontar quanto de sermos confrontados. Esta fuga pode acontecer por medo de não sermos amados e aceitos, por falta de humildade, por orgulho ou por qualquer outra inabilidade emocional, por isso, revela que são necessárias atitudes espirituais de fé, de coragem e de amor.      

O verdadeiro amor lança fora todo medo. I João 4,18

Quando amamos a Deus de verdade, acima de tudo em nossas vidas, recebemos dEle o VERDADEIRO AMOR, que nos dá uma natureza que confronta porque ama, que perdoa, porque ama e que é capaz de pedir perdão, porque ama.

Enganosamente, algumas pessoas repreendem inadequadamente, com ódio, ou só porque tem alguma autoridade, por soberba ou vaidade. Este tipo de atitude gera dor, mágoa, não gera arrependimento, não ajuda a perdoar e nem tampouco pedir perdão e com certeza desagrada a Deus.

O confronto que é feito com temor a Deus e com amor de Deus, gera arrependimento e perdão.

No vs. 4, Jesus aprofunda o ensino mostrando que mais do que atitudes esporádicas de perdão, é preciso ter um coração perdoador e quebrantado, porque para Deus a atitude de perdoar, deve ser em nós algo permanente. Há muitos cristãos que vivem infelizes por não entenderem que o ser humano, seja quem for (mãe, pai, marido, líder, pastor) têm defeitos que precisam ser encobertos pelo amor, como diz a bíblia: “Suportai-vos em amor”. Efésios 4,2

Outra virtude fundamental de um coração quebrantado e cheio de amor, é ser humilde, capaz de lançar fora o orgulho e rever posições, conceitos e atitudes e, desta forma, perdoar e pedir perdão.

Em Colossenses 3:13 e 14 diz: “Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós; acima de tudo, porém esteja o amor, que é o vínculo da perfeição”.

Quanto mais elevado for o nível de autoridade espiritual de uma pessoa, maior deve ser a humildade e mansidão, pois Jesus, nossa referência, é assim. Em Mateus 11:29 Jesus disse:  “Eu sou manso e humilde de coração”.

Os discípulos (no vs. 5) reconhecendo ser isto um desafio, pedem que Jesus lhes aumente a fé. Isto mostra que para termos um coração humilde, amoroso e perdoador, precisamos crer que é possível e pedir que Jesus nos ministre e nos transforme.

O vs. 6 mostra que uma fé assim aperfeiçoada por Deus, realiza até mesmo aquilo que nos parece impossível. Jesus disse, tudo é possível ao que crê!

Duas perguntas muito importante que uma vez aplicada te trará cura, libertação e projeção!

Hoje, quem você precisa perdoar e hoje parece impossível?

1. Para quem hoje você sabe que precisa pedir perdão e naturalmente não consegue?

2. Hoje, quais áreas nos parece impossível de mudar em nós ou na pessoa que está perto e convive conosco?

Prática: Vamos orar pedindo ao Espírito de Deus que nos ajude, batizando-nos de fé e amor, vamos pedir para Ele nos capacitar e nos ajude a enxergar em nós as áreas que precisam ser mudadas e nos capacitar a perdoar e assim também pedir perdão a todos, sem distinção, isso vai abrir os céus de Deus sobre nós!      

Que o Senhor nos abençoe com a capacidade de perdoar, de nos arrepender e de pedir perdão.

  

 

Imprimir