A graça de Deus

Efésios 2:8,9; João 1:15-18

A Gloriosa Graça de Deus é maravilhosa, incomparável, concedida livremente as pessoas que creem em Jesus Cristo como Senhor e Salvador. Nós que a recebemos, constatamos quão maravilhosa e incomparável é essa graça.

Entretanto, qual é o significado da expressão da  Graça de Deus?

A Definição da Graça de Deus na Bíblia e no dicionário é, “favor imerecido” que Ele concede ao homem, é por causa da graça que somos aceitos, que somos salvos.  Graça é um atributo de Deus, um componente do caráter divino, demonstrada por Ele através da bondade para com o ser humano pecador que não merece o Seu favor e nem a sua atenção, mas Ele concede para que todos sejam salvos.

Um Deus santo não tem nenhuma obrigação de conceder graça a pecadores, mas Ele assim o faz segundo o Seu amor, é o bem querer da Sua vontade. Ele demonstra graça ao estender Seu favor, Sua misericórdia movido pelo Seu amor para suprir a necessidade do ser humano. Visto que o caráter de Deus é composto de Amor, movido por bondade, Ele espontaneamente se dispõe a conceder Sua graça à humanidade pecadora que não teria nenhuma chance se Ele não os amasse primeiro.

A graça de Deus pode ser definida como aquela qualidade intrínseca como essência do seu ser, pela qual Ele, espontaneamente disponibiliza este favor imerecido, amor e misericórdia àqueles que viraram as costas para Ele, mesmo sendo Ele a única esperança de salvação. Nascemos pecadores, separados de Deus, por nós mesmos não conseguiremos nos salvar, não é por boa obra, por sermos bons e fazermos o bem que seremos salvos, pois o pecado nos condenou e nos fez escravos, só podemos ter acesso a Deus por Sua graça revelada em Cristo.

A Declaração da Graça de Deus ao longo de toda a Bíblia, se manifestou em dois estágios. No primeiro, Deus revelou Seu amor, Sua bondade e graça para com Israel em particular, embora quem buscasse, teria acesso. No segundo estágio, Deus expressou Sua graça, de forma mais clara, através de Jesus Cristo, o qual veio ao mundo para pagar o preço dos pecados da humanidade mediante Sua morte sacrificial na cruz, agora o Céu se abre para todos, todos tem o direito de se beneficiar desta graça.

A graça de Deus proporciona salvação e santificação a todos os que, pela fé, confiam em Jesus Cristo como Salvador e Senhor de suas vidas, a graça é para todos, mas somente os que creem se beneficiam dela. Foi o próprio Deus que, em Sua bondade, tomou a iniciativa de providenciar a salvação para o homem após a queda de Adão no pecado. A graça de Deus se revela à humanidade, mas apenas conhecer a graça não salva, tem que experimentá-la e isso só é possível pela fé.

A salvação é um dom gratuito de Deus, concedido a uma pessoa em virtude da graça, por meio da fé, independente de qualquer obra ou mérito da parte da pessoa que o recebe. No momento da salvação, a graça imerecida e a fé dos que creem são dons que procedem diretamente do Senhor àqueles que põem sua fé em Cristo.

A graça da salvação, oferecida na atual dispensação, inclui cada aspecto da obra redentora de Deus em favor dos que creem e abrange a redenção, o perdão, a justificação, a regeneração, a santificação, a reconciliação, a vida eterna e a glorificação para aquele que, pela fé, recebeu a Cristo Jesus como único Senhor e Salvador.

A palavra dom “dádiva ou dom da graça”, se refere a um favor que alguém recebe gratuitamente, sem merecê-lo. Deus, por intermédio do Espírito Santo, providenciou dons espirituais sobrenaturais com o objetivo de equipar e capacitar cada crente em Cristo para o seu ministério, para o serviço na igreja local e para vencer o mal.

Uma vez que Deus é amor, a questão da graça surge. É verdade que o amor é precioso e Deus expressou seu amor por nós, quando enviou Seu Filho Jesus para morrer em nosso lugar, este ato de Deus na nossa direção se revelou como graça. Quando o amor é expresso, torna-se graça. Graça é amor expresso.

Se Deus for somente amor, Ele é muito abstrato. Mas agradecemos ao Senhor porque embora o amor seja algo abstrato, com Deus ele é imediatamente transfor­mado em algo concreto. O amor interior é abstrato, mas a graça exterior deu-lhe substância.

Por exemplo, você pode ter pena de um indigente, pode amá-lo e ter simpatia por ele. Mas se não lhe der comida e roupa, o máximo que você poderia dizer, é que o ama. Não poderia dizer que você exerceu graça para com ele. Quando lhe der alimento, roupas, orientação, oração, destino pela evangelização, revelando Cristo e também algum dinheiro e opções de mudança de vida, seu amor torna-se graça, este amor se manifestou.

A diferença entre amor e graça reside no fato de que o amor é interior e graça é exterior. Amor é principalmente um sentimento interno, enquanto graça é um ato externo. Quando você decide ir além do sentimento e decide amar, este amor é transformado em ação, torna-se graça. Sem o amor, a graça não pode vir à existência. A graça existe porque o amor existe.

É evidente que a definição de graça vai além de um ato de amor. A graça envolve perdas, investimento, sacrifício, foi isso que Deus fez ao dar Seu filho! Quando não existe maneira para resolvermos nossos problemas por nós mesmos, quando nossos atos não seriam suficientes para nos salvar e nos livrar do inimigo, é nesta hora que o amor se torna real como graça.

 

Visto que somos pecadores e não temos como solucioná-los, o amor de Deus é manifestado a nós como graça, como favor imerecido, Ele nos salva não porque merecemos, mas porque Ele nos amou. Somente os que creem e reconhece Jesus como Salvador, que se colocam abaixo dEle tendo-o como cobertura, podem ver e viver o dom da graça.

O amor de Deus tornou-se graça por meio da obra do Senhor Jesus. Portanto, a Bíblia diz-nos que a lei foi dada por intermédio de Moisés, mas a graça veio por meio de Jesus Cristo, nosso Senhor.

Aplicação: Antes de orar, medite sobre esta graça liberada na sua direção, valorize e viva a vida cristã com perseverança e temor. Alguém quer confessar a Jesus como Senhor e Salvador?! É hoje seu dia!

Atenção, líder, avisem a todos: Próxima sexta-feira as 20:00 horas será a abertura da festa de tabernáculos, sábado as 19:00 e domingo as 18:00 horas. Domingo é o dia do culto do amigo, será festa, traga alguém

 

Deus abençoe a todos!

 

 

 

Apóstolos Eliezer e Zenita

 

Imprimir