Deus amou ao mundo de tal maneira

João 3:16; Romanos 5:8; I João 4:21

Vimos que o próprio Deus é amor e por isso Ele amou ao mundo de tal maneira que deu seu filho por nós. Quando falamos “Deus é amor”, falamos da Sua natureza, e quando falamos Deus amou ao mundo de tal maneira, “falamos da Sua ação”. O próprio Deus é amor; portanto, aquilo que provém dEle deve ser amor. Onde há amor, deve também haver o objeto daquele amor.

Após Deus nos mostrar que Ele é amor, imediatamente nos mostra que Ele ama ao mundo. O maior problema que o mundo tem é pensar que Deus sempre nutre más intenções contra o homem. O homem acha que Deus faz exigências severas, e que é rigoroso e mesquinho.

Uma vez que o homem tem dúvidas quanto ao amor de Deus, ele também duvida que Deus amou ao mundo. Contudo, uma vez que Deus é amor, Ele ama ao mundo. Se a Sua natureza é amor, Ele não pode portar-se em relação ao homem de nenhum outro modo a não ser em amor.

Deus sentir-se-ia desconfortável se não amasse, pois estaria lutando contra sua própria natureza. Isso é um fato! Deus é amor. Ele não pode fazer nada a não ser amar. Deus é amor, e o que se segue espontaneamente é que Deus amou ao mundo, isto é, amou as pessoas de tal forma, que veio por meio de Jesus Cristo para resgatar e livrar o ser humano do pecado que o condena e o destrói.

Podemos nos culpar por nossos pecados, por sermos suscetíveis à tentação de Satanás, por sermos enredados pelo pecado. Mas não podemos duvidar do próprio Deus. Você pode responsabilizar-se por cometer um pecado, por ter falhado, por sucumbir à tentação. Contudo, se duvida do coração de Deus para com você, não estará agindo como um cristão, pois duvidar do coração de Deus para conosco é contradizer a revelação do evangelho.

Não posso afirmar que jamais fracassaremos nova­mente. Tampouco posso afirmar que não mais pecaremos. Agora não devemos duvidar do amor de Deus para conosco sim­plesmente porque falhamos ou pecamos. Embora possamos pe­car e falhar, Deus não muda Sua atitude para conosco, pois Deus é amor e Ele ama ao mundo. Isso é um fato imutável na Bíblia.

Uma coisa é certa: Deus não pode negar a Si mesmo; Ele não pode contradizer-se. Uma vez que fomos afetados pelo pecado e o pecado trouxe ódio, frieza, egoísmo, violência, inveja, rebeldia, orgulho, soberba, rebelião, etc., é absolutamente natural que se não vigiarmos, praticaremos estas coisas naturalmente. Agora uma vez que Deus é amor, alegria, paz, santidade, bondade, perdão, perfeição, misericórdia, justiça, verdade, etc., é absolutamente natural que Deus também pratique estas coisas.

Ele não pode mudar Sua própria natureza. E uma vez que a natureza de Deus não pode ser mudada, Sua atitude para conosco não pode ser mudada. Dessa forma vemos que Deus ama ao mundo e quer que todos sejam salvos. Nossa natureza é pecaminosa e naturalmente nos afastamos de Deus, naturalmente pecamos e sofremos muitas consequências disso, mas mesmo sabendo que estamos errando, naturalmente vamos para o lado errado, desde o pecado do Éden, as coisas acontecem assim.

O pecado quando entrou no mundo deformou a nossa natureza, nascemos pecadores, o pecado legaliza uma dívida que nos condena e nos torna escravos do maligno, a única solução encontrada por Deus, foi pagar o preço do nosso pecado, Ele pagou a nossa dívida, uma vez que eu aceito o sacrifício de Cristo na Cruz e me entrego a Ele, fico livre. O diabo não poderá mais me cobrar. Para fazer as coisas certas, para buscar a Deus e praticar Sua Palavra é necessário uma tomada de decisão.

A expressão do amor de Deus

O amor de Deus para conosco tem uma expressão. Romanos 5:8 diz: “Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco, pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores.”  

O amor de Deus tem uma expressão. Se amo uma pessoa e simplesmente lhe digo que a amo, esse amor ainda não está completo. A menos que o amor seja expresso, ele não é completo. Não existe amor no mundo que não tenha uma expressão. Se há amor, ele deve ser expresso. Se um amor não é expresso, não pode ser considerado como amor.

O amor é muitís­simo prático. Ele não é vão e tampouco um simples assunto verbal. O amor é expresso por meio de ações. Se você põe uma bola sobre uma superfície desnivelada, pode estar certo que algo irá ocorrer; ela terminará por rolar abaixo. O mesmo ocorre com o amor. Você pode estar certo de que terá uma expressão.

Já que Deus ama ao mundo, Ele tem de estar preocupado com a necessidade das pessoas. Portanto, Ele deve fazer algo por nós, pois pecamos. Não temos outra escolha senão ir para o inferno, não tem nenhum outro lugar para estarmos senão no lugar de perdição. Mas Deus nos amou, e Ele não estará satisfeito até que nos tenha salvado. Deus nos ama, Ele se aproximou de nós para carregar todos os nossos fardos e remover todos os nossos problemas.

Já que Deus nos ama, Ele proveu uma solução ao problema do pecado; Ele proveu a salvação que nós pecado­res precisamos. Por essa razão, a Bíblia mostrou-nos este grandioso fato: O amor de Deus é manifestado na morte de Jesus Cristo na cruz do calvário. Uma vez que somos pecadores e incapazes de salvar a nós mesmos, Cristo veio morrer de modo a solucionar o problema do pecado por nós. Seu amor cumpriu algo substancial, e isso é posto diante de nós.

Agora podemos ver Seu amor de uma forma substancial. Seu amor já não é meramente um sentimento. Ele tornou-se um ato totalmente manifestado. Nessa grande questão do amor de Deus, devemos atentar para três coisas: a natureza do Seu amor, a Sua ação e a Sua expressão.

Uma vez que o homem tem pecado e uma vez que Deus é amor, muitas coisas acontecem. Se eu não tenho amor, mesmo que uma pessoa seja extremamen­te pobre e necessitada, eu não me preocuparei. A situação hoje é que o homem pecou e Deus amou; portanto, coisas começam a ocorrer. Se Deus não nos amasse, não se preocuparia, mas Ele se preocupou e se moveu para nos dar salvação. Muita coisa está acontecendo porque o homem pecou e Deus amou. Quando você reúne as duas coisas, o evangelho (as boas novas de salvação) vem à existência.

Agradecemos e louvamos a Deus! Seu amor não é somente um sentimento em Seu interior; é também uma ação, uma expressão e uma manifestação. Seu amor fê-Lo realizar o que não podemos por nós mesmos. Uma vez que Ele é amor e amou ao mundo, a salvação foi produzida.

Quando recebemos Jesus Cristo na nossa vida, nascemos de novo, nossa natureza entra em um processo de transformação, somos regenerados no nosso espírito e nos tornamos novas pessoas. Ainda estamos na carne e temos tendência ao pecado, mas podemos dizer não a ele, podemos decidir e dizer, o pecado não terá domínio na minha vida, o pecado se tornou um acidente, eu posso me arrepender e ser perdoado, não vivo mais na pratica natural do pecado.

Aplicação: Antes de orar, medite sobre o preço do resgate pago na cruz por você, valorize e viva a vida cristã com perseverança e temor. Alguém quer confessar a Jesus como Senhor e Salvador?!

Deus abençoe a todos! Continua…

 

Apóstolos Eliezer e Zenita

 

Imprimir