O Amor, a Graça e a Misericórdia de Deus

Apocalipse 7:9-12; Salmos 3:8; I João 4:21

Na Bíblia, por várias vezes encontramos a revelação de que a salvação pertence somente ao Deus criador. Isso indica que a salvação não tem origem em nós. Uma vez que o pecado é e foi cometido pelo homem, a lógica seria pensar que o homem por si só buscaria a salvação. Todavia nem sequer o pensamento da nossa salvação proveio de nós; pelo contrário, originou-se em Deus.

O pecado nos afastou de Deus gerando em nós um vazio existencial. Por isso desde o início o homem e a mulher buscam respostas para preencher este vazio. Infelizmente a busca pela resposta em um mundo sustentado por um sistema maligno de engano e mentiras, tem levado muitas pessoas em lugares errados, em vez de buscarem no Deus vivo e Eterno, buscam baseados e influenciados nos anseios, necessidades e desejos espirituais, emocionais e carnais e estes, tem levado muitas pessoas para cadeias espirituais que os afastam cada vez mais da presença do Senhor nosso Deus.

Embora o ser humano tenha pecado e esteja destinado à perdição, não é sua intenção buscar a salvação. Embora tenha pecado e deva perecer, foi Deus quem começou a pensar em salvá-lo. Portanto, no Velho e no novo Testamento se menciona repetidas vezes que a salvação pertence a Deus. O motivo disso moveu o coração de Deus o desejo de salvar-nos. O homem nunca quis salvar-se.

Por que a salvação pertence ao Senhor Deus? Por que Ele está interessado no homem? De um modo genérico, po­demos dizer que é porque Deus é amor. Mas, mais espe­cificamente, é porque Deus nos ama. Se Deus não nos amasse, Ele não precisaria nos salvar. A salvação se cumpriu porque, por um lado, o homem pecou e, por outro, Deus amou e isso gerou um projeto de redenção na nossa direção.

A salvação é cumprida e o evangelho é pregado porque, por um lado, Deus amou e, por outro, o homem pecou. O pecado do homem nos mostra a necessidade do homem. O amor de Deus nos mostra a provisão de Deus. Se houver somente a necessidade sem a provisão, nada pode ser feito. Mas se existe a provisão sem a necessida­de, aquela será desperdiçada. A salvação é cumprida e o evangelho é pregado devido aos dois maiores fatos do universo.

O primeiro é que o homem pecou e o segundo é que Deus ama. Estes dois fatos são imutáveis. São dois fatos enfatizados na Bíblia. Se você derrubar qualquer uma das extremidades, a salvação se perderá. Não há necessidade de que ambas as extremidades sejam derrubadas. Uma vez que uma delas se vai, não haverá possibilidade de a salvação ser realizada. Deus tem o amor como provisão para sua criação que pecou e perdeu o direito da comunhão com Ele. Por haver estes dois fatos, existe o evangelho e existe a salvação.

O amor de Deus

A Bíblia nunca deixa de chamar a atenção ao amor de Deus. Devemos considerar três aspectos do amor de Deus. Primeiro, Deus é amor. Segundo, Deus nos ama e terceiro, a expressão do amor de Deus está na morte de Cristo na cruz do calvário. (Romanos 5:8 diz que Deus provou seu amor por nós).

Deus é amor

Isso está registrado em I João 4:16. Que significa dizer que Deus é amor? Significa que o próprio Deus, Sua natureza e Seu ser, é amor. Se pudéssemos dizer que Deus tem uma substân­cia, então a substância de Deus é amor.

A maior revelação da Bíblia é que Deus é amor. Essa é a revelação de que mais necessitamos. Nós temos muitas suposições e teorias sobre Deus. Pondera­mos todo o tempo sobre que tipo de Deus nosso Deus é, que tipo de coração nosso Deus tem, quais as Suas intenções com relação a cada um de nós criados segundo a sua imagem e semelhança. Você pode perguntar a alguém sobre a ideia dele a respeito de Deus, e ele lhe dará o seu conceito e muitos se enganam a respeito de Deus.

Todos os ídolos no mundo e todas as imagens feitas pelo homem são produtos da imaginação do homem, ele está sempre tentando analisar e investigar a que Deus se assemelha. A fim de corrigir as diferentes suposições que o homem tem sobre Deus, Ele se mani­festa na luz do evangelho e mostra ao homem que Ele não é um Deus inacessível ou inatingível.

Afinal, Deus é o quê? Deus é amor. Ao dizer­mos que Deus é amor, queremos dizer que amor é a natureza de Deus; Ele é amor de dentro para fora. Portanto, não diríamos que Deus é amoroso, usando um adjetivo ou que Deus ama, usando um verbo. Pelo contrário, diríamos que Deus é amor, aplicando o subs­tantivo a Ele e é claro, se Ele é amor, naturalmente Ele vai amar e se apor a tudo que possa destruir àqueles ou àquilo que Ele ama. Exemplo: Ele ama a justiça, a retidão, a bondade, a pureza, a santidade, a humildade, a alegria, a paz, a unidade, o perdão, a fidelidade, a honra, etc.

Deus como amor é a maior revelação na Bíblia. Para todo cristão, a maior coisa a saber na Bíblia é que Deus é amor. Para Deus é impossível odiar. Se Deus odiar, não apenas terá um conflito com quem quer que Ele odeie, mas também terá um conflito Consigo mesmo. Se Deus odiasse qualquer um de nós aqui hoje, Ele não teria problema só com essa pessoa; Ele teria problema Consigo mesmo.

Como a Sua essência é o amor, tudo aquilo que é contrário àqueles que Ele ama, naturalmente vai odiar. Ele não odeia nenhum daqueles que ele criou, mas odeia o mal que se manifestou nestes que Ele ama. Quando estudamos a Bíblia chegamos à conclusão que Deus ama o pecador, mas odeia o pecado que o domina. Exemplo: Podemos amar uma pessoa, mas odiar àquilo que ela faz de errado e quando alguém ama, cuida, corrige, ensina, disciplina, mostra o caminho e impõem regras.

Nós, seres humanos, por causa da consequência do pecado, temos facilidade para odiar, julgar e condenar. É extrema­mente difícil amarmos, é necessário decisão e esforço. Para Deus é igualmente difícil odiar. Você pode achar que é difícil amar e que não sabe como amar os outros. Mas é impossível Deus odiar uma pessoa. Nós não temos jeito para amar e Deus não tem jeito para odiar. Deus é amor, e odiar para Ele é agir contrario à Sua natureza, o que é impossível que Ele faça.

Amar alguém que nos quer bem, que está ao nosso lado e se coloca como verdadeiro amigo é fácil, amar um filho, os pais, um amigo, o cônjuge e você que está aqui, é fácil, o difícil é amar um inimigo, aquele que nos faz mal, que deseja o nosso mal, que nos julga, nos persegue e nos critica.

Mas é isso exatamente isso que precisamos fazer. Embora somos a imagem e semelhança de Deus, o pecado deformou esta essência, em Cristo fomos regenerados no nosso espírito, mas na alma precisamos decidir pelo amor, para assim nos alinharmos a regeneração do nosso espírito.

Jesus precisou estabelecer este mandamento, ele disse; ame seus inimigos e ore por aqueles que te persegue. Ele nos disse para amar o próximo como a nós mesmos. É por isso que precisamos renovar a nossa mente pela Palavra para sermos transformados e restituídos na nossa essência, sabemos que isso será processual, este é o mover do Espírito Santo, Ele completará esta obra em nós! Amém

Aplicação para orar: Medite sobre o quanto Deus te ama e sempre está disponível todas as vezes que você o buscar, Ele te perdoa quando você se arrepende e de dá novas chances todos os dias. Pense, quais são as pessoas que você tem dificuldade de amar e perdoar, nesta oração confesse seus pecados, peça perdão, perdoe e decida amar a todos, isso vai mudar a sua vida. Oremos…

 

Deus abençoe a todos! Continua…

 

Apóstolos Eliezer e Zenita

 

 

 

Imprimir