Agora vivos para Deus

Efésios 2:1-10,14-22

Podemos ver clara­mente nestes textos, uma perspectiva profunda da visão de Deus acerca da vida e da morte. Uma vez que entendemos a perspectiva de Deus, podemos perceber que é possível andarmos e vivermos de modo digno da vocação a que fomos chamados. Fomos chamados a viver a salvação em Cristo Jesus, uma vida diferente e plena de comunhão e intimidade com Deus que nos arremete para cumprirmos um propósito eterno, que Ele desejou e determinou pra nós nesta terra.

Aqui podemos aprender muito a respeito de liderança segundo Cristo. Primeiramente, podemos ver de maneira clássica a ação de um líder que, antes de tudo, consegue se apropriar de uma visão dada por Deus, e, a partir dela, formar um grande cenário para o qual chama seu povo a agir e andar com ele.

Em segundo lugar, o Apóstolo Paulo usa a ilustração do corpo humano para auxiliar seus discípulos a compreender melhor o que é a Igreja. Ele chama Cristo de "cabeça" e os discípulos, de "Corpo". Que maravilhosa figura de liderança! Assim como uma cabeça não pode realizar nada sem seus braços, pés, olhos, ouvidos, etc., assim também um líder nada pode fazer sem uma equipe que contribua para o todo.

Da mesma forma como Jesus nos capacita a agir na perspectiva de sua visão para com o mundo, assim também um líder capacita seus discípulos a atuarem na perspectiva de sua chamada. Em terceiro lugar, o apóstolo Paulo reconhece a diversidade no Corpo de Cristo e chama todos para a unidade na diversidade. Isso é muito poderoso, embora diferentes, estamos unidos para um propósito maior.

O propósito de Deus na igreja é nos respaldar. Devemos trabalhar de mãos dadas com Ele. Deus é o grande treinador que guarnece a Igreja com uma firme posição de autoridade; ele nos provê os dons, nos cobre com o sangue de Cristo, coloca anjos ao nosso redor, nos unge e nos direciona quanto aos lugares que devemos ocupar, lugares que devemos conquistar e governar.

Fomos eleitos por Deus, predestinados a sermos parecidos com Cristo, somos aceitos como filhos, redimidos, in­formados, feitos herdeiros e selados por Deus para salvação. Deus nos mostra claramente aquilo que Ele tem feito por nós e nos dá comandos para que façamos algo por Ele, por Seu reino e por Sua igreja.

1. Comunicando a visão: O Apóstolo Paulo nos mostra quem éramos e quem somos agora. Aqui é revelado acerca de nossa situação caída no passado e da redenção presente em Deus. O texto bíblico insiste que Deus não apenas ressuscitou a Jesus dos mortos e o colocou em uma posição acima de toda a autoridade, mas também nos colocou numa posição de conquista e autoridade. Nós devemos nos identificar com Cristo em sua vida, morte, ressurreição e ascensão. Com Jesus Cristo Reinamos e governamos territórios dados por Ele, aqui e na eternidade.

3.  Recordar o nosso propósito. Nós acabaremos por nos desviar do caminho se perdermos de vista o motivo pelo qual Deus nos deixou na Terra. Nosso objetivo é participar do plano redentor de Deus para o mundo. Se nós abraçarmos esse objetivo, nós nos encheremos de poder e autoridade e assim prosperaremos no propósito e na chamada.

4. Abandonar o nosso passado. Nós devemos deixar de lado as velhas práticas que nos afastavam de Deus. Nós nunca conseguiremos nos conduzir a um modo de vida cheio de poder, unção, alegria e paz, se continuarmos apegados ao passado ou as influencias antigas que contradizem a Deus. Nascemos em Cristo para vivermos uma vida nova.

5  Agora vivos para Deus. Temos a graça de hoje pertencermos a Cristo, mas não era assim no passado. O Texto lido hoje diz: “Vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados, nos quais costumavam viver, quando seguiam a presente ordem deste mundo e o príncipe do poder do ar, o espírito que agora está atuando nos que vivem na desobediência. Anteriormente, todos nós também vivíamos entre eles, satisfazendo as vontades da nossa carne, seguindo os seus desejos e pensamentos. Como os outros, éramos por natureza merecedores da ira.” (Ef. 2.1-3”

Antes de conhecermos a Cristo, estávamos distantes de Deus, mortos espiritualmente, sem comunhão com Ele. Aquele que anda sem a vida de Cristo, não sabe a vontade do Pai celestial, e assim, vive segundo suas próprias vontades, traça seus próprios planos e caminha para a morte.

Todos nós já andamos assim um dia, outros ainda andam dessa maneira. Uma vida totalmente guiada e conduzida pelo próprio ego. Isso para Deus é uma vida sem esperança, sem salvação, uma vida sem propósito, uma vida na rota da morte eterna, pois sem Cristo, a verdadeira vida não se manifesta!

Antes estávamos mortos, mas quando chegamos no versículo 4, temos o momento de transição da morte para a vida, lá diz: mas Deus que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou, deu-nos vida com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões, pela graça vocês são salvos.

Deus toma a iniciativa em favor do ser humano morto em suas transgressões e pecados. Deus é quem decide salvar e perdoar, quando ainda éramos desobedientes e espiritualmente mortos. Quando estávamos mortos, Deus em Cristo criou um ambiente de ressurreição e nos possibilitou a sairmos de uma vida presa pelo pecado, para nos fazer vivos em Cristo, e fez tudo isso sem qualquer mérito nosso, não merecemos, mas Ele nos dá a chance de hoje tomarmos a decisão de recebermos e vivermos esta vida eterna.

É a graça de Deus que nos tira da condição de filhos da ira e nos leva à condição de filhos e herdeiros de Deus. É a graça que nos leva da morte para a vida. É a graça que nos transfere do mais profundo inferno para o próprio céu. A única coisa que nós precisamos fazer para recebermos tão grande salvação, é reconhecermos que somos pecadores, nos arrependermos e recebermos a Jesus Cristo como nosso Senhor e Salvador. Precisamos Crer em Deus e no seu Filhos Jesus, o messias, o ungido, o salvador e assim servi-lo de coração.

Aprendemos aqui, que não somos filhos de Deus porque fazemos boas obras, mas nós fazemos boas obras porque somos filhos de Deus. Primeiro Cristo nos resgatou da morte, agora então, nós fazemos o que é bom por causa de Cristo, em resposta ao seu grande amor com que nos amou.

Em Efésios 2:13,18 diz: Mas agora, em Cristo Jesus, vocês, que antes estavam longe, foram aproximados mediante o sangue de Cristo. Por meio dEle tanto nós como vocês temos acesso ao Pai, por um só Espírito. Por causa de Cristo, que se entregou na cruz em nosso lugar, agora já não estamos mais mortos e distantes de Deus, mas participamos de tudo o que Deus está fazendo no mundo.

Por meio de Cristo, compartilhamos do mesmo Espírito e temos igual acesso ao Pai. Agora pertencemos ao Reino de Deus, porque Ele quis assim, porque Ele tomou a iniciativa em nos conduzir da morte para a vida.

Compartilhar: Esta palavra acrescentou algo na sua vida? Você já entregou sua vida ao Senhor Jesus? Ou, o que está palavra acrescentou em seu coração?

 

 

 

Apóstolos Eliezer e Zenita

 

 

  

Imprimir