12/09/2017 – As bases de uma Família Feliz – Final

12/09/2017
As bases de uma Família Feliz – Final
Mateus 7:24-27; Genesis 2:15-18,24,25;  3:1-7

Hoje na família estamos vivemos um grande desafio, pois nos dias atuais ela tem sido atacada de todos os lados. O sistema mundial atual está descaradamente desconfigurando a família tradicional conforme Deus estabeleceu. O projeto original de Deus é que a família cumpra o propósito de desenvolver pessoas com caráter correto e com maturidade para convivência sadia, em todos os aspectos para o bem da sociedade.

A igreja tem um papel fundamental para cura, restauração e preservação da família. Não estaremos aptos para mudar a política e a sociedade em seu papel se as nossas famílias não forem um lugar de formação de indivíduos equilibrados, de relacionamentos saudáveis, de santidade e manifestação da vida de Deus. Hoje Deus tem nos dado uma visão na igreja aonde a família é a nossa “célula principal”.

Vigiando e guerreando por nossas famílias

Além de cultivar, Deus deu ao homem a reponsabilidade de guardar o jardim. A verdade é que o homem já tinha um inimigo e deveria impedir que ele invadisse seu espaço. Quando Satanás se travestiu de serpente e apresentou-se para tentar, ele se aproveitou da falta de vigilância de Adão.

Com nossas famílias não é diferente. Guardar nosso lar é viver atento para que inimigos atuais não consigam invadi-lo. Jesus disse em João 10:10 que Satanás vem para matar, roubar e destruir, e ele não pode encontrar espaço para fazê-lo nas nossas casas.

Passos para mantermos as portas fechadas ao inimigo das nossas vidas

1. Guardando as entradas. Nosso ambiente familiar tem portas que precisam ser
atentamente vigiadas. Os canais por onde inimigos diariamente tentam entrar têm que estar
debaixo de nosso absoluto controle. Se descuidarmos hoje, a televisão, a Internet, a literatura fora de casa ou até mesmo pessoas contaminadas, podem ser um disfarce para que conceitos contrários a família penetrem o ambiente de nossa casa provocando aos poucos, destruição.

2. Detectando elementos estranhos. Precisamos conhecer a vontade e o padrão de Deus para nossas famílias, a fim de identificarmos qualquer elemento estranho que se apresente; Linguajar corrompido, doenças físicas e emocionais, objetos contaminados, enganos, confusão, retorno de conflitos que já foram vencidos, desonra, desrespeito, gritaria, irritação…, são sinais de que o inimigo precisa ser confrontado e removido do nosso ambiente familiar.

3. Guerreando em todo o tempo. A Palavra de Deus diz que nós temos que lutar contra o império das trevas (Ef. 6:12). Nossas armas são tanto defensivas quanto ofensivas. Portanto, precisamos estar em todo o tempo orando, se arrependendo de pecados, abençoando, profetizando vitória, perdoando, exercendo misericórdia, percebendo necessidades, ensino, definindo regras claras de acordo com os princípios da Palavra de Deus e amando a todos sem restrição e sem distinção.

Precisamos todos os dias deixar bem claro através de orações, declarações, determinações e atitudes; de que nossa casa pertence ao Senhor Jesus, Ele é o Senhor e Salvador de nossa família.

Estabelecer o caráter absoluto da palavra de Deus em nossa casa

Ao colocar o homem no Éden, Deus estabeleceu a sua Palavra com um caráter absoluto. Note que Deus não abriu espaços para que a Palavra fosse negociada ou questionada. Quem fez isso depois foi o Diabo em Gênesis 3:1-5. O que Deus falou era uma ordem e teria que ser obedecido.

Esta é a base para lares abençoados hoje. A casa edificada sobre a rocha permanece. A edificada sobre a areia cai. O que deve governar não são sentimentos ou conceitos humanos, mas os princípios eternos da Palavra de Deus.

A Bíblia traz direção clara para cada área de nossas vidas. Temos que partir do pressuposto de que aquilo que ela diz é absoluto e precisamos nos submeter, ainda que contrarie nossa vontade e sentimentos. Papel do marido, papel da esposa, disciplina de filhos, fidelidade na aliança para conservação do casamento e dos filhos, são conceitos estabelecidos por Deus que, se desobedecidos, trarão ruína ao lar.

O Senhor disse a Adão: “No dia em que dela comeres, certamente morrerás”. É assim em relação a toda Palavra de Deus: a desobediên­cia trará maldição. Quem não obedece e não honra pai e mãe, perde a benção de viver muito (Êxodo 20:12); a falta de disciplina nos filhos produzirá vergonha (Pv 29:15) e assim por diante. Portanto, uma Família feliz será sempre resultado de vidas que se submetem por completo à vontade de Deus.

Estabelecendo relacionamentos na presença de Deus, isso equivale ter vida familiar na luz

O primeiro casal não tinha segredos. Eles “estavam nus e não se envergonhavam”. Isso fala de um relacionamento em plena sinceridade. Nada estava oculto ou em segredo. So­mente depois do pecado eles se preocuparam em ocultar aspectos de suas vidas (Gênesis 3:6-8). Hoje em dia, grande parte dos fracassos familiares estão relacionados com áreas que permane­cem em trevas na vida dos casais, dos pais ou dos filhos e é nas trevas que Satanás opera.

1. Enquanto o homem andou na luz, sua vida foi santa. Esse deve ser o nosso objetivo central. Uma vida centrada nos princípios Bíblicos preservará a benção de Deus e nos fará prosperar em todos os nossos caminhos, ao passo que viver no pecado como algo normal, trará desarmonia e vergonha.

2. A sinceridade tem um preço alto, mas vale à pena pagá-lo. Quando a mentira, os pecados ocultos e a dissimulação invadem os relaciona­mentos familiares, a ruína está às portas. A Bíblia diz que quando o homem pecou, tentou ocultar sua nudez com folhas de figueira (Gn 3:7). Isso seria completamente ineficaz, pois não se encobrem pecados com artifícios humanos, mas com o sangue de Jesus.

Por isso Deus imolou uma ovelha e cobriu o homem e a mulher com sua pele (Gn 3:21). Da mesma

sorte, pecados precisam ser enfrentados na família hoje com sinceridade. Somente o arrependimento e a confissão, não apenas a Deus, mas aos que foram ofendidos, poderá trazer benção e vitória. Se Jesus Cristo for o centro da família, praticaremos a Sua Palavra e a nossa casa estará firmada na Rocha, ela será permanente, as tempestades não irá destrui-la, ela será uma Família Feliz!

 

Amamos você!

 

Compartilhar opcional. Você enxergou necessidade de mudanças em casa? Líder, orar pela salvação das famílias representadas e fazer a oração da fé fazendo o apelo no final!

 

Apóstolos Eliezer e Zenita Moreira

 

Imprimir
Imprimir