O toque que cura – Final

Marcos 5.21-43

Deus quer desenvolver nossa fé em Jesus Cristo através de Sua Palavra com a finalidade de trazer até nós salvação, libertação, cura física e espiritual. Aonde Jesus chegava sempre havia uma multidão esperando por Ele ou indo ao seu encontro. Aquilo que Jesus fazia e falava mostrava que havia esperança para o cansado e oprimido, para os doentes e para aqueles que estavam vazios por dentro, pois Ele mostrava o verdadeiro Deus e como chegar a Ele. Isso mostra que nós precisamos desesperadamente de Deus para preencher o vazio e nos trazer paz e esperança de uma nova vida.

O texto bíblico de hoje nos mostra uma mulher e também uma mul­tidão ao redor de Jesus, em um momento em que a fama dEle corria por toda a Terra naqueles dias. Havia, com certeza, muita gente ao redor de Jesus para vê-lO, toca-lO e ouvi-lO. A maioria era de curiosos que queriam ver algum milagre, alguma coisa especial. Mas derrepente apareceu uma mu­lher em meio à multidão, ela tocou em Jesus de forma dife­rente dos demais.

1. Ela não encontrou obstáculos em sua busca. Esta mulher ouviu a fama de Jesus e decidiu encontra-lo, ela interrompeu a caminhada do Mestre movida por sua fé, Deus gosta disso. Quando nos esforçamos e fazemos sacrifícios por algo que buscamos, denunciamos nossa fé diante de Deus e dos homens. Isso credibiliza, legaliza o direito, consolida a conquista, por isso Jesus deixou ela se esforçar e manifestar sua fé.

2.Ela enfrentou a morte para ter vida. Aquela mulher perdia sangue diariamente. Ela tinha uma anemia profunda e uma fraqueza constante. O sangue é símbolo da vida. Seu diagnóstico era sombrio. Ela parecia morrer pouco a pouco; a vida parecia esvair-se aos poucos do seu corpo.

Segundo a lei judaica naqueles dias, uma mu­lher com fluxo de sangue não podia se relacionar com ninguém. Se ela era solteira, não poderia se casar; se era casada, não poderia se relacionar com o marido. Uma mulher com hemorragia não podia se relacionar com as pessoas; antes, devia viver confinada, na caverna da solidão, no isolamento, sob a triste realidade do ostracismo social.

Uma mulher com fluxo de sangue não podia entrar no templo nem na sina­goga para adorar. Ela estava proibida de participar do culto público, visto que estava em constante condição de impureza espiritual segundo Levítico 15.25-33). Ela era considerada impura, portanto im­pedida de participar das festas e dos cultos.

Segundo a lei, qualquer mulher que padecesse de fluxo era considerada imunda. Uma pessoa nessas condições não poderia misturar-se na multidão sob pena de ser apedrejada se fosse des­coberta. Mas ela não fez caso da própria vida. É como se ela dissesse: "Eu prefiro morrer a continuar vivendo assim.".

Ela pensou: “Não importa o que venha a acontecer, eu não vou viver assim. Eu vou enfrentar a multidão e vou receber do Senhor a minha cura. Eu vou correr o risco. Pode ser que, antes que eu toque nEle, eu seja apedrejada, mas prefiro morrer do que continuar nesse sofrimento”.

3. Ela não se conformou em ser infeliz. A atitude dela mostrou sua imensa indignação com aquela condição de vida. Muitos não recebem de Deus porque se acos­tumaram com a infelicidade, com o casamento ruim, o empre­go ruim, a saúde ruim.

Ela tinha hemorragia e gastou tudo com os médicos. Ela não era conformada, ela tentou, bateu em todas as portas, forçou todas as entradas. Ela tentou tudo, foi ao médico durante doze anos e gastou tudo o que ela tinha. Ela não pou­pou dinheiro e nem esforços para se livrar daquele desconforto. Ela não se acostumou com sua condição miserável.

Uma das mais impressionantes características do ser humano é a sua imensa capacidade de se adaptar. Nós nos acostumamos a tudo, com a enfermidade, com a dor, a violência e, até mesmo, com a morte.

Depois de doze anos, a mulher hemorrágica bem que pode­ria já estar adaptada e conformada com a sua situação. Depois de gastar tudo com a medicina, seria de se supor que ela se confor­masse com a aquela condição imposta na sua direção. Na verdade, o fato de gastar tudo mostra a sua disposição de não se conformar com a enfermidade.

Mui­tos cristãos têm se conformado com casamentos ruins por um, dois, três, dez, doze anos. Uma mulher com doze anos de hemorragia poderia se acostumar, arrumar um absorvente especial, se habituar, ir levando a vida. Mas aquela mulher não se acostu­mou. Quantos têm se acostumado com uma vida ruim, uma vida angustiada, uma vida triste e miserável? O tempo passa e as pessoas se adaptam, se acostumam com a infelicidade, se habi­tuam com a tristeza.

Mas preciso alertá-los: recuse acostumar-se com o que não é a vontade de Deus, recuse conformar-se com o que não é o propósito de Deus para você, para o qual você não foi criado. Jesus veio para nos salvar nos dando vida, e vida em abundância. Não podemos aceitar menos que isso (Jo 10.10).

Esse era o segredo daquela mulher, dia após dia ela dizia: "Eu não vou me conformar com isso. Não vou morrer assim. Não nasci com isso e não irei morrer com isso. Não vou aceitar". Esse foi o seu segredo. Esse também é o tempo de darmos um basta nas coisas ruins, de darmos um chega no inimigo e para as circunstancias contrárias, é hora de darmos um sim para Jesus e vivermos a Sua vontade.

4. Ela tocou na orla da veste de Jesus. O texto de Mateus 9.20-22 nos conta um detalhe a mais. Aquela mulher tocou na orla da roupa de Jesus. Ela não tocou em qualquer lugar, ela não tocou na manga, no peito ou na perna, mas sim tocou na barra, “na orla da veste”. Entendemos pela Bíblia que a orla naquela tempo tinha um significado. Em Números 15:39 diz: …e as orlas vos serão para que vendo-as vos lembreis (lembrar-se de quê?) de todos os mandamentos do Senhor e os cum­prais…;

O texto nos mostra três aspectos: todo judeu devia usar rou­pas com a barra ou a orla azul. Com certeza a roupa de Jesus tinha a orla azul porque Ele cumpriu toda a lei. E por que azul? O azul nos aponta para o céu, o nosso destino, mas também nos lembra de onde vem o nosso socorro.

Não basta ficar insatisfeito e inconformado, é preciso tocar no lugar certo, olhar para a direção certa e a direçao certa é o céu. E de lá que virá o nosso socorro, é de lá que virá a nossa cura, é de lá que virá a nossa restauração, é de lá que virá a nossa salvação e a nossa mudança.

5. Ela tocou pela fé. Há o toque da emoção, o toque da curiosidade e o toque do conhecimento intelectual. Mas somente o toque da fé libera a unção e o poder de Deus sobre nós. Jesus disse que a fé daquela mulher foi a chave de sua bênção. A fé genuína possui todos os quatro elementos anteriores. A fé genuína desconsidera os obstáculos e as dificuldades, se dis­põe a pagar até o preço da própria vida, não se conforma e se dispõe ao arrependimento e à obediência.

Há um poder disponível para mudar a nossa vida. Basta um sim­ples toque. Um toque de fé. A nossa história pode ser completamente mudada por causa de um único toque. Outros estarão apenas er­guendo as mãos, mas pela fé podemos tocar nas vestes do Senhor. Decida-se a tocar no Senhor Jesus. A Bíblia diz que pelo Sangue nós temos acesso ao Trono da Graça de Deus. Creia que hoje o poder e a virtude de Jesus Cristo transformarão a sua vida

Compartilhar: Que obstáculos têm impedido você de tocar no Senhor Jesus? Ou, o que esta palavra mostrou a você?

 

Apóstolos Eliezer e Zenita Moreira

Imprimir