O não de Deus que nos trouxe salvação

Mateus 26:36-46; Lucas 22:43

Jesus era um homem de oração e frequentemente orava ao Pai Celeste em favor de muitos, porém no jardim do Getsêmani, poucas horas antes de sua morte, Jesus orou por si mesmo, mostrando-nos que é certo descarregarmos nossas mais profundas inquietações e ansiedades sobre nosso amoroso Pai Celestial.

Jesus Cristo estava na terra com um ser humano. Ele se esvaziou dos atributos de Deus, por amor a nós Ele abriu mão de Sua divindade se fazendo cem por cento homem. Pois só assim Ele teria legitimidade para nos representar na terra e no céu.

Nascido de mulher, Jesus pode tomar o nosso lugar e pagar o preço do nosso resgate, pois Ele veio sem pecado, pois a semente que o gerou veio de Deus e não do homem.  Nossas mentes frágeis não podem compreender a existencia de tal natureza, e nem mensurar o inexplicável e imensurável amor de Deus por nós, porém pela fé recebemos e usufruímos dele.

Uma das peças de evidência de que Jesus realmente tinha esta parcela de natureza humana, foi aquele choro angustiado na tranquila noite no Getsêmani: Ele orou, “Aba, Pai, se possível passa de mim este cálice”. Quando ele enfrentava a horrível perspectiva da crucificação, ele chorou profundamente e orou fervorosamente para que não precisasse beber o cálice amargo do sofrimento e da morte. Sua humanidade, naquela cena, deveria ficar impressa definitivamente em nossos corações.

Quando ele continua a orar, Ele reconhece que todas as coisas são possíveis para o Pai, entretanto sua atitude é: “Contudo, não seja o que eu quero, e sim o que tu queres”. Ele reconhece que na boa providência de Deus não podia haver modo de escapar da crucificação, entretanto, em sua humanidade, ele anseia pela remota possibilidade.

Ele repete a oração três vezes. Seu coração está profundamente perturbado, e seu pedido em lágrimas enche o silêncio da noite.

Como Deus respondeu à oração?

Embora a bíblia não relate esta resposta nós sabemos qual foi a resposta de Deus. Sua resposta foi: “Não, Filho, você não pode escapar desta experiência horrível. Tem que beber o cálice até o fim.” É evidente que a resposta tenha vindo quando “lhe apareceu um anjo do céu que o confortava, conforme revela o evangélho de Lucas 22:43. 

Embora Deus amasse seu Filho unigênito, Ele não o pouparia deste grande trauma. O plano da eternidade para a redenção do homem estava em jogo e não poderia haver nenhum ponto de retorno agora. Pelo bem-estar do mundo e pela única possibilidade da nossa salvação, Deus disse “não” a Jesus naquela noite.

Pelo fato de Deus dizer “não” e pela obediência de Jesus em aceitar esta resposta, temos o perdão de nossos pecados e a esperança de vida eterna no céu. Ao dizer “não” ao seu Filho, Deus estava dizendo “sim” a nós!

Jesus experimentou o que nós precisamos entender verdadeiramente, que Deus, o Pai, sabe o que é melhor. Toda a nossa existência depende de Deus, Ele é nosso Criador e Amparo e temos que confiar que Ele agirá em nosso melhor interesse. Aquele que não poupou o seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura, não nos dará graciosamente com ele todas as coisas?” (Romanos 8:32). 

Todas as coisas” a que a passagem se refere são bênçãos espirituais, emocionais, familiares, ministeriais, materiais e os privilégios que vêm pelo fato de sermos Seus filhos. Deus deixou seu Filho morrer, esperou e viu acontecer, para que nós tivéssemos vida!

Isso nos faz entender que, algumas vezes, Deus pode ter que nos dizer “não”, pois este “não” vai ser o caminho para vitórias muito maiores! Há provações e aflições que preferiríamos não experimentar, pedindo ao Pai para afastá-las, mas algumas vezes ele diz “não”. Esta foi a resposta ao pedido do apóstolo Paulo para a remoção do espinho de sua carne em 2 Coríntios 12:9.

O não de Deus sempre vem acompanhado de conforto. Um anjo veio para confortar Jesus, e o Apóstolo Paulo ouviu de certo modo estas palavras confortantes: “A minha graça te basta”. Como um anjo confortador, estas preciosas palavras nos ajudam a aceitar o “não” de Deus com dignidade e coragem. O que posso fazer senão dizer “sim” quando Deus, em sua infinita sabedoria, dá uma resposta negativa as minhas ardentes orações?

Foi isto que Jesus fez. Ele se levantou de sua posição de oração, estendeu suas mãos para serem atadas e pregadas, e completou a tarefa que seu Pai lhe havia dado para fazer. Por isso hoje eu e você podemos receber vida, consolo, cura e experimentar além da salvação eterna, o infinito amor de Deus que nos preenche totalmente.

Quando amamos a Deus e obedecemos a Sua Palavra, Ele sempre nos diz sim e amém, mas quando o sim de Deus vai nos levar ao erro e a perda, Ele diz não. A correção pode doer, mas logo nos pegamos sorrindo e cantando pelo resultado da disciplina e do confronto, que nos faz crescer e amadurecer para vencermos na vida e assim garantirmos a eternidade com Deus.

Digam comigo: Obrigado, Jesus, por nos mostrar como aceitar o “não” de Deus,  sabendo que naquele momento é o melhor para nós, e como é bom saber que o sim sempre virá na hora certa.

Sugestão de Louvor: Musica da Fernanda Brum: Tempo de Crescer.

Compartilhar: Essa palavra falou ao seu coração? Compartilhe! Fale da sua experiencia quando você conheceu Jesus e experimentou o Seu infinito amor!

 

 

Imprimir