O poder da Palavra de Deus em nós – Parte l

João 1.1-3

Tudo o que Deus faz Ele o faz por meio de Sua Palavra. Tanto a velha quanto a nova criação vieram à existência por meio da Palavra de Deus. No primeiro capítulo de Gênesis, vemos Deus trazendo todas as coisas à existência apenas chamando, fa­lando, determinando. Muito embora não houvesse coisa alguma como luz, quando Deus disse: "Haja luz!", esta veio à existência pela Sua Palavra.

Isso deve fortalecer e confirmar a nossa fé. Uma vez que você tenha a Palavra de Deus no seu coração como regra de fé, você tem tudo. Sempre que você tomar a pala­vra viva de Deus como verdade, como revelação, algo não existente virá à existência. Isso é realmente tremendo! Nunca diga que você é fraco, quan­to mais disser mais fraco se tornará. Mas, se você tomar a Pala­vra de Deus e disser: "Eu sou forte segundo a Palavra de Deus! Aleluia!", então você verá o poder se manifestando.

As coisas não existentes vêm à existência pela Palavra de Deus. Se uma pessoa estiver com alguma enfermidade, não deve se conformar com ela, mas deve lutar olhando para a Palavra de Deus que diz: "Pelas pisaduras de Jesus eu fui sarado!". Pela Palavra de Deus, você pode então declarar: " Em Cristo Jesus eu sou uma pessoa saudável!" (I Pedro 2;24; Sl 107.20).

No universo físico há duas realidades: a realidade do mundo visível e a realidade do que a Palavra de Deus diz. Há momentos em que a Palavra de Deus diz uma coisa e o mundo visível diz outra. Nessas circunstâncias, devemos fechar nossos olhos e ficar com a Palavra de Deus. A Palavra de Deus diz, por exemplo, que eu sou nova criatura. Mesmo que eu não veja algo novo, ainda assim declararei a Palavra, pois se Deus diz que sou, então eu sou. Quando agimos assim, a Palavra de Deus operando em nós trará à existência o que não podíamos ver.

Que tremendo poder tem a Palavra de Deus. A Palavra viva de Deus em nossa boca tem o poder de trazer à existência coisas invisíveis. A Palavra de Deus em nossa boca é o sopro de Deus que habita em nosso espírito e realizará exatamente aquilo para o que foi designada (Is 55.10,11).

Podemos confiar plenamente na fidelidade de Deus. Se o Senhor disse, é certo que Ele fará, pois Deus não pode mentir. Nenhuma Palavra que sai da boca de Deus voltará para Ele vazia. A Palavra de Deus é a Sua aliança conosco. Devemos conhecer claramente essa aliança e nos apro­priar de tudo o que nos é dado gratuitamente mediante a fé. (Nm 23.19; Hb 6.18).

1. A Palavra como sendo a expressão exata de Deus

A Palavra é a definição de Deus, é a Sua explicação. Tudo aquilo que está em nosso interior somente pode ser expressado adequadamente por meio de palavras. Quanto mais falamos mais nos tornamos conhecidos. O Senhor Jesus é a Palavra de Deus. Por meio de Jesus podemos conhecer a Deus. No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. (Jo 1.1)

O termo "verbo" no verso que lemos seria melhor traduzida por "palavra". No original a expressão usada é "Logos", que significa "palavra". O Senhor Jesus é a Palavra que se fez carne e habitou entre nós, com o objetivo de nos revelar a Deus o Pai.

Observe que, no princípio, a Palavra estava com Deus. A palavra sempre esteve com Deus, nunca esteve separada dEle. Quando recebemos uma carta de alguém que amamos, pode­mos dizer que aquela carta seja uma palavra da pessoa para nós. Entretanto, essa palavra não pode ser uma com a pessoa que a enviou, ou seja, a nossa palavra está separada de nós. Todavia, o mesmo não acontece com o Senhor como sendo a Palavra de Deus.

Toda palavra é sopro de nossa boca, mas, quando sai de nossa boca, ele deixa de fazer parte de nós. Também Deus, quando fala, Ele sopra, e o seu sopro é o Espírito, mas acontece que o sopro de Deus é o próprio Deus. Quando Deus fala comigo, ao ouvi-lO, eu estou recebendo-O para dentro de mim.

Mas a Palavra não está apenas com Deus, ela é a Sua exata expressão. Deus e a Sua Palavra são um. Essa é exatamente a forma como somos gerados de Deus. Quando a Palavra sai de Sua boca e nós a recebemos, estamos recebendo o próprio Deus dentro de nós. Não podemos admitir viver um dia sequer sem ter uma palavra de Deus quei­mando em nossos corações. Cada vez que a Palavra de Deus está quei­mando no coração é porque Ele está falando conosco; e, toda vez que Deus fala, algo do Seu próprio ser é acrescentado a nós.

Deus e a Sua Palavra são um. Quando a Palavra de Deus é libe­rada, Deus também é liberado na Sua Palavra. A compreensão desse princípio espiritual traz pelo menos duas implicações práticas.

a. Eu conheço a Deus conhecendo a Sua Palavra

Em primeiro lugar, se Deus e a Sua palavra são um, então eu devo conhecer a Deus conhecendo a Sua Palavra. Amar a Deus é amar a Sua Palavra, crer em Deus é crer em Sua Palavra e conhecer a Deus é conhecer a Sua Palavra. No Evangelho de João 14:21 diz: Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me manifestarei a ele.

Em outras palavras, Jesus disse: "Se alguém me ama guardará as minhas palavras". Nunca se esqueça de que Deus e a Sua Palavra são inseparáveis. Quem ama a Deus ama também a Sua Palavra.

 

b. Eu me encho de Deus me enchendo de Sua Palavra

A segunda implicação é que, se Deus e a Sua Palavra são um, então eu me encho de Deus na medida em que me encho de Sua Palavra. Em Efésios, 5.18,19 encontramos uma ordem bíblica: "E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito falando entre vós…".

Esta passagem bíblica está dizendo que uma das maneiras de sermos cheios do Espírito Santo de Deus, é falando a Palavra. Mas não é um falar qualquer, é um falar espiritual, podemos dizer que seja "falar a Palavra de Deus". Quanto mais a minha boca estiver cheia da Palavra, mais o meu espírito será transbordante do Senhor. Isso acontece porque, quando falamos a Pala­vra crendo com o coração, algo de Deus é acrescentado a nós, pois Deus e a Sua Palavra são inseparáveis.

Em Romanos 10:8-10 diz que a palavra de Deus deve estar em nossa boca e em nosso coração. Jesus disse que a boca fala o que está no coração. Quando eu abro a minha boca e confes­so a Palavra de Deus, o Espírito Santo é liberado na minha vida. Devemos, portanto, retirar de nossas vidas toda expressão nega­tiva e derrotista, toda palavra frívola e profana, toda expressão de pessimismo.

Devemos sempre confessar o que a Palavra de Deus diz que somos, possuímos e podemos fazer. Não precisamos ver para crer, precisamos crer para ver,  é assim que a fé funciona. Qundo creio, falo, quando falo movida pela fé, eu tenho. Continua…

Compartilhar: O que esta palavra acrescentou na sua vida?

 

Imprimir