A importância de desenvolver e guardar a fé

Romanos 10:9,10,17; Judas versiculo 20

A fé não é algo pronto, estático. Ela deve ser desenvolvida e guardada. É possível desenvolver e guardar a nossa fé para que ela não seja fraca nem seja roubada, basta observarmos estes cincos princípios. Vejamos:

1. Conhecendo a Palavra. A nossa fé é proporcional ao nosso conhecimento da Palavra de Deus. Você não pode ter fé a não ser que você tenha a Palavra. A fé é pelo ouvir, por isso, antes de orar, você deve se embasar na pala­vra que está escrita. Se não estiver escrito, você não terá fé para obter o que está pedindo. Se o Senhor Deus não disse em Sua Palavra, você não pode exercitar a fé naquela direção, porque a fé é sempre baseada no que Deus disse.

Você lê a Bíblia todos os dias? Se não a lê, você continuará sendo um filho amado de Deus do mesmo jeito, mas estará per­dendo algo. Sua fé não estará se desenvolvendo, virão situações diante de você e não haverá fé consistente para enfrentar e vencer qualquer crise que possa surgir no seu caminho.

Quem lê a Bíblia e já está familiarizado com a Palavra, ele já sabe onde está escrito e sabe onde está a provisão para sua necessidade. Quando a circunstân­cia vem, ele vai direto ao texto e o confessa, apropriando-se do que está escrito, pois sabe que a verdade é para ele. Deus quer que você se familiarize e conheça as promessas que Ele tem para você. A Bíblia é também chamada de Testamento por ser a he­rança de Deus para nós. Por isso precisamos conhece-la, é nossa herança.

2. Praticando a Palavra. Em Tiago 1:21,22 diz: Portanto, despojando-vos de toda impureza e acúmulo de mal­dade, acolhei, com mansidão, a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar a vossa alma. Tornai-vos, pois, pra­ticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.

A salvação mencionada neste texto não trata da salvação do inferno. Salvar aqui significa restaurar, edificar, curar e trans­formar. A ordem bíblica é para que nos tornemos praticantes da Palavra, não somente ouvintes, enganando a nós mesmos. O Senhor Deus quer que sejamos praticantes.

Quando  praticamos a Palavra a fé aumenta. A obediência tem poder de gerar fé em nós. Quando obedecemos, surge uma ousadia enorme em nossas vidas. Passamos a ter outra postura. O inferno treme diante daquele que pratica a Palavra de Deus.

Praticar a Palavra é fazer tudo o que ela diz, “Faça”, e não fazer tudo o que ela diz “Não Faça”. Para isso, evidentemente, eu preciso conhecê-la. Andar em linha com os princípios de Deus não é meramente ser um bom cidadão, ser honesto, íntegro, reto, não usar drogas, não fumar, não trair o cônjuge e nem matar. Essas coisas qualquer bom cidadão faz. Precisamos estar acima disto!

Há situações que geram uma fé e uma unção impressionan­tes em nós. Por exemplo: Toda tentação é uma oportunidade de crescermos em unção e autoridade. A obediência gera fé e traz unção. A verdadeira obediência ocorre quando ninguém está vendo e, ainda assim, você decide honrar a Deus obedecendo a Sua Palavra.

Nosso passado Jesus Cristo já levou na cruz, fomos perdoados, os argumentos do passado já foram destruidos por Ele na cruz, Ele já pagou nossas dívidas, por isso agora devemos viver uma vida pautada na fé, sem construirmos argumentos contrarios, uma vida sem medo e sem nada oculto.

Ter segre­do, ter algo oculto se torna uma prisão, um fardo insuportável. Fomos chamado para vivermos em paz, dormir tranquilo, sair pelas ruas sem ter que ficar olhando para o lado. Aquele que decidiu ter uma vida só, recebe paz, paz gera ousadia para exercitarmos a nossa fé.

3. Confessando a Palavra. Em Romanos 10.10 diz: Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confes­sa a respeito da salvação. Vejamos também o que Jesus Disse em Marcos 11:23: Porque em verdade vos afirmo que, se alguém disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar no seu coração, mas crer que se fará o que diz, assim será com ele.

A confissão da Palavra também gera fé, que, por sua vez, é fortalecida quando você a confessa. A obra de Deus na sua vida implica em você abrir a boca e falar. O silêncio tem o seu lugar, quando se relaciona com homens; mas, quando se relaciona com Deus e o mundo espiritual, há o momento em que precisamos abrir a nossa boca.

O texto de Romanos 10:9,10 que acabamos de ler diz que a salvação é para aquele que confessa, ou seja, uma pessoa só pode ser salva se ela abrir a boca e confessar a Jesus como Senhor e Salvador. Se você confessar isso diante dos homens, diz a Bíblia, você será salvo. Não há como ser salvo em silêncio. Você pode até ter uma experiência de convencimento e de convicção de pecado, mas a salvação genuína só acontece quando você abre a boca e confessa a Jesus.

O texto bíblico diz: "Com o coração se crê… e com a boca se confessa…"(Rm 10.10). Essa dupla é inseparável. Não adianta só o coração crer, a boca tem que confessar. Por outro lado, não adianta só a boca confessar se o coração não crer. As duas coisas caminham juntas.

4. Compreendendo o novo nascimento. Em II Coríntios 5:17 diz: E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas. Muitos cristãos não crescem mais na fé porque não têm en­tendimento a respeito do novo nascimento. Não entendem que em Cristo são novas criaturas.

Se você está em Cristo, você é nova criatura. Se você creu com o coração e confessou com a boca, a Bíblia afirma que você foi enxertado em Cristo e, agora, é uma ramo da videira, um ramo de Cristo. Ele é a videira ver­dadeira e, estando nEle, você desfrutará da seiva que passa pelo tronco; a natureza do tronco é a sua natureza, passamos a ter o DNA de Jesus. Você está em Cris­to, então é nova criatura.

Tudo o que diz respeito a Ele, diz respeito a você. A posição dEle é a sua posição e a autoridade dEle é a sua autoridade. E a Palavra de Deus que declara que, se nós estamos em Cristo, so­mos novas criaturas, somos agora em Cristo, filhos e herdeiros de Deus, nosso Pai Celeste.

Muitos cristãos não têm fé para avançar por ficar o tempo todo olhando a própria condição e, segundo o que percebem, nunca estarão qualificados para coisa alguma. Não avançam por­que estão olhando para o seu próprio mérito. Mas o que precisamos fazer é olhar para os méritos de Cristo, é dizermos o que Cristo já fez, ou seja, que Cristo é a nossa justiça, Ele é a nossa vitória.

5. Compreendendo a nossa posição em Cristo. Por último, precisamos entender a nossa nova posição em Cristo. A Bíblia nos fala várias vezes de nossa nova posição, e faz isso usando a expressão "em Cristo". Nós estamos nEle, o que significa que tudo o que diz respeito a Ele também diz res­peito a nós. Vamos confessar juntos agora alguns versículos que reme­tem à sua nova posição em Cristo.

  • Pois nele vivemos, e nos movemos, e existimos, …Porque dele também somos gera­ção. (At 17.28)
  • Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, nos livrou da lei do pecado e da morte. (Rm 8.1,2)
  • Para louvor da glória de sua graça, que ele nos concedeu gratuitamente no Amado, no qual temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça… (Ef 1.6,7)
  • E, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus. (Ef2.6)

Compartilhar: Aqui na célula, nos cultos e no discipulado, sua fé tem sido edificada? Porque?

 

 

Imprimir