Novo nascimento – Final

João 3:1-16; II Cor 5:17

O novo nascimento, ou regeneração, é a entrada da vida de Deus dentro de nós. Essa é a primeira experiência da vida cristã, o ponto de partida do nosso crescimento em Deus. Quando isso acontece muitas coisas que antes nos atraiam já não nos fascinam mais. Nossos valores são alterados, nossos interesses são modificados, as coisas velhas ficam e tudo se torna novo na nossa vida.

1. Como ocorre o novo nascimento? Em primeiro lugar, o nosso coração foi quebrantado diante de Deus. Quando nascemos de novo o Espírito Santo nos ilumina e enxergamos o reino de Deus, a partir deste momento percebemos o nosso pecado contra Deus e os homens. Por causa desta luz, o nosso coração fica quebrantado diante de Deus.

Em segundo lugar, o nosso espírito fica compungido e contrito. Por causa do arrependimento do coração o espírito recebe uma tristeza santa por causa do pecado e nasce em nós um desejo de mudança. Em terceiro lugar a vida de Deus dentro de nós, no nosso espírito, faz com que as trevas que haviam em nós e ao nosso redor, sejam dissipadas.

2. Como nos tornamos depois de nascermos de novo. Esses três pontos citados e os quatro pontos a seguir são também sinais inequívocos de que uma pessoa nasceu de novo e foi regenerada.

Como somos hoje?

Em primeiro lugar, sentimos que a nossa natureza terrena continua com tendência para o mal, descobrimos que não podemos confiar nela nem deixar que ela domine nossa vida. Em segundo lugar, recebemos um novo coração. Esse novo coração foi amolecido por Deus. Aquele antigo coração de pedra foi removido e agora possuímos um coração sensível, um coração de carne. (Ezequiel 36:26).

Esse novo coração que recebemos deseja amar a Deus e ter comunhão com Ele; anseia as coisas espirituais e é disposto a obedecer a voz de Deus.  Em terceiro lugar, o nosso espírito está vivo para Deus. O espírito que antes estava morto foi vivificado pelo Espírito Santo. Ele agora é capaz de ter comunhão com Deus, de ouvir a sua voz e perceber as coisas espirituais.

Em quarto lugar, recebemos a vida de Deus. Esta vida agora precisa crescer em nós até saturar todo o nosso ser. É esta vida o centro de tudo em nós. Ser cristão é possuir esta vida. Na medida em que crescemos em Deus, seremos mais e mais sensível a sua voz e desejaremos obedecê-la cada vez mais.

3. Sinais da nova vida. Na Palavra de Deus podemos ver que a vida que Ele planejou para nós é cheia de alegria e descanso, com comunhão plena e constante com Ele e em perfeita harmonia com Sua vontade. É uma vida vitoriosa que não se abala facilmente. Salmo 125:1 diz: "Os que confiam no Senhor são como o monte de Sião que não se abala, mas permanece para sempre”.

Vamos ver as características práticas que recebemos em nosso espírito:

1A vida cristã é uma vida que é livre do pecado, pois podemos fazer a escolha de viver nele ou não. Jesus Cristo nos libertou do pecado, agora somos livres. Em Mateus 1:21 diz: "Ela dará à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles".

Ser livre do pecado não significa que não venhamos eventualmente a tropeçar, nem significa que não seremos mais tentados, mas significa que somos livres para dizer não ao pecado, cada vez que o diabo ou situações neste mundo nos tentar, somos livres e com autoridade para dizer não.

2. E uma vida de íntima comunhão com Deus. Uma vez que recebemos a ressurreição espiritual, nascemos de novo, o nosso espírito recriado sente fome pelo Senhor. Assim haverá em nós um anseio intenso por uma intimidade mais profunda com Deus. Em Lucas 1:7,75 diz: Uma vez livres das mãos do inimigo, adoramos (a Deus) sem temor, em santidade e justiça perante ele, todos os nossos dias.

3. É uma vida satisfeita com o Senhor. A vontade de Deus é que tenhamos satisfação e contentamento. Se ainda sentimos insatisfação interior, precisamos avaliar se realmente bebemos da verdadeira água viva, ou se temos voltado a beber a água do mundo. Quem bebe da água viva não tem mais sede, mais quem bebe da água do mundo tem mais insatisfação ainda.

Jesus Cristo disse em João 4:14: "se você beber da água que Eu lhe der, você nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que Eu lhe der, será em você uma fonte a jorrar para a vida eterna”.

4. É uma vida cheia de influência. Existe um rio fluindo do nosso interior que toca todas as áreas de nossa vida. Esse rio, além de nos suprir, tem o poder de influenciar e tocar outras vidas. Precisamos agora deixar esse rio fluir do nosso interior para suprir aos outros. Certa vez Jesus em João 7:37-38 se levantou e exclamou: "Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, como diz escritura, do seu interior fluirão rios de água viva.

5. É uma vida que vence as circunstancias e o diabo. Aquele que nasceu de novo é capaz de vencer as circunstâncias e o diabo, porque o que nele habita agora é a vida do próprio Deus e esta vida prevalece sobre todas as coisas.  Romanos 8:37 diz: Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou".

6. É uma vida que pratica o bem. Aquele que nasceu de novo possui agora um anseio interior de fazer a vontade de Deus cumprindo a sua Palavra. Ele pode às vezes não conseguir, mas o anseio permanece e por fim ele acaba praticando o bem. Em Efésios 2:10 diz: "Pois somos leitura dEle, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas".

Agora que você nasceu de novo foi batizado, você precisa tomar algumas atitudes práticas: Conte para seus amigos e parentes que você agora é um filho de Deus regenerado. Você deve estar em uma célula onde possa ter comunhão com os demais irmãos em Cristo. Compre uma Bíblia e comece a ler o Novo Testamento.

É absolutamente vital que você participe todos os domingos das grandes celebrações na igreja e se integre nesta célula. Você agora é um filho de Deus. Você pode dizer que é salvo. Tenha convicção disso. Se você quiser e perseverar, nada poderá mudar esta realidade por toda a eternidade.

Compartilhar: Como ficou sua vida depois que você decidiu crer no Senhor? Ou, o que está palavra falou forte em você?

Amamos você!

 

Apóstolos Eliezer e Zenita

Imprimir