2 Samuel 6:1-3,9-12; Mateus 18:20
A Arca da aliança no antigo testamento simbolizava a presença de Deus, ela apontava para Jesus Cristo, pois tanto na sua estrutura, como nos objetos colocados dentro dela, apontava para Ele, inclusive no eu propósito. Ela era feita de madeira de acácia, uma madeira encontrada no deserto.
Por ser do deserto, esta madeira é formada em um clima de muito calor ao dia e geada a noite, além disso, no deserto os ventos são fortes e constantes, a madeira de Acácia fica flexível, forte e resistente, ela não quebra e os cupins não conseguem perfura-la, é também uma arvore feia e sem aparência agradável. Na conotação espiritual seria uma madeira incorruptível.
A arca é construída desta madeira e revestida de ouro por dentro e por fora, ouro fala daquilo que é divino e a madeira fala daquilo que é terreno. Jesus se fez homem, se tornou humano, se tornou terreno, mas perfeito, santo incorruptível, embora ele fosse homem, tinha a essência do céu, era divino.
Aqui o humano foi revestido do céu, daquilo que é divino. Jesus na terra estava como homem, viveu como tal, não usou nenhuma vez os atributos de Deus, na realidade, Ele despojou-se destes atributos, embora a sua essência divina sempre permaneceu sobre Ele.
Dentro da arca foi colocado o cajado do sumo Sacerdote Arão, as tábuas da Lei e o Maná que caia todos os dias de manhã como pão para o povo se alimentar, pois estavam no deserto. Jesus Cristo é o verbo vivo representado na Lei de Deus, a Sua Palavra. Ele é também o pastor supremo, o sumo sacerdote representado pelo cajado de Arão, Ele é também o pão vivo que desceu do Céu para alimentar os que creem representado pelo Maná.
A presença da arca da aliança trazia a manifestação da presença de Deus no meio do povo, uma vez por ano o sumo sacerdote entrava no Santo dos Santos, diante da Arca, para fazer propiciação pelo pecado do povo, ali era apresentado o sangue do sacrifício da ovelha inocente pela culpa e o perdão era liberado.
Jesus apresentou seu próprio sangue como Cordeiro inocente imolado diante de Deus pelo nosso pecado. Agora Ele traz a presença de Deus no nosso meio, Ele se tornou a porta de acesso, Ele agora é mais do que Deus conosco, Ele se tornou Deus em nós.
A arca era levada junto as tropas na época da guerra, e o povo de Deus vencia as batalhas. Onde a Arca estivesse, a bênção de Deus se estabelecia. Saul foi um rei que desprezou a arca de Deus, e o seu reino não foi abençoado. Quando Davi assumiu o reino, ele mandou buscar a Arca e trazer para Jerusalém.
Ele mandou que trouxessem a arca de uma maneira errada, pois a arca não poderia ser transportada de outra forma que não fosse nos ombros dos sacerdotes. Como trazia a arca de forma errada, houve um problema no transporte, então deixou a arca na casa de Obede Edom."E ficou a arca do Senhor em casa de Obede-Edom, o giteu, três meses; e abençoou o Senhor a Obede-Edom, e a toda a sua casa." (2 Samuel 6:11)
A arca foi enviada para a casa de Obede Edom, um homem que não era da tribo de Israel, mas quando a arca pousou na casa dele, ele prosperou em tudo. A arca ficou na casa de Obede Edom durante 12 semanas, e durante estas doze semanas tudo mudou na casa dele. A bênçãos chegaram e ele foi muito próspero.
A Arca hoje é o lugar onde dois ou três se reúnem em nome do Senhor Jesus, pois foi o próprio Jesus quem disse que Ele estaria em nosso meio quando nos reuníssemos em nome dele. É como as células, onde nos reunimos em nome do Senhor Jesus. (Mateus 18:20)
A presença de Deus muda tudo na vida de uma família. Onde a arca chega, a geografia é mudada. O mal não pode resistir. Deus vai derramar de Suas bênçãos sobre os lares que são portas abertas para que a palavra dEle seja propagada.
Obede Edom experimentou o melhor tempo de sua vida quando a arca estava em sua propriedade. Os milagres aconteciam quando eles invocavam a Deus e a arca estava com eles. É tempo de sermos abençoados pela presença de Deus na nossa casa, a Arca deve ser trazida para dentro de nossa casa para que toda a nossa família experimente as bênçãos de Deus.
Quando a igreja foi estabelecida na terra, os apóstolos faziam reuniões nas casas, eles faziam células e a presença de Deus era constante em cada lar. Receber a Célula significa receber a Arca de Deus!
Ser anfitrião é um ministério. Somente aqueles que compreendem o seu papel no reino de Deus podem receber a arca. Cada anfitrião deve entender que está desempenhando um ministério diante de Deus, e não meramente cedendo a sua casa para uma reunião. Quando uma pessoa traz a Célula para a sua casa, além de estar abrindo os céus para que sua família, amigos e vizinhos sejam salvos, está também recebendo sobre a sua vida, a unção de multiplicação, a unção para governar e prosperar.
A Bênção de Obede-Edom é a bênção do anfitrião. Se os anfitriões acolherem a arca com o coração alegre receberão a bênção de Obede-Edom. Jesus disse que aquele que recebe o profeta na condição de profeta receberá o galardão (prêmio) de profeta. Mas aquele que recebe o corpo de Cristo como se fosse o próprio Cristo? Qual será o seu galardão?
O verdadeiro anfitrião recebe a igreja como se fosse o próprio Cristo, afinal a Arca representa Cristo, mas também representa a igreja. A célula em sua casa é uma extensão da igreja, então a Arca de Deus está nesta casa e todos neste lugar serão abençoados! A célula é lugar de cura, alegria, comunhão e amizade, aqui é meu lugar! Mesmo que você não seja um líder de célula, deseje ter uma célula em sua casa!
Compartilhar: Como você vê a Célula, o que ela representa para você? Você já pensou em colocar a sua casa a disposição do Senhor e abrir uma Célula?