Pedi, buscai e Bate

Lucas 11 – 9 a 13

Deus é a resposta para a nossa vida e hoje quero que você saiba, que Ele é um Deus de bondade, que é Nosso Pai e que tem prazer em nos abençoar. Nesta passagem que lemos hoje Jesus nos ensina uma chave para que alcancemos as suas promessas: A oração.

Aprendi que antes de pedirmos alguma coisa, precisamos expressar a nossa gratidão, louvor e adoração ao nosso Deus e Pai. A gratidão embeleza o nosso caráter e amplia nossa conquista, o louvor expressa nossa alegria e edifica a nossa fé para vencer e a adoração revela nosso amor na direção de Deus e isso move o coração de Deus na nossa direção.

A oração é a chave que move os céus em nosso favor e estabelece o reino de Deus na terra. É através da oração que vencemos e conquistamos nossos sonhos movendo a mão de Deus, Ele quer cumprir em nós os seus propósitos Eternos.

Quando imaginamos, sonhamos recebemos poder para executar e receber, a oração transforma a nossa imaginação em palavras e expressões que uma vez selada no nome de Jesus traz a manifestação.

Quando Jesus fala: pedi…, buscai…, batei…, estes verbos indicam continuidade, ou seja, em primeiro lugar devemos ser específicos, objetivos e perseverantes em nossas orações. Estes três verbos usados nesta passagem mostram-nos níveis de oração, ou melhor, formas de oração.

1. "Pedi…" – significa colocar diante do Senhor nossa necessidade, expressar a Ele os desejos do nosso coração, como uma criança pequena que pede ao pai um brinquedo, um doce, confiando que ele dará.

2. "Buscai…" – já é uma petição mais intensa, mais madura, aonde já não pedimos só a nossa necessidade, a nossa vontade, e sim passamos a buscar a vontade de Deus e nos submetermos a Ele, e passamos a orar por outros.

3. "Batei…" – Fala da perseverança na busca, quando Ele não responde imediatamente, do clamar, da reivindicação, como quem diz: "SENHOR TENHO TE BUSCADO, TENHO BUSCADO TUA VONTADE, TENHO BUSCADO AGRADAR-TE, ESCUTA-ME SENHOR, ATENDE-ME SENHOR!". Aqui estou buscando para mim e não desisto, por isso estou batendo até receber.

Vemos que a oração precisa ir alem de nós, precisa ir alem da petição pessoal, pois orar envolve clamor que transborda do coração, envolve sofrimento pelo próximo, intercessão por alguém. Pedi, busquei e agora estou batendo na porta, não desisti de orar por mim, pela minha família, pelos meus discípulos e discipuladores, pelos meus amigos, pelo meu próximo, etc.

Quando vamos além de nós, vamos alem da nossa vontade, pois buscamos a vontade de Deus, tanto para nós, como para a pessoa por quem oramos e, neste caso, pode demorar um pouco mais, pois envolve a vontade de outros.

Muitos não seguem esta trajetória. Pedem, e se Deus imediatamente não atende, desistem. Outros tentam buscar a vontade de Deus e acham muito difícil, sentem-se presos e preferem a "liberdade" para seus próprios projetos e desejos em troca de encontrar o maior tesouro que pode haver na vida de um homem: VIVER NO CENTRO DA VONTADE DE DEUS. O centro da vontade de Deus representa a vontade genuína do Deus Todo Poderoso, o Pai Celeste.

Deus Pai é a resposta para cada um de nós, é um lugar de provisão, paz, amor em abundância. Outros pedem, buscam, mas quando vão bater, clamar, reivindicar, estão cheios de indignação contra Deus, dizendo: "PORQUE O SENHOR DEMORA TANTO?  É MUITO DIFÍCIL TE AGRADAR, ESTOU CANSADO”;

Às vezes tocamos a campainha de Deus e não temos paciência para esperar e vamos embora, enquanto isso Deus o dono da casa, demorava-se, porque além de preparar para nós o melhor, estava esperando a melhor hora para nos entregar, mas já não estamos mais na porta.

 

Alguns então se perguntam: "Por que Deus não atende logo no primeiro pedido? Ele não tem poder para isto, então por que não faz?"

Resposta: Porque Deus é um Pai. Precisa nos ensinar a ser filhos. Precisa nos ensinar o que é certo e o que não é. Precisa tirar de nós o que trazemos do mundo, como maus hábitos, falhas de caráter, precisa nos libertar, nos curar de nossas feridas de alma, para que possamos desfrutar das bênçãos que Ele nos dará e não as percamos depois de recebê-las por não estarmos preparados e maduros para elas.          

Por exemplo: uma criança de cinco anos quer ter um celular igual ao de seu irmão mais velho de 18 anos com internet, vídeos, etc. Será que como prova de amor e para mostrarem que não há diferença entre o amor que sentem por elas os pais deveriam dar a uma criança de sete anos um celular acima da idade e maturidade daquela criança? Vi uma reportagem de uma mãe que deu uma moto para o filho menor e infelizmente o pior aconteceu, ele atropelou uma criança em cima da calçada em alta velocidade, ele não tinha maturidade para algo tão sério, não era tempo ainda para tão grande responsabilidade.

Pois assim Deus nos ensina, "há um tempo perfeito para tudo debaixo do céu" (Eclesiastes 3). Deus, neste processo, quer imprimir em nós "caráter espiritual" de filhos, as Suas virtudes como Nosso Pai Celeste, como a fidelidade, mansidão, domínio próprio, longanimidade e todo o fruto do Espírito Santo que Ele promete que nos dará no versículo 13 que lemos hoje.

A Palavra de Deus nos encoraja a orar, sentar para planejar e fazer projetos. Dia 25 de Dezembro é um bom dia para estarmos com a família e falarmos da importância do nascimento de Jesus Cristo em nosso coração, mas no dia 31 de dezembro é uma grande oportunidade de convidarmos a nossa família para passarmos a virada do ano juntos na presença de Deus e ali, neste culto que encerra e inicia o novo ano, apresentarmos nosso sonhos e projetos para 2016.

Imagine, projete, sonhe e coloque no papel, prepare uma oferta de primícias e nos primeiros minutos do ano, entregue estas primícias ao Senhor e ali, orando peça ao Senhor com , busque com intensidade e fervor e bata com vigor e perseverança na porta para que fique registrado diante do Senhor seus pedidos e intercessão para 2016, pois esta porta vai abrir e derramar sobre sua vida tudo que foi registrado e gerado no reino do espírito através da sua oração.

As primícias quando são entregues ao sacerdote e movida diante do Senhor abençoará a casa do primiciador com todos os seus projetos – (Ezequiel 44:30; II Crônicas 31:4-6,10).

A palavra de Deus refere-se ao Espírito Santo como Conselheiro, Ajudador, ou seja, à nossa disposição para nos levar a desfrutar da plenitude das promessas de Nosso Papai celestial que neste texto revela seu desejo de nos preparar para dar-nos o seu melhor.

Portanto não desista de pedir, buscar e bater por você, pelos seus, pelo próximo, pela igreja e pela célula.

Compartilhar: Comente esta frase: Entendi, minhas bênçãos chegarão na hora perfeita pra mim!

Deus os abençoe!

Apóstolo 

 

Imprimir