O verdadeiro natal – Parte I

I Timóteo 1:15; Lucas 2:8-12

Qual o significado do natal? Todos sabem que no dia 25 de dezembro comemora-se o nascimento de Jesus Cristo. Mas, quem é Jesus e para quê Ele nasceu?  Que Jesus veio ao mundo, ninguém duvida. A própria história geral cita esse fato. Aliás, todos os outros fatos históricos ficaram divididos entre antes e depois de Cristo. Ele se tornou um ponto de referência universal.

Quanto à veracidade de sua existência, existe comum acordo, tanto bíblico como histórico. Mas, quanto ao propósito da Sua vinda, começam as polêmicas, que se originam de meras opiniões humanas. O que o texto bíblico diz é que Jesus veio para salvar os pecadores.

Ele não veio fundar uma nova religião, nem criar uma nova linha de pensamento filosófico. Ele veio  salvar os pecadores, veio revelar o reino do céu e implantar a sua igreja. Mas, o que é salvação? Salvação e libertação e livramento. Libertação no sentido presente: quando alguém se entrega a Cristo, Ele o liberta dos vícios, das angústias existenciais, da infelicidade e das opressões espirituais.

A salvação é também livramento no sentido futuro. Os que aceitam a Cristo ficam livres da condenação eterna que sobre eles recairia no juízo final e assim terão direito de entrar no céu eternamente. O apóstolo Paulo termina a frase do texto que lemos hoje com as palavras: "Dos quais eu sou o principal". Ele disse que a salvação era para os pecadores e que ele se considerava o principal deles. Isto é reconhecimento do estado pecaminoso. A parte de Deus na obra da salvação foi enviar Jesus para morrer em nosso lugar, recebendo sobre si o castigo que seria nosso.

A nossa parte é reconhecer que somos pecadores e que precisamos do perdão que Cristo oferece. Jesus é o médico espiritual que atende com amor a todos os que reconhecem a doença do pecado. Ele ama a todos e diz: "Vinde a mim todos vós que estais cansados e oprimidos e eu vos aliviarei." (Mateus 11:28.) Reconheçamos, pois, nossa situação e oremos: "Senhor Jesus, sou pecador e preciso de salvação.

O natal só terá sentido se houver salvação. É óbvio que Jesus nasceu, cresceu, gerou Sua igreja, formou discípulos, morreu na cruz em nosso lugar, ressuscitou e voltou para o Céu e se assentou a direita de Deus Pai, no lugar de maior autoridade do universo, fez tudo isso para nos dar a redenção. O natal existe porque Jesus nasceu, mas sabemos que não foi dia 25 de dezembro e sim em Tabernáculos, na primeira semana de outubro. Por que a bíblia não dá muita importância em seu nascimento? Porque o ato mais importante não foi nascer, e sim morrer pelos pecadores, tanto que ele manda celebrar a ceia relembrando sua morte e ressurreição.

As antigas civilizações influenciavam todas as outras nações com a ideologia do deus sol. Eles ficavam esperando a chegada do sol e, pelo ritual, no dia 24, no Oriente, o sol se abriria, e, então, poderia haver a celebração porque o deus sol havia se manifestado. Este ritual solstício, festa ao deus sol, tem início em 25 de Março e encerra em 25 de Dezembro embaixo de uma arvore com oferendas. Roma adotou essa data esperada pelos pagãos, para o nascimento de Jesus, e declarou que o Natal seria na viração do dia 24 para 25.

Quem conhece Israel sabe que 25 de Dezembro é inverno naquela região, nesta época cai neve e ninguém fica exposto ao tempo. Lucas 2:8 diz que quando Jesus nasceu os pastores estavam no campo na vigília da noite. Os pastores não ficariam no campo numa noite de inverno. No final de Outubro e início de Novembro, os pastores já não vão mais ao campo, porque já é declarado inverno. Não há pastagem, é inseguro e desconfortante para o rebanho. Roma achou por bem colocar a data de 25 de Dezembro e dizer que Jesus nasceu num frio daquele. Não foi assim. A sabedoria de Deus está sobre nós para discernir o que é sagrado e o que é profano.

Precisamos voltar para a base da genuína fé cristã, da Palavra depurada, retirando tudo que foi inserido por Roma, enquanto instituição religiosa, vivendo como cristão-cristão e não como cristão-pagão. A nossa oração é a mesma que a do Apóstolo Paulo para com os Efésios; que Deus ilumine os olhos do vosso coração, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação. (Efésios 1:18). Isto porque, às vezes, vivemos numa prática irreflexiva, precisando enxergar além da realidade palpável.

Jesus deu este conselho em Apocalipse 3:18. “Aconselho-te que de mim compres outro refinado no fogo, para que te enriqueças; e vestes brancas, para que te vistas, e não seja manifesta a vergonha da tua nudez; e colírio, a fim de ungires os teus olhos, para que vejas.”

Jesus é e sempre será o motivo principal e único das nossas celebrações. Ele não é simplesmente mais um motivo. Tudo o que realizamos e celebramos é para a glória de Deus, pois o Senhor não aceita glória dividida. Em Isaías 42:8 diz: “Eu sou o Senhor; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não a darei, nem o meu louvor às imagens esculpidas.”

Quero fazer-lhe uma pergunta: Jesus é o centro do seu propósito? Então, vamos caminhar na luz que temos recebido do Senhor Jesus, o Cristo, crendo que “aquele que começou a boa obra em nós, há de aperfeiçoá-la até o dia de Cristo Jesus.” (Filipenses 1:6)

Só assim você poderá perceber o verdadeiro sentido do Natal, pois, dessa forma, o nascimento de Jesus fará diferença para a sua vida, como fez para mim e para milhares de pessoas em todo o mundo. Existem muitas pessoas que mesmo conhecendo a Palavra de Deus comemoram o natal com papai Noel, arvores e guirlandas, (coroa de espinho) sem contar os duendes e oferendas que em alguns países fazem embaixo das arvores. (Jeremias 2:20; 10:1-4; Ezequiel 20:28; Deuteronômio 12:2).

Espera-se que, nas comemorações do nascimento de uma pessoa importante, as atenções sejam voltadas para ela. Infelizmente, porém, no Natal de Jesus, o aniversariante é o mais esquecido pela maioria das pessoas que dizem estar comemorando o seu nascimento. Nós, os cristãos, precisamos passar para o mundo o verdadeiro sentido do Natal. Mais importante do que comemorar o Natal de Jesus é tornar conhecido ao mundo o Jesus do Natal.

A deturpação do Natal. Muitos aproveitam a época natalina como oportunidade para bebedeiras, danças e até orgias. Há pais que ainda levam seus filhos pequenos a acreditar em Papai Noel, dizendo-lhes que foi o bom velhinho que lhes trouxe um presente. Certamente, não sabem que essa figura tem origem nos países nórdicos, referindo-se a um velhinho, chamado Santo Claus, ele é o santo Nicolau, um santo católico. O Papai Noel é mais falado, mais olhado e mais desejado do que Jesus no coração das crianças e até de adultos, incluindo crentes desenformados. (Faça uma pesquisa no Google com a frase: Santo Claus, vai aparecer papai Noel).

Nosso objetivo é divulgar o esclarecimento, a luz que recebemos acerca de algumas práticas do meio cristão que estão ainda presas ao paganismo, atitudes que estão inseridas em nossa cultura de tal forma que não questionamos sua origem ou razão de existir, praticando-as sem reflexão alguma.

Tudo o que fazemos, precisamos colocar Jesus Cristo no centro, se ele ficar em segundo lugar, estaremos pecando e dando lugar para o maligno entrar. É evidente que as pessoas não cristãs não conhecem e não entenderão, precisamos ser sábios para convivermos e falarmos de Jesus Cristo, pois ele precisa nascer no coração das pessoas, sem isso o natal fica sem sentido. Não vamos escandalizar as famílias não cristãs dizendo que comemorar com papai Noel, etc., é pecado, precisamos ser sábios, tirar o profano e depois anunciar Cristo, a razão principal da celebração! Continua…

Compartilhar: O que é de fato o verdadeiro natal pra você?

 

Apóstolos Eliezer e Zenita

Imprimir