O verdadeiro natal – Final

Isaías 9:6; Miquéias 5:2

Na época do nascimento de Jesus, José e Maria estavam ascendendo a Jerusalém. Qual é o judeu que ascende a Jerusalém em Dezembro? Em Dezembro só existe uma festa que é a festa da Dedicação, conhecida como Festa das Luzes, Hanuká. Eles subiam, porque Maria era da descendência de Davi e era decreto que os descendentes de Davi todos os anos subissem a Tabernáculos para celebrar. No caminho, antes de chegarem a Jerusalém, Jesus nasceu em Belém, porque isto era profético (Miquéias 5:2).

Jesus é e sempre será o motivo principal das nossas celebrações. Ele não é simplesmente mais um motivo. Tudo o que realizamos e celebramos é para a glória de Deus, pois o Senhor não aceita glória dividida. “Eu sou o Senhor; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não a darei, nem o meu louvor às imagens esculpidas.” (Isaías 42:8)

Quero fazer-lhe uma pergunta: Jesus é o centro do seu propósito? Então, vamos caminhar na luz que temos recebido do Senhor Jesus, o Cristo, crendo que aquele que começou a boa obra em nós, há de aperfeiçoá-la até o dia de Cristo Jesus.” (Filipenses 1:6)

Meditemos um pouco sobre Jesus, com base em Isaías 9.6, que o identifica pelo seu Nome, que é "Maravilhoso, Deus forte, Pai da Eternidade e Príncipe da Paz".

1. Maravilhoso: Quando Jesus nasceu, muitos filhos de reis e monarcas já haviam vindo ao mundo. Entretanto, nenhum deles teve o berço cercado de tanto resplendor e glória. Enquanto sua mãe o embalava ao peito, nas cercanias da pequena cidade, um mensageiro divino anunciava o nascimento do Salvador a um pequeno e desconhecido grupo de pastores, seguido de um coral de anjos que entoava hinos celestiais, dos quais apenas um coro ficou registrado nas páginas da Bíblia: "Glória a Deus nas alturas, paz na terra, boa vontade para com os homens" (Lc 2.10-14).

Os evangelhos revelam as grandes maravilhas operadas por Jesus, desde a cura de cegos, aleijados, leprosos, mancos, surdos, mudos, até à expulsão de demônios e ressuscitação de mortos, como no caso do filho da viúva de Naim, da filha de Jairo e de Lázaro, irmão de Marta e Maria. Ele operou maravilhas sobre as forças espirituais, sobre as enfermidades físicas e emocionais, bem como sobre as forças da natureza, quando acalmou tempestades, para espanto dos discípulos, que exclamaram: "Que homem é este…?" (Mt 8.27). Graças a Deus, Ele está vivo, hoje podemos anunciar que Jesus Cristo salva, liberta, cura e batiza com o Espírito Santo. Ele é maravilhoso!

2. Conselheiro: Jesus deixou ensinos sábios para todos, envolvendo conselhos e orientações sobre os mais diversos temas e problemas da vida. Jesus Cristo revolucionou todo o pensamento religioso e moral de seu tempo e nos dias de hoje, seus ensinos causam mudanças radicais na vida das pessoas e salvam milhares a cada dia. Ele ensinou a humildade, a paz, a harmonia, o temor de Deus, a justiça reta, que excede à dos fariseus, o relacionamento entre pais e filhos, entre marido e mulher, tudo isso e muito mais.

3. Deus forte. Deus, o Criador, é onipotente, onisciente e onipresente, entre outros atributos que lhe são inerentes. Jesus, o Emanuel (Deus conosco), fez-se homem, despojando-se de seus principais atributos, para poder inserir-se entre os homens, encarnando o Verbo Divino. Em sua condição de Filho do Homem, sofreu as tentações e fraquezas, mas venceu e ao ressuscitar dentre os mortos, proclamou, dizendo: " É-me dado todo o poder no céu e na terra" (Mt 28:18). Precisamos mostrar aos governantes e ao mundo que o "poder pertence a Deus" (Sl 62.11).

4. Pai da eternidade. Todos os grandes homens, e os pequenos, também, passaram, e continuam a passar. Quem já foi não o é mais. Quem o é, um dia não o será. É a natureza efêmera da realidade do homem, que está destinado a nascer, viver e morrer. Entretanto, Jesus Cristo, como Deus que se fez homem, é eterno na sua essência e totalidade. Ele é auto suficiente e como o Pai está nEle e Ele no Pai, podemos chama-lo de Pai da Eternidade. Porque?  "Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez, ninguém vem ao Pai senão por Ele" (Jo 1.2,3). Só ele pode dar a vida eterna aos homens que nEle creem (Jo 5.24).

5. Príncipe da Paz. Os homens buscam incessantemente a paz. Os governos e as organizações internacionais se reúnem em congressos e convenções, procurando a paz, através da assinatura de tratados e convênios. No entanto, as guerras continuam, com massacres e tragédias. Tudo isso porque o dono da Paz, o "Príncipe da Paz", que é Jesus, é esquecido no coração dos homens. No Natal de Jesus, a paz só pode vir, para o indivíduo, para as famílias e para as nações, se as pessoas derem o valor devido a Ele. Só haverá verdadeira paz para aqueles que nEle crer. Ele nasceu, morreu por todos, ressuscitou e vivo está.

Oramos para que nas igrejas, o Natal, mesmo na data errada, seja um período de festa espiritual em que se aproveite para exaltar o nome de Jesus, convidando os pecadores para recebe-lo como Senhor e Salvador. Quanto a nós IACC, que observamos os princípios Bíblicos, celebramos o nascimento e volta do Senhor Jesus em Tabernáculos, e, nesta semana celebramos Hanuká, festa das luzes.

Sabemos que Antíoco Epifanes IV, rei da Síria dominava em 164 a.C., ele queria que o povo de Israel mudasse sua fé e não mais servissem ao verdadeiro Deus, Ele forçou a mistura da prática da cultura grega pagã na vida do povo através da proibição da circuncisão, dos cultos a Deus, da observância do dia do Senhor, das festas fixas e outras práticas judaicas, até mesmo sob a pena de morte.

Esta situação gerou descontentamento entre os Judeus que eram contra a mistura, eles provocaram uma revolta, na qual foram liderados por cohen Matatias e seus filhos, os Macabeus, os quais expulsaram as tropas de Antíoco IV de Jerusalém que em seguida morreu, mas infelizmente ele já havia profanado o templo do Senhor e este precisaria ser purificado e rededicado.

A rededicação do templo foi estabelecida e um milagre aconteceu, este milagre passou a ser celebrado em Hanuká. Havia apenas uma pequena quantidade de óleo puro de oliva que estava confinada no templo e era suficiente apenas para o uso de um dia, mas ele queimou na Menorah (candelabro) do Templo por oito dias completos, pois oito dias eram necessários para a purificação do santuário, de acordo com as leis judaicas.

Então para comemorar este milagre ou presente das "Luzes do Alto" uma menorah de Hanuká foi criada com oito lâmpadas (uma para cada dia) mais uma "lâmpada adicional central". Esta nona lâmpada adicional é necessária porque as oito primeiras devem ser "santificadas" ou separadas à parte unicamente para o propósito de mostrar aos outros que você está comemorando o milagre dos oito dias de luzes providos por Deus para rededicação do seu santuário. No Evangelho de João 10:22-23 Jesus observava, ele cumpriu e guardou a festa judaica da dedicação ou Hanuká.

Nestes dias, devemos parar para dizer a Deus: Muito obrigado pelos milagres da Salvação, por Jesus Cristo ser a nossa Menorá dos sete dias e ter a luz completa para todas as adversidades em Hanuká, por sermos independentes das garras do inimigo e termos do Senhor o óleo sacerdotal para mantermos nossa Menorá acesa, ninguém apagará a luz que nos ilumina e que através de nós alumia a todos.

Dezembro é o mês de gerar milagres e de vermos as bênçãos de Deus reveladas na nossa vida. Chegou a hora de vermos Deus fazendo o maior milagre da história: salvando vidas através de nós. Nos próximos nove meses, muitos estarão contemplando o que Deus fez e o que Deus fará, você viverá o seu milagre! Você crê nesses milagres? Então, Feliz Festa! Chag Sameah Hanuká!

Compartilhar: Fale, qual milagre você quer receber ou espera receber neste período de Hanuká para vivê-lo em 2015? Faça os pedidos, junte as suas primícias especiais, será a primeira do ano e entregue na virada.

 

Amamos você!

 

Ap. Eliezer e Zenita 

Imprimir