Como te chamas?

Gênesis 27:18; 32:6-12,22-29

Neste último fim de semana foi o nosso Encontro com Deus, queria ter tido tempo de pregar esta palavra, mas o ônibus atrasou e o tempo ficou curto e eu apenas fiz uma introdução, mas agora vamos terminar a reflexão de domingo aqui na célula e fechar um tempo novo em nossas vidas.

Neste texto de hoje Deus Perguntou: Como te chamas? Ele respondeu: Jacó.  Esta foi a condição imposta por Deus a Jacó para abençoá-lo no vau do Jaboque. O único meio de receber a bênção Divina seria responder honesta e sinceramente à perturbadora pergunta: "como te chamas?".

Vinte anos antes, o Senhor, falando através de seu pai Isaque, lhe havia feito o mesmo questionamento, quando ele, pela primeira vez, tentara obter a Bênção: "Fala! Quem és tu, meu filho?". E o que Jacó respondeu? “SOU ESAÚ”.

Decorrido o tempo, Jacó entendeu que a única maneira de experimentar a bênção de Deus era por meio de uma conscientização pessoal, conscientização de quem ele realmente era. Era preciso tirar as máscaras, parar de fingir, parar de representar, deixar de ser um artista da fé; principalmente, parar de se enganar. O Senhor não só queria vê-lo falando a verdade, mas que esta ficasse patente e clara aos seus olhos, pois se Jacó não enxergasse a verdade, nada mudaria. 

Quando no Vale de Jaboque, antes de passar o ribeiro, Deus lhe perguntou e ele disse, “Sou Jacó”. Com esta simples confissão, declarava implicitamente: “Eu não passo de um Jacó”, de um enganador. “Não sou Esaú. Sou Jacó". Por vinte anos tenho tentado ser alguém que não sou. Por vinte anos tenho fingido ser o meu irmão. Por vinte anos minha vida tem sido uma mentira. Eu fingi, representei para mim mesmo… mas não sou Esaú, sou Jacó”.

E diz o texto que, quando Jacó tomou consciência de sua real condição espiritual, a Bênção tão esperada recaiu sobre sua vida. Este é o modo de Deus lidar com todos aqueles que a Ele recorrem buscando a Sua bênção: A verdade patente e clara aos Seus olhos. Talvez seja esta a condição que falta para vermos nossas vidas serem abençoadas completamente.

Cada um de nós precisa responder urgentemente à pergunta do Senhor: "QUEM ÉS TU?". Porque se a nossa vida tem sido como a vida de Jacó antes de ter um Encontro com Deus, pouco ou quase nada Ele fará por nós. É preciso desnudar a alma, desvelar o nosso ser diante de Deus, assumir, deixar vir à tona toda a nossa realidade, por mais dura e feia que ela pareça.

É preciso ter coragem de dizer: "tenho sido um “Jacó” nas minhas ações, nas minhas motivações, na minha espiritualidade etc. Importa que estejamos dispostos a assumir o que somos perante ao Deus Eterno e parar de brincar de cristãos, é hora de sermos verdadeiros em tudo, se não seremos apenas  dissimuladores, pois se for assim estaremos enganando a nós mesmos. Acabamos de chegar do Encontro, é hora de levar a vida cristã a sério, é hora de mudança!

Deus quer mudar a nossa vida definitivamente, Ele quer nos abençoar.

Veja que interessante, em Gênesis 32:6 e 7 diz que Jacó recebeu a notícia que seu irmão Esaú vinha contra ele com quatrocentos homens, pois este tinha jurado mata-lo por ter-lhe enganado e roubado sua benção há vinte anos atrás, naquele momento Jacó teve medo e ali tomou uma decisão; preciso resolver minha vida, chega de viver assim. Ele dividiu as pessoas e tudo o que tinha em dois grupos, pois pensou, se Esaú atacar o primeiro grupo, o segundo terá tempo de fugir.

Era um momento de buscar libertação, mudança e um novo estilo de vida, mas ao enviar dois grupos separados por uma certa distância, tinha uma segunda intenção, pois se seu irmão Esaú atacasse o primeiro grupo, daria tempo dele fugir, pois ele estaria bem atrás do segundo grupo que teria também uma chance de escapar, e pode ter certeza, Raquel a quem ele amava estava no segundo grupo.

Ali havia um conflito entre o velho Jacó e o novo homem que queria mudança. Ao enviar os grupos a frente ele criou outro conflito, nos dois grupos além dos animais e empregados, estava a sua família. Jacó foi estratégico com ele mesmo para que não houvesse chance dele ser vencido por aquela velha pessoa egoísta, ego-centrista e trapaceira, ele precisava mudar ou tudo estaria perdido.

Após enviar os grupos, ele fica só, e naquele lugar chamado Vau de Jaboque, ele ora a Deus, sua oração foi intensa, pois sua vida e família estavam em perigos, toda a sua conquista poderia se perder. Deus vem na figura de um homem e ali Jacó o segura com força e durante a noite inteira luta para ser abençoado. Eu imagino que durante a noite Deus falou muitas coisas para ele, o fez lembrar de muitas situações até que lhe faz a pergunta fundamental, quem é você de verdade, como te chamas?

Quando amanhece Deus diz, me solta, mas ele diz não. Pense, ele precisava muito daquela benção, não tinha como ele voltar atrás, pois sua família estava em perigo, ele enviou estes grupos na frente para não ter chance de desistir, ele iria enfrentar de qualquer jeito. Como ele não soltava, o Senhor toca na sua coxa e foi tão forte que ela deslocou, isso mostra a intensidade da força usada por Jacó em segurar Deus, ele de fato estava decidido.

Deus se deixou vencer, Deus queria ver até onde ele iria, isso legitimou o seu desejo genuíno de mudança, Jacó precisava mostrar que ele queria ser diferente, ele não estava mais pensando só nele, ele queria ver outras pessoas também sendo salvas.

Em Gênesis 33:1-5 diz: De longe Jacó viu que Esaú estava vindo ao seu encontro, e com ele vinham quatrocentos homens. Então ele dividiu os filhos entre Lia, Raquel e as duas servas. Ele colocou as servas e seus filhos à frente, em seguida Lia e seus filhos, e por último Raquel com José. Depois, ele mesmo passou à frente e, à medida que se aproximava do seu irmão, Jacó inclinou-se sete vezes. Mas Esaú correu ao seu encontro e o abra­çou. Ele colocou seus braços ao redor do pes­coço de Jacó e o beijou. E os dois choraram. Então Esaú viu as mulheres e as crianças e perguntou: “Quem são esses que estão com você?” “São os filhos que Deus bondosamente concedeu ao seu servo”, respondeu-lhe Jacó.

Embora ele não estava acostumado com o novo nome, já tinha sido legitimado no céu, ele era uma nova pessoa, ele foi e enfrentou o problema de frente, ele assumiu os seus erros e estava disposto a sofrer as consequências, mas Deus havia mudado também o coração de seu irmão que levou quatrocentos homens para acabar com todos que estavam com Jacó, digo com Israel, mas os homens serviram de testemunhas de um grande milagre, pois os dois se abraçaram, se beijaram e se perdoaram.

Quando a gente vem para Cristo, trazemos um monte e coisas do passado que queremos esquecer, coisas que carregamos conosco com um fardo pesado, mas no Encontro lutamos com Deus para uma mudança radical em nossas vidas, estivemos face a face com Deus e nossa vida mudou. Assim como aconteceu com Jacó, aconteceu conosco. Somos novas pessoas, nosso passado ficou na cruz de Cristo, tudo foi lançado no mar do esquecimento. Agora é tempo de viver esta nova vida que está em Jesus Cristo nosso Senhor.

Se integre na célula, nos doze e na igreja, se batize, fique firme, faça o Pós-Encontro, Escola de líderes e avance para as coisas novas de Deus pra você. Tire da sua vida tudo aquilo que possa fazer você desistir, e leve deste amor que você experimentou para outras pessoas, este é o amor de Cristo, Ele é o salvador e Senhor da nossa vida! Todos aqui já entregaram suas vida ao Senhor Jesus? Hoje é seu dia!

 

Compartilhar: Esta palavra falou ao seu coração? Então compartilhe!

 

Amamos você!

 

Apóstolos Eliezer e Zenita

Imprimir