O Encontro que todos precisam – Parte II

Marcos 10:46-52

Como vimos na palavra anterior, toda pessoa ingrata revela cegueira, ela tende a não valorizar as coisas e se torna uma pessoa crítica, tem a tendência de olhar os defeitos das outras pessoas e não consegue enxergar as qualidades e as coisas boas da vida. Precisamos olhar para dentro de nós e verificarmos se ainda existe alguma cegueira interior, se houver, devemos rejeitar e pedir a Deus que nos ilumine e assim abra os nossos olhos espirituais.

Devemos nos atentar para vermos o quanto as pessoas próximas são importantes para nós. Para você ter bom êxito em tudo o que você faz e ainda levar outras pessoas ao triunfo, estabeleça o seu foco nas coisas boas, não olhe os defeitos, mas fique focado nas qualidades. Se olharmos as qualidades em vez dos defeitos, seríamos menos críticos, elogiaríamos mais e nos sentiríamos mais leves por dentro. Somente com os discípulos poderemos tratar os erros, os pecados e vícios que precisam ser vencidos.

Se olharmos as qualidades e os acertos das pessoas iremos automaticamente elogiar, se olharmos focando os defeitos e os erros das pessoas, consequentemente iremos julgar e criticar. Sabemos que este tipo de procedimento traz maldição para as nossas vidas, pois estaremos debaixo de julgamento e juízo. Não podemos ser cegos para as coisas boas e excelentes da vida que Deus nos proporciona, olhe sempre para as coisas nobres e tire o foco das coisas ruins, muitas delas são consequências de erros, outras é o inimigo tentando colocar estas coisas na nossa vida, não se deixe ser roubado.

Há cristãos que não conseguem achar o caminho para cer­tas coisas. Ele é crente, está no caminho da salvação, mas não está no caminho da vitória. Por exemplo, ele ainda não entendeu que os princípios Bíblicos são fundamentais para a vida em Deus e que a quebra de um destes princípios abortam sonhos, conquistas e vítorias prometidas por Deus, alem disso, abrem legalidades para espíritos malignos terem acesso, inevitavelmente eles agirão produzindo perdas nas nossas conquistas.  

Há casos em que o marido e a esposa são cristãos, estão no caminho da salvação, mas não estão no caminho de um casamento equilibrado, ajustado e abençoado. Eles não compreenderam que Cristo é a provisão completa para o casamento e que Seus ensinos precisam ser observados. O problema é que muitos não estão no caminho, como diz a Palavra de Deus, na realidade estão à beira do caminho. Há cristãos que, em muitas áreas da sua vida, estão à beira do caminho, sujeitos a muitos perigos.

Há pelo menos cinco significados espirituais de estar à beira do caminho. Ou, ainda mais, cinco sinais visíveis, segundo a Bíblia, de que você pode estar à beira do caminho em alguma área da sua vida. Bartimeu conhecia Jesus só de ouvir falar, mas existem pessoas que O conhecem de perto, Elas creem e sabem que Jesus é o caminho, mas não entram nEle completamente, ficam apenas à beira.

Bartimeu precisava ter a situação da sua vida mudada, pois estava sentado à beira do caminho por causa da sua cegueira. Ouça isso, ele era um cego natural e espiritual, era uma doença física, mas também espiritual, isso o colocou a beira de um caminho natural e também espiritual, mas a cegueira interior chega a ser pior, pois coloca pessoas à beira do caminho mesmo não sendo cegas fisicamente falando.

Bartimeu teve um Encontro verdadeiro com o Senhor Jesus e a sua história mudou, uma nova vida começou a partir daquele momento, ele não foi mais a mesma pessoa, pois foi curado fisicamente e espiritualmente. Jesus, movido de compaixão tocou a vida daquele homem, o endireitou, o abençoou! Abriu sua visão em todos os níveis. Mas antes disto acontecer ele vivia alguns perigos e situações que não podemos deixar acontecer conosco. Vejamos:

  1. A beira do caminho é lugar de ciladas

Em Salmos 140-5 diz: Os soberbos ocultaram armadilhas e cordas contra mim, esten­deram-me uma rede à beira do caminho, armaram ciladas con­tra mim. (SI 140.5)

Em João 14:6 Jesus Cristo disse que Ele é o caminho. Estar à beira é estar próxi­mo, mas sem entrar nEle. Os que estão à beira do caminho conhecem a Jesus, mas não andam no caminho. Quando estamos próximos ao caminho, mas não entramos nele, o inimigo encontra meios de nos prender em suas ciladas e em suas redes. Estando à beira do caminho, nós estamos sujeitos às ciladas, arapucas e laços do inimigo. Quando estamos no ca­minho tudo coopera para o nosso bem, mas, se estamos à beira, podemos ter perdas.

O caminho e o padrão, é Cristo. E, como Cristo e a Palavra são um só, logo o caminho é a Palavra de Deus. Crer em Deus é crer na Palavra. Conhecer a Deus é conhecer a Palavra. Qualquer área da sua vida que não está em linha com a Palavra de Deus também não está em linha com Cristo, que é O Caminho.

Todas as vezes que estiver à beira, à margem, lembre-se que os seus pés estão sujeitos ao tropeço, o inimigo colocará armadi­lhas. A Bíblia nos diz  em Salmos 140.5, que o diabo armou ciladas à beira do caminho

Entre no caminho hoje, caso haja alguma área da sua vida fora dele. Para alguns, é o casamento que está fora do caminho. E você pode discernir que ele está fora do caminho pelo tanto de ciladas do diabo, armadilhas e arapucas malignas ao derredor do seu casamento, tirando sua paz e alegria. Por que você não tem desfrutado da vida abundante que o Senhor lhe prometeu? Por­que você não está no caminho. Coloque seu casamento em li­nha com o caminho.

Para outros tantos é a vida financeira. Sua vida financeira está em linha com o caminho? Se você estiver no caminho, não há armadilhas ao seu derredor. Alguns estão o tempo inteiro cain­do em arapucas porque não estão no caminho, vivem quebrando os princípios  da fidelidade, fé e lealdade, outros simlesmente não praticam e vivem com se aquele princípio não existisse.

Um dia eu ví uma reportagem na televisão e fiquei triste e angustiado, pois existe uma quanti­dade grande de crianças e adolescentes mutiladas em Angola e no Afeganistão. Angola é o lugar que mais tem gente sem perna no mundo. Impressionante! Tudo isso aconteceu por que pisaram em lu­gares que não deveriam, pisaram em lugares onde alguém não tinha pisado antes.

A beira do caminho é terreno minado. Parece mais bonito, mais confortável, mais simples, mais fácil. Mas, na hora em que você pisar na mina, vai estourar. Minas terrestres são terríveis; quan­do alguém pisa, explode. Já o caminho chamdo Palavra do Eterno é seguro. Alguém pisou nele primeiro, Jesus de Nazaré, Ele já as desarmou lá na cruz. Se você pisar onde Ele pisou, não há mais o que estourar na sua vida. É preciso andar nas pegadas de Cristo, andar como Ele andou e viver o que Ele ensinou.

Mas se você resolve trilhar o caminho diferente, se você não quer pisar onde Jesus pisou, você correrá os riscos da beira do caminho, que é um lugar de ciladas. Você quer ser livre de cila­das? Então, saia da beira e ande no caminho. Isto vai além de entregar sua vida a jesus Cristo, mas fala de uma vida integrada no reino de Deus, de estar em comunhão com Cristo e Sua igreja, é na igreja que você terá legalidade para viver a Palavra do Senhor e viver a salvação em toda a sua plenitude. Continua…

Compartilhar: Você já percebeu se você de fato está no caminho, ou situações na sua vida denunciam que você está apenas na a beira do caminho? Ou o que esta palavra falou forte em você?

 

Imprimir