O Encontro que todos precisam – Parte III

Marcos 10:46-52; Mateus 13: 3,4,19

Os que estão a beira do caminho estão vivendo em um graande risco, Bartimeu estava assentado a beira do caminho, a situação dele era difícil, pois estava sentado todos os dias a beira do caminho, isso fala de alguem paralizado, estagnado, sem visão nenhuma para o seu futuro, a vida iria passar e nada novo e  diferente aconteceria, a não ser mendigar e reclamar da vida, como muitos fazem.

Porque há pessoas que, mesmo den­tro das igrejas, não desfrutam das coisas do Senhor genuinamen­te, não experimentam o melhor de Deus em todas as áreas de suas vidas? Veja, Jesus em João, 14.6 disse: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida…". Ele não é um dos muitos caminhos, Ele é O caminho que nos leva a Deus.

A vida cristã não é uma questão de aprender fórmulas, de se descobrir a fórmula do su­cesso, do casamento feliz, da prosperidade, ou para vencer esse ou aquele pecado. Na vida cristã não há muitos caminhos para você aprender. Só há um caminho, o Senhor Jesus, quem anda neste caminho genuinamente, prospera.

Se você quer saber qual é o caminho da prosperidade, qual é o caminho para um casamento feliz, qual é o caminho da paz interior e qual é o caminho da salvação? eu te digo, O caminho é Cristo. É viver nEle, é ter a pessoa dEle na nossa vida, é ter o seu carater e seus princípios impresso em nós.

Estar a beira do caminho significa indefinição, muitos estão andando, mas não entram no caminho, ficam apenas a beira do caminho, vivem um evangelho superficial, não crescem e não frutificam. Mais do que nunca precisamos ampliar nossa visão para as coisas novas de Deus na nossa vida. A cegueira é algo muito sério, pois ela nos paralisa a beira do caminho, Deus nos chamou para a nobreza, para a excelência e prosperidade em todas as áreas.

Alguns perigos e situações que não podemos deixar acontecer conosco. Vejamos:

  1. A beira do caminho é lugar de ciladas

Estar à beira é estar próxi­mo, mas sem entrar nEle. Os que estão à beira do caminho conhecem a Jesus, mas não andam nEle. Quando estamos próximos ao caminho, mas não entramos nele, o inimigo encontra meios de nos prender em suas ciladas e em suas redes. Estando à beira do caminho, nós estamos sujeitos às ciladas, arapucas e laços do inimigo. Quando estamos no ca­minho tudo coopera para o nosso bem, mas, se estamos à beira, teremos perdas, seremos roubados na nossa salvação.

     2.   À beira do caminho nos roubam as sementes.

A todos os que ouvem a palavra do reino e não a compre­endem, vem o maligno e arrebata o que lhes foi semeado no coração. Este é o que foi semeado à beira do caminho. (Mt 13.19)

Quando estamos à beira do caminho o maligno vem para nos roubar a semente de Deus. A semente de Deus  é a Sua vida em nós, é a Sua salvação em nós. É a vida de abundância, prosperidade e saúde, é a Sua Palavra em nós para recebermos toda a Sua provisão. Se temos a Palavra de Deus, então temos tudo o que necessitamos, é arma contra o inimigo, é alimento para o nosso espírito e para a nossa alma, é saúde para os nossos ossos, é o poder para nos transformar e gerar fé em nosso coração.

Estar à beira do caminho significa estar fora da vontade de Deus, mas pode significar também um compromisso superfici­al e imperfeito. Quem está à beira do caminho, ouve mas não entende, o maligno vem e rouba a semente de Deus. Ele não teve revelação, não entendeu as coisas de Deus. Só é possível estar no caminho se você tem revelação. O texto diz: "ouvem a Palavra, mas não a compreendem".

Se todas as vezes que a Palavra for semeada em nosso coração vier o maligno e roubá-la, nunca desenvolveremos fé suficiente para termos uma vida de vencedor. Por que uma pessoa não tem fé? Porque a semente foi roubada. A Palavra também é alimento. Se todas as vezes que a palavra for servida como alimento para nós e vier o maligno e roubá-la, nos sentiremos subnutridos e enfraquecidos.

Ainda segundo a Bíblia, a Palavra é arma contra o inimigo. Alguns não conseguem pelejar contra o adversário por não sabe­rem manusear a Palavra de maneira prática, funcional, em sua vida. Por quê? Porque o maligno roubou a semente que tem valor muito maior do que se imagina. Essa palavra muda você, ela tem o poder de transformá-lo e levá-lo a crescer. Essa palavra é o alicerce, é a rocha em cima da qual você está caminhando, é onde a igreja foi edificada.

Se você não tem essa semente, se o maligno a roubou, não há como você avançar em Deus. Mas em quem o maligno tem poder para roubar? Só os que estão à beira do caminho. Quem são esses? São os que ouvem, mas têm muitas justificativas para dar: alguns dizem: "Não é bem assim. O que é que tem, todo mundo faz, isso aí já é fanatismo".

A ideia de quem está à beira do caminho é de uma pessoa flexível, uma pessoa diplomática, nada de fundamentalismo, nada de radicalismo ou definições. Todavia, foi Jesus quem disse: "Quem não é por mim é contra mim; e quem comigo não ajunta espalha" (Mt 12.30). Não há meio termo, não há como ser só simpatizante, ou você ajunta, ou você espalha.

Ou você ama a Deus, ou você ama o mundo, e quem ama o mundo é inimigo de Deus. E quem ama a Deus é inimigo do mundo. O mundo aqui não é o planeta terra e sim os conceitos que regem a sociedade de hoje.

Eu quero me posicionar 100% ao lado do Senhor Jesus, eu não quero estar à beira do caminho em nenhuma área da minha vida. Antes, em todas elas, quero andar no caminho, olhando firmemente para frente, para aquele que me resgatou, para o autor da minha fé e da minha salvação, sim eu quero pisar aonde Je­sus pisou e andar como Ele andou.

Continua…

Compartilhar: O que esta palavra acrescentou hoje na sua vida, o que falou forte em seu coração?

Discpiulos queridos, sexta será reunião do Encontro, Sábado as 19:30, louvor, adoração e intercessão e dia 21 de agosto encerramento dos 90 dias do jejume oração com a ceia o Senhor. seá numa quinta, então todas as células virão para o templo para participarem deste fechamento profético. 

 

Imprimir