Temos uma nova esperança – Final

Jeremias 18:1-6

Como vimos anteriormente, o modo como se fazia um vaso de barro há dois mil anos atrás é exatamente o mesmo como se faz hoje.  O oleiro coloca o barro numa roda giratória e começa a girar e a girar, e usando a sua habilidade e criatividade, define a forma intentada no seu coração e mente. Deus toma esse exemplo do dia-a-dia de um oleiro para ensinar a Jeremias e a nós como Ele lida conosco, tudo que Deus faz tem um propósito. Eu e você nascemos e existimos por um propósito eterno do coração de Deus.

Deus está fazendo algo maravilhoso na nossa vida neste lugar. Você pode não perceber, pode não ver, pode não sentir, pode não acreditar, mas a história do oleiro ilustra-nos como Deus toma a nossa vida que é exatamente como o barro. Deus nos molda, dá-nos forma e se nós o permitirmos, Ele fará de nós um lindo vaso apropriado não apenas para um propósito terreno, mas também eterno.

Declare: Deus me ama, por isso Ele está sempre trabalhando em mim.  Vejamos:

  1.  Deus está sempre operando o que é melhor para mim.   No versículo 4 diz: Como o vaso, que ele fazia de barro, quebrou-se na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos olhos do oleiro fazer.  Aqui a história toma um novo rumo.

Às vezes o oleiro tem um problema com o barro. Ele está trabalhando nele, moldando-o na roda e de repente Ele para. Há algo errado no barro, uma imperfeição, uma rachadura, uma falha, uma pedra, uma palha, algo estranho. Quando algo está errado com o barro duas coisas podem acontecer. O oleiro para, amassa o vaso, vai com os dedos procurando o defeito, tira-o e volta à roda e começa tudo de novo.

Quando existe algo escuro ou estranho em nossa vida, somos marcados e isso nos torna cativos, isso bagunça nossa vida. O pecado é algo estranho. Todos sabemos que há pecados em nossa vida, mas às vezes até pensamos que não seja pecado. Às vezes nem sequer vemos as nossas próprias faltas. Todos somos marcados na alma e temos mais faltas do que imaginamos. Normalmente não vemos nossas próprias faltas, mas Deus, o Oleiro vê, é nesse momento que Ele trabalha para nos libertar e nos tornar pessoas melhores.

O rei Davi expressa algo admirável no Salmos 19:12, Ele pede perdão dos pecados ocultos que porventura ele não tenha percebido, ele disse: Quem há que possa discernir as próprias faltas (ou erros)? Absolve-me das que me são ocultas.

 Veja o que essa expressão de Davi quer dizer:  Eu descobri que tenho problemas que eu nem sabia que tinha. Eu tenho pecados que nem sabia existir. Há faltas operando em mim que eu desconhecia, então peço para Deus trabalhar em mim, eu deixo Deus me aperfeiçoar. Deus deseja trabalhar em nossa vida. Vejamos como Ele trabalha:

  1. Deus não fará nada para nós até que Ele trabalhe em nós. Deus não trabalha em nós sem a nossa permissão, Ele não quebra o princípio do livre arbítrio.

Devemos tomar a atitude e dizer. Eu quero que Deus opere em minha vida, eu quero viver para Sua glória. Se tomarmos esta atitude Ele começará a nos aperfeiçoar para melhor. Há três coisas que devem acontecer em nossa vida antes de Deus nos usar como instrumentos de bençãos em suas mãos:

  1. Devemos estar disponíveis;
  2. Devemos estar vazios;
  3. Devemos estar limpos.

Se o vaso não estiver disponível Deus não pode usá-lo. Se o vaso está cheio de si mesmo Deus não pode usá-lo. Se o vaso estiver sujo Deus não pode usá-lo.

Às vezes o barro não pode ser usado porque tem, problemas. Outras vezes o vaso se torna tão duro, tão seco, que se recusa a submeter-se ao oleiro. Quando o barro se recusar a submeter-se, endurecido, o que o oleiro terá de fazer? Ele tem que tirá-lo da roda e desfazê-lo para se tornar maleável e recolocá-lo na roda e fazer o que Ele intenta fazer.

A razão porque às vezes Deus permite que venham tempos difíceis em nossa vida, aquelas coisas sobre as quais você fica frustrados, se ira, reclama e até murmura. Deus diz você está tão endurecido que terei de quebrá-lo, derretê-lo para levá-lo de volta à roda e fazê-lo conforme planejei.

Um menino meteu a mão num vaso de 130 anos e não conseguia tirar. Todo esforço foi em vão e a mãe teve de pegar um martelo e quebrar o vaso. O menino estava com o punho fechado e a mãe perguntou: você estava todo o tempo com a mão assim? Sim. Por que não abriu a mão? Para não deixar a moeda cair.

Assim fazemos com Deus. Nos esprememos, estrebuchamos. Agarramos aquele lado escuro, aquela impureza, aquele pecado e Deus está dizendo tire-o para que Eu possa preservar o belo vaso da sua vida. Quando Deus está trabalhando em você Ele sempre fará o que for melhor para você. Deus está sempre trabalhando em mim. Deus está sempre operando o que é melhor para mim.

3. Deus está sempre disposto a recomeçar comigo. A melhor parte está no versículo 4. Tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos olhos do oleiro fazer. 

Quando o oleiro vê que o barro está duro, marcado, Ele não tem outra escolha. Ele tem que amassar com água, pois não consegue fazer o que deseja com aquele barro, pois ele não se submete. Escute essas seis palavrinhas: tornou a fazer dele outro vaso.

Alguém pode dizer: Você não sabe em que bagunça eu me encontro e diz haver uma nova esperança? Não sei. Você não imagina quão profundo é o lado escuro de minha vida. Não sei. Você não sabe quantas vezes já meti minha vida em apuros. Não sei. Você simplesmente não sabe quão mau eu sou.

Não importa. Ouça novamente “tornou a fazer dele outro vaso conforme o que pareceu bem aos olhos do oleiro fazer.” Tornou a fazer significa, não desisto de você. Esta palavra está cheia de amor e paciência, cheia de bondade, cheia de graça e cheia de fidelidade.

Eis o que o oleiro fez. “Conheço, suas marcas, suas feridas, seus desajustes, está cheio de pedras. Você ficou tão duro, tão doente, tão determinado em seguir seu próprio caminho da sua maneira. Mas Eu sou o oleiro e Eu amo o barro. Amo o desafio de tomar um barro marcado, duro e quebrar aquele barro, derretê-lo, colocá-lo na roda e fazê-lo conforme meu propósito, sim, fazer algo belo.

Este verso me diz: Não existe barro tão marcado, tão duro que Deus não possa detectar, afetar, corrigir e dirigir de tal modo que se torne algo belo. Há um Deus no Trono. Não importa quem é você, como está você, há em Deus uma nova esperança, logo aqui e agora. Nunca é tarde demais para recomeçar.

Enquanto você estiver disponível Deus estará pronto para recomeçar com você. Porque Ele o ama tanto, porque Ele tem um plano tão lindo para sua vida em qualquer tempo, que se você voltar para Ele, Ele dirá “se você está pronto nem imagina o que poderei fazer da sua vida.” Enquanto Deus estiver no trono e Jesus Assentado a Sua direita, haverá uma nova esperança para mim e para você.

Compartilhar. Comente esta frase: Estar flexível para ser amoldado, não dói, mas estar endurecido para ser quebrado e refeito, isso dói. Qual você prefere? Ou, o que esta palavra falou forte em você?

 

Imprimir