Uma nova esperança – Parte 1

Jeremias 18:1-6

Por incrível que pareça, o modo como se fazia um vaso de barro há dois mil anos atrás é exatamente o mesmo como se faz hoje. Eles tomavam a argila, que é basicamente água e barro. Essa mistura é a matéria para o oleiro que toma essa argila, coloca na roda e começa a moldá-la, a dar-lhe forma, tudo isso dentro da criatividade e vontade do oleiro.

Ele coloca esse barro numa roda giratória e começa a girar e a girar. A habilidade do oleiro se manifesta em segurá-la, dar-lhe forma até que ela tenha a forma intentada pelo oleiro. Deus toma esse exemplo do dia-a-dia da vida para ensinar a Jeremias e a nós como Ele lida conosco, tudo que Deus faz tem um propósito. Eu e você nascemos e existimos por um propósito eterno do coração de Deus.

Deus está fazendo algo maravilhoso na nossa vida neste lugar. Você pode não perceber, pode não ver, pode não sentir, pode não acreditar, mas a história do oleiro ilustra-nos como Deus toma a nossa vida que é exatamente como o barro. Deus nos molda, dá-nos forma e se nós o permitirmos, Ele fará de nós um lindo vaso apropriado não apenas para um propósito terreno, mas também eterno.

Neste texto de Jeremias 18 encontramos três áreas importantes.

  • Há o oleiro;
  • Há a roda;
  • Há a argila (barro).

Aqui vemos algo muito importante para entendermos esta revelação de Deus para nós.

O foco da história não está no barro. Ele não é a estrela. O foco da história não é a roda. Nossa vida não é a grande questão, na realidade o foco da história está no oleiro. Como o oleiro toma o barro, e o coloca na roda e o torna útil e belo. Porque é o oleiro que dá forma ao barro.

Quando você percebe que você é o barro, e o oleiro é Deus e sua vida é a roda, você descobrirá que com Deus na sua vida há sempre possibilidade de uma nova esperança.

Haverá sempre a possibilidade de Deus fazer algo em nossa vida porque assim como o oleiro pode tomar um pedaço de barro e fazer dele algo belo, Deus pode fazer a mesma coisa em sua vida e também na minha.

  1. Deus está sempre trabalhando em nós

Deus quis mostrar a Jeremias que tudo aquilo era simbólico. Deus disse: Eu sou o oleiro e Você é agora mesmo, quer Creia ou não, barro nas minhas mãos. Muitos pensam que tem o controle de suas vidas, que por eles mesmos conseguem mudanças e controle, mas é Deus que tem essa condição de trabalhar em nossa vida nos tornando cada vez melhores. Lá em Isaías 64:8 diz: Mas agora, ó SENHOR, tu és nosso Pai; nós o barro e tu o nosso oleiro; e todos nós a obra das tuas mãos. 

Deus tem um propósito para você. Você não é um acidente, você não apenas apareceu aqui. Não existe para Deus, filhos ilegítimos. Aos olhos de Deus todos aqueles que creem em Jesus Cristo são gerados, reconhecidos e recebidos como filhos legítimos.

Deus tem um plano e um propósito para eu e você. E Ele o cumprirá. Não se sinta ofendido por Deus chamá-lo de barro. Que isso não fira seu ego. A razão porque Ele nos chama de barro é porque Ele nos criou para cumprirmos um propósito em um tempo e em um lugar, por isso cada um tem sua forma de moldagem para aquele momento específico, e à medida que crescemos, sempre haverá a necessidade de sermos moldados para o novo, sempre estaremos crescendo e melhorando, somos valiosos para Deus e Ele é tudo para nós, a vida se torna colorida e intensa por causa dEle. 

Salmo 8:3-9 diz: Quando vejo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que preparaste; Que é o homem mortal para que te lembres dele? e o filho do homem, para que o visites?  Pois o Senhor o fizeste menor do que Deus (conforme Sua imagem e semelhança), e de glória e de honra o coroaste. Fazes com que ele tenha domínio sobre as obras das tuas mãos; tudo puseste debaixo de seus pés: sim, todas as ovelhas e bois, assim como os animais do campo, as aves dos céus, e os peixes do mar, e tudo o que passa pelas veredas dos mares. Ó SENHOR, Senhor nosso, quão admirável é o teu nome sobre toda a terra!

Como o barro representa sua vida, o oleiro representa Deus, o que representa a roda? Representa o que acontece na vida, as lutas apontam para a roda. Você já sentiu como se estivesse andando em círculos?

Deus todos os dias nos coloca na roda chamada vida e as coisas que acontecem, em muitos casos são acidentes, outros não, mas mesmo quando acontecem, causados por nós ou não, Deus está atento e usa estas situações para trabalhar na nossa vida, as vezes é Ele que cria circunstância para tratar conosco, inteligente é aquele que percebe e deixa Deus concluir. Para Deus não há coincidências; há providências. Não há acasos que Ele não transforme em propósitos benéficos para a nossa vida.

Em nosso caminho pode vir boas coisas, más, ou ruins. Não importa. Deus disse. Tudo bem, vou usar isto em sua vida para te melhorar. A cada dia quando nossa vida gira, Deus nos tem na roda, com Suas mãos, moldando-nos, dando-nos forma e transformando-nos segunda a imagem de Cristo. Deus tem o completo controle de todo evento que ocorre em nossa vida. 

Os momentos bons, os maus, os doces, os amargos, os maravilhosos, os horríveis. Às vezes ficamos frustrados. Levantamos pela manhã esperando ter um grande dia e as coisas parecem desandar. Chegam desilusões, ficamos desencorajados, às vezes amargos com Deus, perguntando “porque isso aconteceu comigo, porque isso entrou na minha vida.” O que Senhor está fazendo?

O problema é que temos a tendência de focar apenas na roda. Tiramos os olhos do oleiro. Se dermos a Deus tempo e confiarmos nEle para fazer o melhor, Ele tomará todas as coisas que acontecem em nossa vida e fará algo grande e maravilhoso.

Em Romanos 5:8 diz: Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter enviado Cristo  para morrer por nós, sendo nós ainda pecadores. Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos por Ele salvos da ira.

Isto é, mesmo antes de crermos nEle, enquanto vivíamos nossa própria vida sem se importar com seu amor, Ele enviou Jesus nos amando primeiro, agora estamos reconciliados com Ele para a vida. Por esse motivo Ele vai trabalhar em nós, como um pai o faz para gerar no filho um caráter correto, para que o filho seja frutífero, para que ele construa uma história que perdure por gerações, Ele quer que este filho esteja seguro e feliz.

Deus te ama, Ele enviou Jesus Cristo para te resgatar, para te salvar, Nunca tire os olhos de Deus, confie nEle e o mais Ele fará na sua vida, tenha sempre a Jesus Cristo como Teu Senhor e Salvador. Amém! Continua…

Compartilhar: Você já percebeu que existe áreas na sua vida que precisam mudar? Já percebeu Deus trabalhando em você? Ou o que esta palavra falou forte hoje na sua vida?

Amamos você!

 

Apóstolos Eliezer e Zenita 

Imprimir