Guardar o coração – Parte I

Provérbios 4: 23; Lamentações 3:21

O Salmos 30:12 diz que não podemos deixar a nossa alma no silêncio, é preciso se expressar como sinal de cura. Em Isaías 26:9 revela que é na alma e coração que está o desejo, vontade, decisão diligência, é no coração e na alma que se expressa o desejo e a busca diligente por Deus.

O texto Bíblico que lemos hoje diz que de tudo o que se deve guardar, primeiro devemos guardar nosso coração, pois dele procedem as fontes da vida. Tudo o que eu preciso para vencer e ser feliz estão no coração, então eu preciso protegê-lo, não posso deixá-lo ser contaminado, pois nele está a fonte para a vida que regerá minha história. Jesus disse que a boca fala àquilo que está no coração, a bíblia diz que da minha boca procede à vida ou a morte, a paz ou a guerra e se eu controlar a minha língua, controlarei também todo o meu corpo.

Segundo o profeta Jeremias, devo trazer à minha mente aquilo que me dá esperança, e sabemos que aquilo que eu penso, desce para o coração e aquilo que desce ao coração se torna parte de mim, por isso aquilo que sou será expresso pelo meus lábios e atitudes. Segundo este princípio espiritual; as minhas palavras e atitudes são resultado daquilo que sou e aquilo que sou é resultado daquilo que deixei entrar no meu coração.  

Este texto mostra que existem coisas que devemos guardar, fica evidente que devemos guardar coisas boas e descartar as ruins; devemos guardar coisas que nos dê esperanças, alegrias, paz, cura, prosperidade, estabilidade, etc. Devemos guardar também nossa vida espiritual, nossa Alma, nossa fé, nosso casamento, nossos filhos, ministério, família, etc.

Quando entregamos a nossa vida ao Senhor Jesus, nascemos de novo, nossa vida foi transformada e algo bom e novo surgiu dentro de nós, a verdade para vida eterna foi revelado e eu me tornei uma nova pessoa.  Jesus Cristo disse que todo aquele que nEle crer, surgirá dentro desta pessoa uma fonte viva que começará a jorrar, nós cremos em Jesus Cristo como Senhor e salvador, então há um rio de vida dentro de nós!

Tudo o que eu preciso para vencer e ser feliz está no coração, então eu preciso protegê-lo, não posso deixá-lo ser contaminado, pois nele está a fonte para a vida que regerá minha história.  Sem sombra de dúvidas, esta é uma questão absolutamente resolvida no plano de Deus para nós. O nosso coração é o lugar das nossas conquistas ou dos nossos fracassos, das nossas alegrias ou das nossas tristezas, por isso devemos protege-lo para não sermos roubado no propósito de Deus para nós!

Pensando assim o Senhor nesse texto específico nos orienta a guardar o nosso coração. Isso porque o nosso coração possui uma chave que só pode ser acionada de dentro para fora! Ninguém pode violá-lo, nem mesmo do diabo consegue. Em apocalipse 3:20 diz que Jesus está batendo na porta, se eu abrir Ele entra e tem comunhão comigo, se eu não abrir ele ficará do lado de fora da minha vida.

O diabo é sutil, ele vem com enganos e mentiras para que sem apercebermos, abramos a porta do nosso coração para ele entrar. O pecado tem sido a chave para o maligno ter acesso ao nosso território. O pecado vem de mansinho e aos poucos vamos nos acostumando e dando lugar para ele entrar. Precisamos guardar o nosso coração para não deixarmos entrar nenhuma raiz de amargura e nenhum nível de pecado, mas precisamos guardar sempre a Palavra do Senhor em nosso coração.

 A tristeza sempre tentará acionar o nosso coração, ela é inimiga do ser humano, mas é um sentimento que revela que algo não vai bem, que demonstra o estado emocional de alguém em determinado momento que se não for revertido, poderá levar a depressão. Para aqueles que conhecem a Cristo, é um termômetro para tomada de decisões. As tristezas apagam rostos, fecham sorrisos, empalidecem espíritos e esgotam forças. Mas graças a Deus, em Cristo Jesus isso tem solução!

Ter a Palavra de Deus em primeiro lugar nas nossas vidas é a única alternativa viável, real e verdadeira para mudar tal realidade, mesmo quando a tristeza é legítima por ter sua fonte em uma perda que estava fora do nosso controle, Deus sempre agirá para nos consolar e restituir nossa alegria. Isto se dá fundamentalmente porque Deus e sua vontade são perfeitas para nós, e isso se torna geradoras de tranquilidade e paz, são alicerces da alegria. Nas confusões e inquietações, o coração não consegue sorrir. É na clareza do querer divino que encontraremos segurança, paz e alegria interior.

Meditando nestas coisas tenho chegado à conclusão de que é impossível vivermos os desafios de uma vida com Deus, de uma vida familiar equilibrada, de um ministério frutífero e prospero, sem  desenvolvermos comunhão uns com os outros; porque o nosso coração de onde procedem as fontes da vida, precisa ser protegido, e sozinhos teremos dificuldade de cumprir este papel.

Assim sendo, precisamos com urgência, desenvolvermos essas estruturas que nos permita: prestar contas, uns aos outros! Ninguém pode viver sozinho, não podemos viver em uma ilha ou construir muros ao nosso redor, se o fizermos estaremos isolados e isso é ruim, seria lutar contra a sabedoria!

A nossa independência nos causará mais prejuízos do que acertos. Nenhuma independência pode ser vivida de maneira absoluta: precisamos uns dos outros! O caminho segundo o modelo de Cristo é o discipulado e sua base está no relacionamento, e relacionamento gera consolidação e consolidação gera firmeza, estrutura, estabilidade, constância, segurança e proteção.

É aqui na célula começa esse processo na nossa vida, aqui é lugar de comunhão, aqui é lugar de alegria, aqui é um lugar onde conhecemos e convivemos com pessoas especiais, é aqui aprendemos o caminho do discipulado. Precisamos ser discípulos, ter alguém que nos seja modelo, que esteja cuidando de nós com a finalidade de proteger nosso coração. Da mesma forma precisamos também refletir na vida de outros sendo modelo para eles, isto é, ser apascentado para apascentar, ser discípulo para discipular.

Existem muitas revelações na bíblia sobre a igreja: A igreja como a noiva de Cristo, a igreja como servo, a igreja como corpo de Cristo, a igreja como filho de Deus; mas a revelação mais desafiadora é a igreja como Corpo! Pois quando entendemos a exigência desta revelação, nos tornamos dependentes uns dos outros, aprendemos a conviver! Esta revelação manifesta o poder de Deus na nossa vida através dos ministérios, dos dons da graça e dons do Espírito Santo!

Precisamos desenvolver relacionamentos profundos e de confiança com os nossos discípulos; orando e meditando na Palavra juntos, tomando café de vez em quando, batendo um papo sobre vários assuntos em casa, na rua, na churrascaria ou em um lazer. Isso é fundamental à vida e ao ministério!

Se deixe ser discipulado, seja acessível e queira refletir como espelho sua fé, fidelidade, amor, confiança e alegria na vida de outros. Sabemos que ensino o que sei, mas reproduzo o que sou. Somos filhos de Deus rendidos ao amor de Cristo, focados em um futuro seguro, perfeito e eterno. Aleluias! Continua…

Compartilhar: como está o seu coração? Você tem conseguido guardar o seu coração? Ou, o que esta palavra falou fundo em você?

Deus te abençoe

Apóstolos Eliezer e Zenita 

Imprimir