Competência, Credenciais e Caráter

Deus é o autor da vida e esta vida está dentro de nós por meio de Cristo nosso Senhor. Somos compostos de três partes e cada uma delas tem necessidades para serem supridas. A medida que somos alimentados pela Palavra de Deus, crescemos e somos transformados e, quantos mais perto estivermos dEle, mais de Sua vida fluirá sobre nós.

Nascemos para sermos influenciados pelo Senhor através da Sua Palavra e comunhão com Ele e, isso se dá através de relacionamentos firmados em um discipulado onde a vida de Deus se faz presente. A finalidade é para influenciarmos outros, todas as pessoas são influenciadas e influenciam outras, uma em uma medida maior e outros menor.

Isso fala de liderança, seja em casa, igreja, célula, trabalho, escola, casamento, etc. É preciso liderar com vida, é preciso viver essa vida para que ela transborde e contagie outras pessoas.

O apóstolo Paulo instruiu seu discípulo Timóteo da seguinte forma. Ninguém despreze a tua mocidade, mas sê um exemplo para os fiéis na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza. Até que eu vá, aplica-te à leitura, à exortação, e ao ensino." (I Tm 4:12,13)

A sociedade hoje dá pouca importância para as coisas importantes da vida, ser correto e justo depende do momento, neste terceiro milênio não existem coisas que são mais desafiadoras e mais negligenciadas do que o caráter. Muitas vezes o resultado está focado apenas no desempenho, o sucesso e o status de alguns, parecem ser a coisa mais importante da vida. Precisamos sempre nos lembrar e não podemos nos esquecer de que o caráter reto ainda conta, e muito.

Infelizmente em nossa cultura o caráter está cada vez mais desvalorizado. Existem pessoas que têm buscado como requisito para uma liderança eficaz apenas credenciais. Mas, por mais importantes ou necessárias que elas sejam, não são tudo, pois o fundamental é ter e ser um bom caráter.

Para liderarmos a família ou situações na vida com êxito, por exemplo, é necessário ter um caráter bem firmado nos conceitos do Reino de Deus, assim como tudo que vamos realizar e que queremos alcançar vitória.

O mundo corporativo e capitalista é um universo de credenciais que em muitas situações, estão acima do caráter e o desempenho está acima das coisas essenciais da vida, como Deus, casamento, família, amigos, companheirismo, fidelidade, ética, etc. Temos aprendido que não é isso que conta para Deus.

O caráter é o item principal na vida de uma pessoa, de um líder, do marido e esposa, dos pais e filhos. O caráter é transferido a outros, ele é usado por Deus para transformar pessoas. Todo líder que possui potencial e unção de Deus, mas não possui caráter está caminhando rumo à catástrofe.

O mundo como disse o Senhor Jesus jaz no maligno, hoje as pessoas não levam mais em conta o que você é como ser humano, mas levam em conta o que você tem e quais são os títulos que você possui em seu currículo, ou seja, o que você pode oferecer. Em Romanos 12:2,3 diz que não podemos nos conformar com este século, nós, filhos de Deus, não podemos ser como o mundo que ignora os princípios divinos, afinal, vivemos em Cristo para fazermos a diferença, então, não podemos colocar as credenciais acima do caráter, em hipótese alguma.

  1. Credenciais e Caráter
  • As credenciais fazem-nos ser recebidos pela porta da frente, por outro lado o Caráter nos mantém nesta porta. Existem pessoas que conseguem uma boa posição na vida, mas não permanecem por muito tempo, pois lhes faltam o caráter.
  • As credenciais impressionam e geram amizades superficiais, mas o Caráter reto causa impacto nas pessoas levando-as a refletir sobre o certo e o errado, quem tem caráter atrai Deus e as pessoas para si.
  • As Credencias são esquecidas, com o tempo passa, mas o caráter é transferido de marido para esposa, de pai para filho, de líder para liderado, etc.
  • As credencias são intransferíveis e quem se apega a isso se torna orgulhoso e insensível, por outro lado o caráter motiva as pessoas a mudarem de vida, é transferível e multiplica nos relacionamentos.
  • As credenciais distanciam-nos dos outros e o caráter aproxima-nos daqueles com quem convivemos gerando relacionamentos de confiança e companheirismo.
  • As credenciais não serão levadas em conta diante do Senhor, por outro lado o caráter é forjado no relacionamento com Deus em Cristo Jesus nosso salvador.
  • As credenciais são adquiridas à parte, às vezes por interesses ou com esforço e abnegação que até compromete a família, por outro lado o caráter é aprofundado e desenvolvido em meio às crises. Muitas vezes o deserto e as crises são ferramentas usadas por Deus para gerar em nós um bom caráter.
  • As credenciais tem sua importância, pois abre possibilidades, mas são de pouco valor, por outro lado, o caráter possui valor fundamental. Aprendemos aqui que credenciais mais caráter é a chave para o sucesso e prosperidade em todos os sentidos, pois reflete a característica de Cristo em nós.

Nosso estilo de vida reflete nosso passado, e este gerou nosso caráter, agora, nosso temperamento revela aquilo que somos por dentro. As qualificações de um líder ou de alguém de sucesso e êxito falam da maneira como ele vive. As credenciais não são valorizadas e reconhecidas por muito tempo. O caráter sim, pois ele é a expressão do nosso viver diário com Deus nosso Pai e, esse viver reflete o caráter dEle em nós.

  1. Ensinamos o que sabemos, mas reproduzimos aquilo que somos

Vejamos o caráter em relação a áreas especifica que precisam ser atingidas:

  • Precisamos viver de tal forma que as pessoas vejam Cristo em nossa vida;
  • Devemos falar sempre a verdade independente da situação;
  • É fundamental viver de forma que agrade mais a Deus do que aos homens.

O apóstolo Paulo chamou Timóteo a comprometer-se em viver a Palavra todos os dias de sua vida e não permitir jamais que as pessoas o desprezassem apesar de sua juventude. Ele disse: Timóteo, torna-te padrão dos fiéis, essa é a forma de ser aprovado e respeitado por todos:

  • Precisamos ser padrão na palavra. O nosso modo de falar nos denuncia – Mateus 26:73b;
  • Precisamos ser padrão no procedimento. Isso fala da nossa conduta, veja como vives;
  • Precisamos ser padrão no amor. Tratar as pessoas como Cristo nos trata;
  • Precisamos ser padrão na fé. Nossas ações, palavras e orações denunciam nossa fé, é necessário confiar sempre no Senhor independente da situação;
  • Precisamos ser padrão na pureza. No sentido de não se permitir desvirtuar com as coisas deste mundo.

Que você possa viver de forma que sua vida seja um exemplo para a família, os amigos, discípulos,  companheiros e fiéis em Cristo.

Falamos na célula Nesta semana que temos a falsa ilusão de que a vida vai demorar a passar e, quando percebemos a vida já passou e muitas coisas importantes e valiosas ficaram para traz! Muito tempo perdido com abatimentos, desânimos, depressões, trabalho, etc. Em Eclesiastes 12 diz que devemos lembrar-nos do nosso Deus já na juventude, pois sem Ele estaremos cegos e limitados para as coisas fundamentais da vida. Com Ele somos felizes!!! 

Lembre-se, reflita: A competência gera credenciais e, caráter gera identidade!

Identidade fala daquilo que você é! Me diga, Quem é você? Quem você representa?

Qual sua rota e qual é o seu foco nesta vida?

 

Ap. Eliezer

Imprimir