Salmos 19:7-10
Esta é a última parte do estudo Proteja a sua alma. Aprendemos que para que isso ocorra é essencial cumprirmos os Princípios Bíblicos. Na semana passada, vimos o texto descrito em I Pedro 2:11 que traduzido quer dizer: Queridos irmãos, lembre-se que aqui na terra somos apenas peregrinos, a vida na terra é passageira, por isso fuja das paixões da carne que fazem guerra contra a sua alma.
Aqui vemos um decreto, em outras palavras está dizendo: remova o monstrinho que ainda mora dentro de você, pois estes monstrinhos lutam contra a sua alma para feri-la e traumatiza-la. Percebemos que quanto mais experiência tivermos em vencer os limites da alma, uma guerra nova virá, ou seja, sempre teremos um novo degrau a subir. Tudo para que você seja aprovado no novo teste e assim possa receber mais de Deus na sua vida.
Vejamos três áreas nas quais precisamos vencer os monstros da alma:
1. Atitudes. Os monstros podem estar nas atitudes diárias de uma pessoa, principalmente de um líder. As atitudes denunciam o dia a dia. Elas são automáticas. Às vezes, é tão desleal a forma como um líder trata o outro! Vemos tantas coisas que não deveriam ocorrer no meio do povo de Deus. Porém, quando não vigiamos, esses monstrinhos da alma resistem aos ensinamentos da Palavra e assumem o controle das nossas atitudes.
Chega um momento que, se for necessário, Deus nos expõe, para que sejamos curados. Porém, no processo de cura, se você se permitir ser tratado, não ficará um argumento sequer. Você já notou que quando os escândalos surgem é um atrás do outro? É o efeito pipoca: quando estoura um milho, na sequência, estouram todos! A estufa é a mesma para todos os milhos, mas uns estouram antes dos outros. Quando há argumentos, Deus remove o escudo da vida do líder, até que ele se renda.
Decida hoje começar uma nova quilometragem em sua vida. Faça tudo de maneira certa, busque sempre ter atitudes corretas, pois você conhece a rota, sabe que é difícil, mas é gloriosa! A partir de então, você recomeçará debaixo de uma unção inquestionável.
2. Palavras. Outros monstrinhos da alma são suscitados através de palavras contaminadas que liberamos. Quando você for conversar com alguém, abstenha-se de emitir seus conceitos. Impeça seus pés de serem portadores de notícias ruins. Em vez de ser o portador de uma notícia ruim seja o portador da solução, da resposta que cura e mata a raiz que contamina. Os seus pés são formosos e devem anunciar as novidades do Reino de Deus. Romanos 10:15 diz: “Quão formosos os pés dos que anunciam o evangelho de paz; dos que trazem alegres notícias, que falam novas e boas coisas. ”
A Bíblia chama de maligno o homem que se apressa em levar notícias más. Palavras torpes, imorais, que ferem e contrariam os princípios, são condenadas pela Bíblia. Os monstrinhos muitas vezes são revelados nas palavras que nós emitimos.
As palavras destilam veneno. Jeremias 2:21 fala que podemos ser uma videira boa ou má. “Eu mesmo te plantei como vide excelente, uma semente inteiramente fiel; como, pois, te tornaste para mim uma planta degenerada como vide brava e estranha?”
Já no capítulo 9:3 de Jeremias, diz que a nossa língua vira um arco e, as palavras, flechas venenosas para ferir os íntegros de coração. “Curvam suas línguas como arcos, para atirar suas flechas de mentira. Não dão importância para a verdade; porque avançam de malícia em malícia, vão de um crime a outro e nem se lembram de que Eu existo, diz o Senhor.”
No livro de Tiago, vemos um dos maiores ensinamentos bíblicos sobre a língua, as palavras que o homem profere. Tiago nos ensina que a língua é um pequeno membro, mas muito difícil de domar. Tiago 3:5 diz: “Assim também a língua é um pequeno membro, e gloria-se de grandes coisas. Vede quão grande bosque um pequeno fogo incendeia. ”
Muitas vezes, da nossa boca saem palavras de bênção e de maldição, mas não convém que seja assim. Em Tiago 3:10-12 diz: De uma mesma boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não convém que isto se faça assim. Acaso, pode a fonte jorrar do mesmo lugar o que é doce e o que é amargoso? …Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom trato com as suas obras em mansidão de sabedoria.
Quem governa a sua língua domina todo o corpo e é por isso que devemos cuidar das palavras que proferimos. Em Tiago 3:2 diz: “Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça no falar, o tal é perfeito e poderoso para também refrear todo o corpo”
Precisamos proteger não só a nossa alma, mas também das pessoas que convivem conosco, principalmente os da família. Nada de ofender e ferir as pessoas que amamos com palavras ou atitudes erradas, nada de falar palavrar ofensivas, pois palavras proferidas com ira são como flechas, palavra faladas com amor, respeito e honra são como óleo de unção, são curadoras.
3. Relacionamentos. Outra forma de liberar os monstrinhos da alma é através dos relacionamentos. Muitas vezes, as pessoas agem de forma diferente, de acordo com quem está perto. Por exemplo, um líder pode ter duas equipes: uma quando ele está perto e outra quando está longe. Esses são discípulos que brigam por seus próprios interesses. Eles têm dois comportamentos.
Como é o seu comportamento? Será que é o mesmo diante do seu discipulador, dos seus pais, dos seus irmãos? Não deve haver dois comportamentos, um na frente do nosso líder e outro na ausência dele. Porém, assim é a alma do homem. Mas, Deus não Se agrada de tal atitude e por isso quer nos dar uma alma plenamente tratada, para que tenhamos a mesma postura, onde quer que estejamos. Um discípulo que tem a alma tratada não tem duas linguagens, duas atitudes ou dois conceitos.
Dou graças a Deus, porque existe solução para a nossa alma. Você pode proteger sua alma com a Palavra de Deus. Porém, para isso, é necessário que você esteja preparado para que Deus lhe mostre algumas coisas, alguns problemas que você sabe que existem, outras situações que você nem desconfia… Mas, saiba que os princípios vão denunciar situação após situação.
O monstro e a carne, ou o monstro e a alma devem se divorciar. Cuide da sua alma! Encha-a com a Palavra de Deus. E, no momento do confronto com os princípios, você descobrirá as áreas de fraquezas da sua vida que nunca foram assumidas por acreditar que não existia essa enfermidade na alma. Reconheça as suas debilidades e deixe Deus tratá-las. Participe dos Encontros, congressos, Escola de Líderes, discipulado, cultos e da célula, estes são eventos e lugares de cura e restauração.
A boca de Deus está soprando sobre sua alma, dizendo que a única forma de protegê-la é entregar-se ao conhecimento da Sua Palavra e guardar os Seus princípios. Os princípios irão de encontro aos seus autoconceitos a tal ponto que você dirá: Deus! Não quero essa alma do jeito que está, quero uma alma curada, quero a mente de Cristo.
Peça para Deus: Transforma-me! Deus quer proteger a alma de cada um de Seus filhos, a nossa resposta para Ele precisa ser: Senhor, estou aqui! Cura e Proteja a minha alma!
Fonte: Mir, foi acrescido e feito pequenas mudanças para a realidade IACC
Compartilhar: você identificou qual monstrinho está mais forte dentro de você? Existe alguma área da sua vida que você precisa recomeçar novamente? O que falou mais alto nesta palavra pra você?
Amamos você!
Apóstolos Eliezer e Zenita