Conhecendo Deus Pai

João 14:6-9; Romanos 8:16

Estamos na semana onde se comemorou o dia dos pais, domingo foi o culto da Ceia onde focamos a Palavra e a benção a eles, pois são canais de Deus para nos abençoar. Devemos honrar sempre a Deus e àqueles que Ele colocou sobre nós na terra para nos projetar para o futuro. As pessoas que Deus colocou sobre nós nessa terra, sejam eles nossos pais físicos, espirituais ou nossos líderes, de alguma forma essas pessoas nos influencia ou nos influenciou, e saiba, o coração deles desejam sempre o nosso bem, e se fizeram mal, não foi intencional ou foi inconsciente, pois eles são movidos por amor.

Quando Felipe disse ao Senhor Jesus, mostra-nos o Pai, Jesus questionou, há tanto tempo estou com vocês e ainda não conheces o Pai, quem vê a mim vê o Pai. Jesus estava sempre na presença de Deus, o nosso Pai celeste, em tudo Ele o imitava, Jesus era influenciado pelo Pai ao ponto de ser parecido com Ele. O nosso desejo como cristãos, discípulos e filhos de Deus e sermos parecidos com Ele. Jesus Cristo é o nosso irmão mais velho e também modelo de filho, nEle refletem o caráter de Deus nosso Pai, podemos conhecê-lo na intimidade através do filho, Deus espera que sejamos desta forma, o  Seu reflexo na terra.

Jesus disse: Aquele que vê a mim, vê o Pai.Isto é, O filho é parecido com o Pai. Há tanta gente desejando ser parecida com outras pessoas, porque tem medo de ser quem são, mas nós sabemos o que queremos, queremos ser parecidos com o Senhor, pois isso vai refletir na vida dos filhos e discípulos. O pedido de Felipe expressa a necessidade que temos de termos um pai ou um líder que nos ame e nos oriente. O Senhor Jesus é o modelo para os pais, para os filhos e para os líderes serem parecidos com Ele, e, quem é parecido com Ele é também parecido com o Pai celeste.

A Bíblia diz que quem é filho de Deus é guiado por Ele. O filho é aquele que se deixa guiar, porque aceita ser discípulo, ser ensinado, ser cuidado. Normalmente, o pai tende a estar mais perto do filho mais manso, obediente, atencioso e amoroso, pois este tem a tendência a se aproxima mais dele. Isso não representa, portanto, que esse seja o filho mais amado, mas pode representar o filho que valoriza mais o pai e que prefere mais a sua companhia.

Assim como ocorre na família de filhos preferirem mais a companhia do pai, de igual modo ocorre com Deus. Deus não tem filhos prediletos, mas têm filhos que preferem mais a Sua companhia, amam a Sua presença. Estes oram mais e, consequentemente, são mais abençoados. Que tipo de filhos somos nós?

 A Igreja de Cristo está sendo destraumatizada de tantos conceitos errados que foram injetados em sua alma, estamos sendo curados na essência como pessoas que tem cheiro, cor, pele, necessidades e capacidade de se expressar. O espírito de medo que ainda existe em algumas pessoas que foram destituídas pelo maligno da sua verdadeira identidade, está saindo e estas pessoas estão sendo restituídas hoje naquilo que se perdeu, para que como filhos, tanto de Deus como de homens, saibam, de fato, quem são e o que podem conquistar.

A Bíblia diz, em Romanos 8:16: “O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.” Somos filhos por um testemunho interior que afirma dentro de nós que temos essa essência. O nosso desejo deve ser o de parecer com o Pai. Este deve ser o desejo de todos os homens e mulheres, mas para isso acontecer precisamos ter um referencial, um modelo. Há tanta gente desejando ser parecida com outras pessoas, porque ainda não tem uma pessoa para se espelhar e por isso não sabem direito quem são.

Precisamos mudar os conceitos errados, sejam internos ou externos acerca da nossa vida, nossa família, nosso trabalho, ministério, cidade e nação. Os conceitos que vêm na nossa direção precisam estar em linha com o que a Palavra de Deus diz sobre nós, caso contrário não servem para ser absorvidos.

 No evangelho de João 1:12,13 nos mostra os conceitos acerca de quem de fato somos, pois diz: Mas, a todos quantos o receberam (Jesus), deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome. Quantos aqui já receberam ao Senhor Jesus como seu Senhor e salvador? Se a resposta for sim, então você recebeu poder do Espírito Santo para ser transformado em filho e herdeiro de Deus.

Quando isso acontece, tudo se transforma ao seu redor, sua vida, sua casa, sua família. Não há nenhuma área da sua vida que não possa ser transformada e mudada para melhor. O nosso Deus é um Deus do impossível. Em João 14:6 Jesus disse: Eu sou o caminho, a verdade e a vida e ninguém vem ao Pai senão por mim. Como pode haver uma transformação dentro e fora de mim? Conhecendo a Deus, nosso Pai celeste. Para isso acontecer é preciso se relacionar com Ele. Deus quer se relacionar com você todos os dias. Ele é uma pessoa que te ama muito. Deus quer ter um relacionamento diário contigo, Ele é Pai e quer ver você crescer e prosperar… Todo pai tem esse desejo no coração, ver seus filhos crescendo e prosperando na terra.

 Quatro áreas que devemos refletir como pais e líderes que são patentes em Deus nosso Pai

 1.   A generosidade. As crianças são sempre lembradas do valor das coisas, mas bem poucas vezes seus pais lhes dizem o valor que elas possuem. Precisamos ser generosos em tudo aquilo que fazemos, é preciso valorizar pessoas e não coisas, satisfazendo as necessidades das pessoas. Agrada-te do SENHOR, e ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais ele fará. Sl 37:4,5

 Certa vez minha filha foi atropelada e quebrou a perna, naquela noite deitei ao lado dela desejando que a dor dos ferimentos viesse pra mim, para que ela fosse aliviada. Foi um grande testemunho pra mim, pois ela se acalmou e dormiu. Eu apenas disse: “fique calma, pois papai está com você”. Deus é um pai e Ele faz a mesma coisa conosco, estamos nos braços dEle. Deuteronômio 33:12 diz: De Benjamim disse: O amado do SENHOR habitará seguro com ele; todo o dia o SENHOR o protegerá, e ele descansará nos seus braços.

2.   A afeição dos pais. Se meu filho está sujo eu dou banho nele. Rejeito a sujeira, mas amo meu filho. Assim também é Deus. Costumamos dizer que tivemos um encontro com Deus, mas na verdade é Ele quem nos achou perdidos e sujos pelo pecado, mas Ele nos lavou e muito se alegrou de nos ter achado.

 3.   A atenção dos pais. Poucas atitudes produzem tanto sentimento de valor e importância quanto a atenção. Uma criança que faz um desenho e pinta com esforço, mas é ignorada pelos pais, isso poderá refletir na vida dela que aquilo que ela fizer para Deus também não tem importância. Os pais devem dar atenção a tudo o que os filhos conseguem fazer, mesmo que sejam coisas simples, pois eles estão na medida deles que diante de nós é muito pouco, mas para eles é muito. Imagine àquilo que fazemos que para nós é um grande feito, mas que diante de Deus é muito pequeno. Deus sempre valoriza àquilo que fazemos, é por isso que você está aqui, Ele quer que você saiba disso, pois te ama muito.

4.   A aceitação dos pais. Nosso mundo é um lugar onde a aceitação é condicionada pelas realizações:  Como ser o titular do time, o primeiro da classe, ser bonita, ter dinheiro, etc. O amor de Deus é incondicional. Deus nos ama por aquilo que somos e não por aquilo que temos ou fazemos. É a nossa fidelidade, fé e perseverança em andar com Ele que nos aprova. Sofonias 3:17 diz: O Senhor, teu Deus, está no meio de ti, poderoso para salvar-te; ele se deleitará em ti com alegria; renovar-te-á no seu amor, regozijar-se-á em ti com júbilo. Ele não espera você ficar perfeito e maduro para te aceitar, Ele o faz agora!

 Toda sua vida foi para realizar e competir. Mas lembre-se apenas que Deus ama você de forma incondicional. Não se preocupe se seus pais não foram perfeitos. Ninguém é.  Quero aqui apenas lembrar que Deus nos deu a nós pais, filhos, líderes, discípulos e discipuladores um grande ministério: focar naquele que Ele colocou para cuidar de nós, e, demonstrar aos filhos e discípulos o caráter de Deus conduzindo-os sempre a Sua presença, a viverem uma nova vida.

Você tem certeza de onde você vai passar a eternidade? Deus enviou Jesus a este mundo para que aquele que nele crer, não pereça, mas tenha a vida eterna. Essa qualidade de vida começa aqui e se tornará plena na eternidade. Um dia estaremos com o nosso Pai Celeste, com o nosso Senhor e irmão maior Jesus Cristo, e com o consolador amado, nosso guia presente em nossa vida hoje, O Espírito Santo, Ele é Deus em nós.

 Compartilhar: Você já parou para pensar qual o presente que mais agradaria seu pai, seu líder e seu discipulador? E você que é pai, líder e discipulador, qual seria o presente de seus filhos que te agradaria mais? E falando de Deus nosso Pai, qual seria o presente que lhe agradaria e alegraria o Seu coração?
 
Um beijo no coração!
 
Apóstolos Eliezer e Zenita

Imprimir