Deus é Pai

II Coríntios 1:3; Romanos 8:15,29; Gálatas 1:3-5; Efésios 1:3; 4:5,6 

Estamos na semana em que se comemora o dia dos pais e é uma ótima oportunidade de reflexão. Pai é um instrumento de Deus na vida dos filhos para comunicarem uma identidade abençoada. Deus planejou que através da paternidade seja formada em nós uma estrutura integral que nos leva a ter uma vida adulta ajustada, madura e equilibrada. Quando um pai cumpre o seu papel de sacerdote na família junto com a sua esposa, nascem pessoas com personalidades produtivas, com caráter curado e alma resolvida.

Através da verdadeira paternidade vivenciamos um processo de amadurecimento que inclui o desenvolvimento espiritual, emocional e físico. Só podemos de fato experimentar uma vida adulta madura e temperamento saudável quando experimentamos a paternidade segundo o modelo de Deus.

Através da paternidade nós somos modelados, ensinados e formados para se relacionar conosco mesmo e com o próximo. Deus quer curar toda a terra e isso vai começar pela Família. Nesse contexto, o homem, na posição de sacerdote, tem como dever implantar os princípios divinos no seu lar, permitindo que Deus converta o seu coração junto com a sua esposa e na sequencia o coração dos filhos.

As atitudes desse homem como servo do Senhor, com coração convertido, edificarão sua Família e a sua esposa não terá dificuldade de cumprir o seu papel de sacerdotisa dentro do lar, o contrário também é verdade, a esposa cumprindo o seu papel de mulher de Deus dentro do lar, seu marido será alcançado e impulsionado a cumprir o seu papel de sacerdote. Os gestos do marido, a atenção dispensada, o amor, o carinho, o zelo e a cobertura dispensados aos filhos e à esposa são fatores que diariamente tornarão visível sua posição de sacerdote, levando sua Família a uma completa edificação. 

Orientamos aos pais (marido e mulher) dizendo que Deus os colocou como sacerdotes do seu lar todos os dias. Não sejam negligentes quanto à função sacerdotal. Cuide dos seus filhos. Ame-os. Discipline-os. Invista tempo com eles. Ensine-os a amarem ao Senhor e a guardarem os princípios da Sua Palavra.

Uma das funções mais gloriosas da família são a geração e a formação de filhos. Num lar cristão, filhos são discípulos, são como flechas na mão do guerreiro. Em outras palavras, Deus espera que os pais preparem e projetem seus filhos nos alvos estabelecidos por Ele, como discípulos bem formados. "Que nossos filhos sejam, na sua mocidade, como plantas viço­sas, e nossas filhas, como pedras angulares, lavradas como colunas de palácio".

Em Provérbios 1:7 vemos que o princípio da sabedoria é o temor do Senhor, assim como a insensatez é qualidade própria de mentes confundidas por Satanás. Vivemos num tempo onde os conceitos de família estão se deteriorando, gerando uma inversão de papéis e valores.

No mundo, a adolescência e a juventude são chamadas de "fase da rebeldia" e a confusão é tal que o comportamento rebelde é tido como normal e aceitável. Deus, entretanto, estabeleceu prin­cípios para toda a família. Ele ordena que os filhos vivam em obediência e submissão aos pais, para que haja um relacionamento amoroso no ambiente familiar. Isso denota inteligencia e temor.

Este tema acima são princípios e verdades que definem futuro e restauram famílias, são verdades que precisam ser lembradas e relembradas a todo instante, para que não esqueçamos nunca que tanto pais, como filhos são importantes para Deus, pois Ele instituiu a família para gerar uma sociedade equilibrada e solidificada no amor, na honra, na moral, no respeito, na obediência e lealdade, uma sociedade curada, com pessoas de caráter pautado na Palavra, com a natureza do Pai celeste onde não há variação e nem dúvida.

Uma das revelações mais maravilhosas da Bíblia é que Deus é nosso Pai. Em que você pensa quando ouve a palavra “Pai”? Pensa logo em provisão, afeto e ternura? Ou a palavra “Pai” pinta outros quadros para você?

Deus se revela a si mesmo como um Pai gentil e perdoador, intimamente envolvido nos mínimos detalhes de nossa vida. Creio que Deus criou a família para que ela fosse uma forma dele revelar-se a cada ser humano, para que cada ser humano tivesse uma imagem correta dEle.

Já pensou porque Deus fez o homem segundo a Sua imagem e semelhança colocando da Sua essência nele? Sem Deus estamos incompletos, somos dependentes dEle no espírito, na alma e no corpo. Deus nos projetou para crescermos até chegarmos a idade adulta e assim sermos capazes de tomar decisões de andar com Ele, servindo-o com entendimento e convívio familiar. Você já pensou porque as pessoas já não nascem independentes como a maioria dos animais?

É na família que começamos a entender o coração paterno e amoroso de Deus. Sua vontade é que possamos ver seu amor revelado através da ternura, da disciplina e da misericórdia dos pais.  Muitos têm sofrido rejeição e sido magoados em suas famílias. Se esta foi a sua experiência talvez lhe seja difícil ver Deus como ele realmente é, mas nEle toda magoa, rejeição e vazio é resolvido.

No evangelho de João 3:16 diz: Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Em Romanos 8.29 diz: Porque os que dantes o conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. Isso significa que nós a igreja somos a família de Deus, que somos irmãos de Jesus, nosso irmão maior que veio nos buscar e assim nos levar a casa do Pai.

Em João 14:1-6 diz: Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito; vou preparar-vos lugar. E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos tomarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também. …Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.

Nosso destino é a casa do Pai celeste no Céu, isso é o clímax do projeto dEle e é o nosso anseio, pois em Jesus temos o acesso a Deus e nEle temos a salvação. Mas enquanto este dia não chega devemos servi-lo na terra com todo o nosso coração, pois Ele se importa conosco. Esta célula é uma parte importante do Corpo de Cristo a igreja e é lá que somos instruídos, cuidados e treinados para reproduzir o amor de Cristo às pessoas, lá somos amados e aperfeiçoados.

Deus te deu uma família física, sua casa, Ele também te deu uma família espiritual, a igreja, a casa dEle, sua e nossa casa, casa do Pai. Em ambas temos pais e é importante valorizá-los, pois estes são autoridades dadas por Deus para nos abençoar. Você nasceu em uma família e seu pai é uma pessoa importante tanto quanto a sua mãe, valorize-o, ame-o e honre-o, pois existe uma promessa de longevidade e prosperidade para Àqueles que assim o faz.

Caso teu pai já tenha partido deste mundo, seja grato pelo tempo em que ele esteve com você, se seu pai não conseguiu suprir sua vida em suas necessidades, Deus Pai suprirá esta falta, mas independente disso, seu pai é ou foi alguém importante na sua vida e domingo é dia de honrá-lo, pois neste se comemora o dia dos pais, embora dia dos pais como das mães, deve ser todos os dias e neste eles devem ser honrados. Domingo as 18:00 horas é a Ceia do Senhor e dia de orar e abençoar os pais, venha participar!

Compartilhar: o que esta palavra falou ao seu coração, o que lhe acrescentou?

 
Amamos você!
 
Apóstolos Eliezer e Zenita
 

 
Imprimir