Tema : A Visão de Israel e a Visão M12

Deuteronômio 18 : 9 e 14

Neste texto Deus exorta o povo de Israel, que ao entrar na terra de Canaã, não se contaminasse com os costumes das nações pagãs que ali habitavam. Apesar da exortação, Israel misturou-se com aquelas nações e perdeu com isto, muito de suas características espirituais, sofrendo por isso várias más consequências. (cativeiros no Egito, Babilônia e Roma).

Num paralelo espiritual, a Igreja de Jesus ao conviver com as nações as quais fora enviada, também assimilou suas culturas, (idólatras) perdendo com isto, parte da sua visão e da sua força. Deus que é restaurador de todas as coisas, está neste tempo profético, restituindo a visão a sua igreja.
O Senhor está nos chamando de volta a nossa origem espiritual terrena, para que possamos recobrar toda unção e bênçãos perdidas.      

Isaías 2 : 2 e 3 diz:  Nos últimos dias, acontecerá que o monte da Casa do Senhor será estabelecido no cume dos montes e se elevará sobre os outeiros e para ele afluirão todos os povos.      

Irão muitas nações e dirão: Vinde e subamos ao monte do Senhor e à casa do Deus de Jacó, para que nos ensine os seus caminhos e andemos pelas suas veredas, porque de Sião sairá a lei e a palavra do Senhor, de Jerusalém. 

Estamos vivendo o cumprimento desta profecia. É uma chamada divina para “Israel" (uma geração que volta para Deus). Nesta volta, a igreja está sendo restituída de tudo que por promessa lhe pertence : a revelação, a unção e as bênçãos.

Para vivermos isto, o primeiro passo é entendermos a relação de Deus com Israel.   Deus ama a nação de Israel e quer que sua Igreja, a ame também.   

Em Êxodo 4 : 22 o Senhor diz : Israel é meu filho, meu primogênito (se recusares deixar ir o meu filho, para que me sirva, eu matarei o teu primogênito). Israel é a nação primogênita entre todas as nações e o Senhor tem grandes zêlos de Sião.   

Isaías 60 : 12 diz:  Porque a nação e o reino que não te servirem perecerão, sim estas nações serão de todo assoladas. (Jamais entraremos na plenitude de Deus se desprezarmos Jerusalém).

  Salmo 132 : 13 diz: Pois o Senhor escolheu a Sião, preferiu-a por sua morada. Este é para sempre o lugar do meu repouso, aqui habitarei pois o preferi.

         Devemos amar, servir e abençoar a Jerusalém, pois ela é a origem da igreja e também o seu destino. Ap. 21 : 9 diz que a igreja que cumprir o propósito de Deus na Terra, será aprovada como esposa do Cordeiro e habitará com Ele na Jerusalém Celestial (uma cidade com 12 portas e uma muralha de 144 côvados ).        

Vamos, porém olhar para a Jerusalém terrena porque nela, uma outra profecia está se cumprindo nos dias de hoje. Israel está voltando dos 4 cantos da Terra para habitar na sua própria terra.      

  Isaías 43 : 6 diz: Direi ao norte entrega e ao Sul não retenhas…trazei meus filhos de longe e minhas filhas das extremidades da Terra.       

 Num paralelo espiritual, Israel está voltando para casa e a Igreja também. Qual a importância desta volta? R. A medida em que retornamos, vamos resgatando a essência, a fecundidade e força da igreja de Atos. (uma igreja em células no modelo dos 12). Este resgate se dá em três áreas que identificam a Visão M12 como uma Visão contida na Visão de Israel.        

 1ª área de resgate : A fé.

A genuína fé é aquela que se apóia nos princípios da palavra de Deus. Vivermos a Visão de Israel abre o nosso entendimento, remove véus dos nossos olhos espirituais, nos dando acesso a um nível mais profundo de revelação ( sêlo da autoridade).       

 A revelação transforma a nós e ao nosso estilo de vida. Por exemplo : Ide e fazei discípulos sempre esteve escrito em nossas bíblias, mas só enxergamos isto, quando Deus nos deu a revelação.       

 Quando isto aconteceu, deixamos a fé humana e recebemos a fé divina, saímos da religiosidade e entramos no mover do Espírito, paramos de edificar templos e passamos a edificar vidas.       

 A revelação resgata princípios perdidos, que nos levam ao cumprimento integral das promessas. A obediência ao Ide de Jesus, atrai as bênçãos decorrentes da obediência, prometidas em Dt. 28.     

   Israel não tem ainda não ainda a experiência do nascer de novo, mas é sustentado pelos princípios que guarda Ex. Os dízimos, as primícias, o Shabath.       

  2ª área de resgate : A família ( a célula principal ).

   Todos repitam : Israel é uma referência de família. É o país com o menor índice de divórcios na Terra.         

 Israel ao longo dos séculos foi preservado de sua dispersão e de seu massacre, por conservar duas características :

1.      Sua relação com o Deus Único.

2.      A relação através da célula familiar, que resguardou a identidade cultural e religiosa de Israel (Ex. o Shabath)       

 Durante toda história de Israel vemos a força das células familiares. Ex. No êxodo cada família deveria compartilhar um cordeiro. Era já, uma alusão profética às células que fazemos hoje, onde compartilhamos o Cordeiro de Deus, através de sua palavra.      

   Em toda incursão administrativa de Israel, estavam envolvidos na liderança os chefes de família e suas casas. ( Ex. Josué, as 12 tribos ).      

   Satanás por conhecer a importância da família, no projeto de Deus, tenta desestabilizá-la, mas por intermédio de Abraão, o Patriarca de Israel, está a benção do Senhor determinada para todas as famílias da Terra. ( Gn. 12 : 3 ).      

  Também em Ap. 22 : 2 as células aparecem como uma estrutura espiritual, através da qual será processada a cura dos povos. As células de hoje, são uma expressão de resgate do ambiente familiar, através da paternidade e da maternidade espiritual de um casal de líderes.       

O avivamento na Igreja só será possível, se primeiro houver avivamento na família.    

3ª área de resgate : A Visão da Igreja.      

  Quando olhamos para Jerusalém vemos não só a origem das células, mas também do modelo dos 12, o fundamento apostólico estabelecido por Jesus, para governar espiritualmente a Igreja e as nações.       

 Jesus formou 12 discípulos, que vieram a ser 12 líderes, que se transformaram nos 12 apóstolos do Cordeiro enviados por Ele as nações.       

 Temos sido ( por revelação ) devolvidos à estrutura do discipulado,  e por fim ao manto apostólico, que é o maior nível de unção para conquista, multiplicação e governo, dado por Jesus a sua igreja.        

Quem ama a Israel, governa com Deus. A Bíblia diz para não removermos os marcos antigos, e nesta perspectiva, Israel é o marco inicial, foi lá que tudo começou e lá também, tudo terminará quando o Israel natural e o espiritual ( a Igreja forem um só povo ).        

Há três maneiras de demonstrarmos verdadeiramente nosso amor por Israel :

  •  Orar          Sl. 122 : 6.      Orai pela paz… Sejam prósperos;
  •  Visitar      Is. 40 : 1          Consolai, consolai…
  •  Ofertar.    Gn. 12 : 3        Abençoarei os que te abençoarem…     

ançar o propósito da oferta. Orar pela paz de Jerusalém e para que o Senhor abra os olhos da Igreja para Jerusalém. Faremos uma oferta e enviaremos para ser entregue na festa dos Tabernáculos.

Ap. Fábio Abbud

 

 
Imprimir