Livre de verdade pela verdade

Êxodo 3:10 a 12

Acabamos de celebrar a Páscoa e aprendemos que seu significado é libertação. Assim como Moisés libertou Israel do jugo de faraó, Jesus veio para libertar o homem do jugo do maligno juntamente com o  pecado. Desde o momento em que uma pessoa recebe Jesus como seu Senhor, ela tem seu espírito liberto da condenação do pecado e da morte espiritual, pois ela recebe em si mesma a vida de Jesus (nasceu de novo e foi salva).
 
Ter a vida de Jesus é o primeiro estágio dentro de um processo gradativo de libertação. Quando entregamos a nossa vida ao Senhor Jesus recebemos imediatamente a salvação, porém o processo de libertação é gradativo. Por isso encontramos muitos cristãos que tem vida no espírito, mas ainda estão cativos em alguma área das suas vidas.
 
A liberdade plena depende de dois fatores fundamentais. Primeiro: Sermos de Cristo. Segundo: Vivermos pelos princípios de Deus descritos em Sua palavra. Um depende do outro, ter Cristo e guardar os princípios eternos nos garante uma vida e vida em abundância.
 
Para cada área onde há necessidade de libertação, há um princípio de Deus a ser aplicado. No evangelho de João 8:32 diz: “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.” Conhecer aqui representa mais do que tomar conhecimento. Conhecer é ter a revelação desta verdade e “experimentá-la” através de praticar os princípios descritos na Palavra de Deus.
 
Aqui estão alguns exemplos de princípios que se vividos geram libertação!
·        Ex1: O princípio do arrependimento leva a libertação espiritual neutralizando a ação do maligno.
·        Ex2: O princípio do perdão leva a libertação da alma, gerando paz, cura emocional e física.
·        Ex3: O princípio da oração e jejum leva a libertação de opressões malignas e obras da carne.
·        Ex4: O princípio dos dízimos, ofertas e primícias leva a libertação financeira e prosperidade.
·        Ex5: O princípio da obediência leva ao fim a rebeldia e a conquista de novos territórios.
·        Ex6: O princípio da lealdade e da honra liberta da soberba e livra da queda levando para novos níveis, abrindo novas portas e ampliando àquelas já conquistadas.
 
Se os princípios não forem conhecidos, não poderão ser aplicados e se não forem aplicados não haverá libertação. Em Oséias 4:6 diz: “O meu povo sofre porque lhe falta o conhecimento”. (Deus repreende aos sacerdotes que não ensinam o povo). Daí o nosso dever de, como sacerdotes e líderes, ensinarmos sempre! Porém só haverá autoridade e unção para ensinar aquilo que praticamos.
 
Deus, porém hoje quer nos falar de um nível mais profundo de libertação do jugo de um deus oculto que está à frente da mais nociva “religião” deste tempo:
 
O deus ego, o deus do egoísmo.
 
Nosso maior desafio hoje na igreja de Cristo é levar o povo a deixar seu estilo de vida egocêntrico para servir a Cristo. A vida individualista é oposta a essência do evangelho que é o amor, a entrega e o serviço. Muitos cristãos já têm experimentado a libertação de Deus na área emocional, física (curas), material, mas ainda estão cativos de sua própria vontade.
 
Isto impede que Deus os use, pois sermos usados por Deus representa renunciar a própria vontade para dar lugar à vontade de Deus. Jesus tomou a decisão de renunciar a sua própria vontade para que a vontade de Deus Pai acontecesse (Cruz).
 
Esta é a essência do ser discípulo. Deixar seu próprio caminho para seguir o caminho de seu mestre. O vs. 12 nos dá uma poderosa revelação: o sinal de que o povo estaria de fato livre do Egito seria SERVIR a Deus em Horebe. Só os que decidem servir é que estão de fato livres, alguns estão na igreja, mas seu coração ainda está no Egito (mundo).
 
Há cinco chaves fundamentais para que as pessoas sejam libertas do ego e se dediquem a Servir:
 
1.      Conhecimento (ensino).
 2.      Relacionamento. Estar em uma equipe, em uma célula.
 3.      Direcionamento e orientação. Ter um líder, ser de uma equipe doze. Fazer parte de uma geração (ter liderança/influência).]]
 4.      Oração e jejum (ex: propósito de oração contínuo que está tendo na igreja).
 5.      Estar sob a direção de um líder livre. O líder livre não é o líder sem problemas, e sim que pratica os princípios da palavra, sem negociar com pecado, com mentira, com murmuração! (um escravo não liberta outro escravo, um cego não pode guiar outro cego).
 
Deus Nos chamou para andarmos na luz e assim guiarmos muitos aos pés de Cristo, ao único intermediário entre a terra e o Céu, ao único Salvador e Senhor.
 
Fonte: Aps Fábio e claudia Abbud. Obs. Foram feitos pequenos acrescimos e algumas mudanças de acordo com a nossa realidade – IACC.
 
Compartilhar: O que está Palavra Falou hoje ao seu coração e como está sendo para você ser desta célula? Dê um testemunho sobre a sua participação neste último Encontro, como foi pra você?
 
Para o Líder praticar após a Ministração: Orar renunciando ao falso deus ego que gera dificuldade de seguir um líder, de abrir mão da sua agenda, de renunciar ao individualismo para conviver e trabalhar em equipe. Obs.: levar os novos a Cristo!
 
Amamos vocês e o nosso alvo é o de Cristo! Ver você liberto e pleno em todas as áreas da sua Vida!
Apóstolos Eliezer e Zenita
Imprimir