Somos devedores e não credores

Romanos 13:8

 Nosso tema no culto do Fruto Fiel foi a importância da unidade, mas a unidade tem um dilema. Embora o Senhor Jesus tenha nos ensinado em Mateus 18: 23 ao 35 que somos devedores, temos a tendência de sermos Credores, e esse é um  dilema da unidade, pois temos algo inerente em nós que nos leva sempre na rota da cobrança, somos bons em cobrar mudanças e santidade na vida de outros, mas temos dificuldades de mudar nossos hábitos errados, temos facilidade de acusar e dificuldade em perdoar.  A unidade tem preço e ela se chama renuncia. É tomar a cruz de Jesus, é um morrer diário para uma vida nova segundo Cristo.
 
Um importante princípio sobre o corpo de Cristo, no qual agora estamos, pode ser interpretado nesta pequena frase: Quem não se integra, não entende e nem aceita! Um dos mais fortes problemas dentro da igreja são as pessoas que não se integram e consequentemente ficam fora da unidade e da vida que flui no corpo. Tais pessoas normalmente são aquelas que estão frequentemente cobrando de outras: cobram amor, cobram ajuda, cobram assistência, cobram compreensão, cobram edificação, cobram mudanças…
 
Quem não se integra acumula motivos para críticas e murmurações. Toda cobrança descomprometida traz consigo o poder destruidor da acusação. Acusação é a essência da identidade de satanás. Quem se integra já está solucionando. Está batizado na verdadeira motivação de amar, desenvolvendo a atitude de devedor.
 
O coração de um devedor é comunicado através de alguém que se integra. O que é se integrar? É participar com identificação. Integrar-se é servir. É deixar de ser um expectador alheio e se converter e se unir à visão. Este, na verdade, é o grande problema dos que não se integram: não são servos. Precisamos chegar a essa consciência de que somos devedores. O Apóstolo Paulo compreendeu esta verdade e disse: sou devedor! (Romanos 1: 14)
 
O texto que lemos acima complementa esta revelação é "A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros: porque quem ama aos outros cumpriu a lei do amor – Rom 13:8 por mais que você amar, Deus te amou muito mais, por mais que você perdoar, Ele te perdoou muito mais, por mais que você seja fiel, Ele foi muito mais fiel a você, por mais que você renunciar, Ele foi além morrendo na Cruz, Ele serviu, foi servo como ninguém… O Senhor nos supera em tudo.
 
Sempre teremos uma dívida impagável: o amor, o perdão, o serviço, etc. Falando de amor, este é a essência de todos os mandamentos, jamais podemos deixar de pagar esta dívida, por mais que amarmos a Deus e as vidas, ainda ficaremos devendo. Esta revelação corrige as nossas motivações e aplaina os nossos caminhos. Somos devedores! Esta é a única dívida que uma vez reconhecida, irá gerar créditos neste mundo e no vindouro.  Aleluias!
 
Dessa forma, jamais devemos cobrar amor, mas sempre pagar amor! Cobrar amor nos leva a uma série de tormentos e cadeias. Cobrar amor é o contrário da lei do amor. Nossa vida espiritual, emocional e psicológica fica embotada e adoecida pela carência e autopiedade. Desenvolvemos um senso crítico destrutível e permitimos amargura no coração que nos impede de receber a graça de Deus.
Por isso temos tão pouca unidade no corpo de Cristo: muita gente está cobrando sem dar amor. Pessoas que deveriam estar juntas cumprindo o propósito de Deus quebram relacionamentos, e ficam amarguradas. Tropeçaram na lei do amor, não assumiram a postura de serem devedores.
 
Casamentos são literalmente despedaçados por cobranças constantes. As grandes reclamações são: ele (a) não demonstra amor, então não me ama, não me considera, me sinto carente, não consigo esquecer o que ele (a) fez, não consigo confiar. Estão tropeçando na lei do amor. Não assumiram uma atitude de serem devedores. Quem cobra não perdoa e aos poucos se isola dentro de si mesmo e das pessoas que estão ao seu redor.
 
Cobranças constantes, exigências capciosas, críticas irresponsáveis, previsões doentias, caprichos egoístas, e outras atitudes desse gênero, para nada servem, senão para desgastar relacionamentos e sustentar insegurança e instabilidade. Pessoas com dificuldade em perdoar, esquecem que são devedoras e agem como credoras e a conseguência é a perda dos bons relacionamentos. Veja a história do credor sem compaixão: Mt 18:23-35. Os que se sentem vítimas e não conseguem receber cura de Deus para suas feridas, se vêem como credores. Por isso continuam mergulhados em justiça própria amargando na vida.
 
Sou devedor é a expressão maior para quem quer relacionar-se em unidade com todos os seguimentos da vida, principalmente com o corpo de Cristo, para quem quer viver na luz, para quem ama a comunhão e desfruta de saúde espiritual. Esta é a genuína postura moral que nos sintoniza com o coração de Deus. Esta é a posição de uma pessoa íntegra, que não está ferida, não está doente nem deformada espiritualmente e emocionadamente.
 
Esta é a expressão de quem desistiu do egoísmo, para de fato, cumprir a lei do amor e viver para a glória de Deus. É também a expressão de alguém que aceitou o desafio de negar a si mesmo, tomar diariamente a sua cruz e seguir a Jesus, tornando-se um discípulo genuíno. "Entender que Sou devedor do amor, do perdão, do serviço" traduz a essência de uma pessoa realmente integrada no corpo de Cristo prosperando e andando em unidade.
 
Este é o grande dilema da reconciliação e da unidade. A postura que tomarmos fará uma diferença fatal em nossas vidas. Quando não assumimos a posição de devedores acabamos inevitavelmente assumindo a posição de credores. Este é o princípio da desgraça. Se semearmos como credores vamos colher atormentadores.Muitos estão sofrendo enfermidades, males emocionais e perturbações. O pior de tudo isso, é saber que quem vive assim poderá passar a eternidade longe de Deus, pois não assumiu a nova vida segundo Cristo.
 
Precisamos nos arrepender desta terrível posição de credores. Que seja esta a nossa posição: "Somos devedores e jamais assumiremos uma postura irresponsável e ferina de cobrança!" Esta é a estrada da unidade que nos leva à perfeição. Foi assim que Jesus terminou a sua vida: "Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que fazem”. Palavras assim só podem ser ditas por quem está na cruz. Tome a sua e continue seguindo a Jesus de uma forma livre!
 
Existem muitas revelações na bíblia sobre a igreja: A igreja como a noiva de Cristo, a igreja como servo, a igreja como corpo de Cristo, a igreja como filho de Deus; mas a revelação mais desafiadora é a igreja como Corpo! Pois quando entendemos a exigência desta revelação, nos tornamos dependentes uns dos outros, aprendemos a conviver! Esta revelação manifesta o poder de Deus na nossa vida através dos ministérios, dos dons da graça e dons do Espírito Santo!
 
Precisamos desenvolver relacionamentos profundos e de confiança com os nossos discípulos e discipuladores; orando e meditando na Palavra juntos aqui na célula e no discipulado. Precisamos de vez em quando tomar café juntos, batendo um papo sobre vários assuntos em casa, na rua, na churrascaria ou em um laser. Isso é fundamental à vida e ao ministério! Se deixe ser discipulado, domado, seja acessível e queira refletir como espelho na vida de outros, sabemos que ensino o que sei e reproduzo o que sou. Somos uma equipe, um corpo, estamos em aliança por meio de Cristo nosso Senhor, somo um.
 
Meditando nestas coisas tenho chegado à conclusão de que é impossível vivermos os desafios de uma vida com Deus, de uma vida familiar equilibrada, de um ministério frutífero e próspero, sem desenvolvermos comunhão uns com os outros; porque o nosso coração de onde procedem as fontes da vida, também é enganoso! (Jeremias 17:9). Assim sendo, precisamos viver o discipulado que facilita prestarmos contas, uns aos outros! Ninguém pode viver sozinho, não podemos viver em uma ilha ou construir muros ao nosso redor, se o fizermos estaremos isolados e isso denuncia rota contraria a sabedoria, é andar fora do plano de Deus para as nossas vidas! Precisamos uns dos outros, preciso de você!
 
Compartilhar: O que Deus falou com você através desta Palavra e responda estas perguntas. Você já é discípulo de alguém? Você está integrado no discipulado? Alguém está cuidando pessoalmente de você?
 
No amor de Cristo
 
Apóstolos r Eliezer e Zenita
Imprimir