Enxergando a vida do ponto de vista de Deus – Parte final

A vida é uma atribuição temporária

Salmos 39.4-6; 119:19 e 139:16
 
Nestes textos que lemos hoje o Senhor nos lembra de quão breve é o meu tempo na terra. Lembra-me que os meus dias estão numerados e que a  minha vida está indo embora. Estamos aqui na terra só por um tempo e por mais que vivamos, mesmo que cheguemos aos 120 anos, será pouco diante da eternidade. Embora seja pouco, o tempo em que vivemos na terra e suficiente para definirmos nossa historia de vida com Êxito tanto aqui como na eternidade com Deus no céu.
 
Como vimos anteriormente, a Bíblia oferece três metáforas que nos ensinam a visão que Deus tem da vida: 1ª) a vida é um teste, 2ª) a vida é uma incumbência de confi­ança e a 3ª) vida é uma atribuição temporária. Essas idéias são os fun­damentos da vida dirigida por propósitos e hoje relembraremos a primeira e a segundo, mas focaremos a terceira e ultima dentro deste tema.
 
1.     A vida na terra é um teste.
Os testes tanto desenvolvem quanto manifestam o caráter de alguém, e todaa vida é um tes­te. Você está sempresendo tes­tado. Deus constantemente observa sua reação às pessoas, problemas, sucesso, conflitos, enfermidades, decepções e até mesmo em relação ao clima! Ele observa tudo e de acordo com nossa reação, Ele trabalha em nós, tanto para nos ampliar, como para nos tratar para maturidade.
 
2.     A vida na terra é uma incumbência de confiança. Essa é a segunda metáfora (comparação) bíblica da vida. Nosso tempo sobre a terra, nossa energia, inteligência, oportunidades, relacionamentos e recursos são dádivas que Deus nos confiou para cuidarmos e administrarmos. Somos mordomos de tudo quanto Deus nos dá, inclusive do nosso tempo. Esse conceito de mordo­mia começa com o reconhecimento de que Deus é o dono de tudo e de todos na terra. O Salmos 24:1 diz: Ao Senhor Deus pertencem o mundo e tudo o que nele existe; a terra e todos os seres vivos que nela vivem são dele.
 
3.     A vida na terra é uma atribuição temporária. A Bíblia é cheia de metáforas que ensinam a respeito da natureza breve e transitória da vida na terra. A vida é descrita como uma neblina, um corredor rápido, um sopro e um fio de fumaça. A Bíblia diz em Jó 8:9: …nossos dias sobre a terra são tão transitórios como uma sombra.
 
Para usar sua vida da melhor forma possível, você não deve nun­ca esquecer duas verdades. Primeira: em comparação com a eterni­dade, a vida é extremamente breve. Segunda: a terra é apenas uma residência temporária. Você não ficará aqui para sempre, por isso não fique muito apegado. Peça a Deus que o ajude a ver a vida na terra como Ele a vê. Davi orou em salmos 39:4 dizendo: Então finalmente pedi a Deus: Senhor, mostra-me o tempo que me resta aqui na terra. Mostra-me como a vida é curta e como eu sou frágil.
 
Olhando a vida por esta ótica, permaneceremos na depedencia de Deus valorizando as coisas importantes como; a vida espiritual, a presença de Deus em nós, a nossa salvação em Cristo Jesus, a família, o ministério, a saúde emocional e física, os bens que já conquistamos, a igreja, nossos líderes espirituais e também o reino de Deus. Nesta ótica lutaremos para crescer, para vencer e para frutificar para Deus, e, se estiver faltando algumas destas coisas citadas acima, estaremos batalhando para conquistar, pois a vida se torna algo excitante, pois passa a ter um grande objetivo.
 
A Bíblia compara por várias vezes a vida na terra a uma habita­ção temporária em um país estrangeiro. Aqui não é seu lar perma­nente nem seu destino final. Você só está de passagem, apenas visitando. A Bíblia usa termos como forasteiro, peregrino, estrangei­ro, estranho, visitante e viajante para descrever que a nossa estadia na terra não será eterna. O Apóstolo Pedro ex­plicou em I Pedro 1:17 dizendo: Se vocês chamam a Deus de Pai, levem a vida como residen­tes temporários na terra. Isto é, se Deus é nosso Pai, nossa casa é a casa dEle e um dia Ele virá nos buscar para morar com Ele eternamente!
 
A nossa identidade está na eternidade, e a nossa pátria é o céu. Quando você captar essa verda­de, deixará de se preocupar em ter de tudo sobre a terra “como algo principal”, pois ter de tudo será apenas resultado da benção de Deus na sua vida pelo fato da sua fidelidade e propósito de contribuir com a expansão do reino. Deus é bastante categórico sobre o perigo de viver pelo aqui-e-agora, adotan­do valores, prioridades e estilos de vida do mundo ao redor. Aqui não é o seu lar definitivo, então invista em primeiro lugar no seu lar definitivo, a eternidade com Deus.
 
Em comparação com outros séculos, a vida nunca foi tão fácil para grande parte do mundo ocidental. Somos frequentemente entretidos, divertidos e servidos com todas as fascinantes atrações, mídia cativante e agradáveis experiências disponíveis hoje em dia, é fácil esquecer que a vida não consiste em perseguir a felicidade. É somente ao lembrarmos que a vida é um teste, uma incumbência de confiança e uma atribuição temporária que o encanto dessas coisas perderão o domínio sobre nossa vida. Estamos nos preparando para algo ainda melhor. Em 2Coríntios 4.18 diz: Não atentando nós nas coisas que se pode ver, mas nas que não se veem, porque as que se veem são temporais (passageiras), e as que se não veem são eternas.
 
Isto é, foquem nas coisas invisíveis e eternas, tenha o reino de Deus e a sua justiça em primeiro lugar na sua vida, pois as coisas visiveis em que muitos se apegam com todas as forças, são passageiras. Embora Deus quer que as tenhamos, mas que seja com sabedoria, maturidade e equilíbrio, pois estas coisas que buscamos ter, são resultado da nossa fé em ação, da nossa pratica em obedecer os princípios de Deus, mas não estão em primeiro lugar, pois Deus sim, deve estar sempre em primeiro lugar nas nossas vidas. (Mateus 6:33)
 Não teremos uma vida tranquila em todo o tempo, sempre haverá em algum momento algum tipo de luta, pois a terra não é nosso lar definitivo, aqui por causa do pecado o nosso inimigo tem acesso; fomos criados por Deus para algo muito melhor e vencer estas lutas constitui e define Êxito, objetivo proposto para exercer autoridade no reino físico e espiritual, isso faz parte de uma vida feliz!
 
Perceber que a vida na terra é apenas uma atribuição temporária altera completamente os nossos valores. Valores eternos, e não tem­porários, se tornam fatores determinantes em nossas decisões. “Tudo o que não é eterno precisa estar em segundo lugar, não podemos por em risco nossa salvação, pois a vida na terra dentro do plano divino define a eternidade com Deus e isso é muito importante”.
 
Em Hebreus 11:16b diz: “…Por­tanto, Deus não se envergonha de ser chamado Deus deles, porque preparou uma cidade para eles. O seu tempo sobre a terra não é toda a história de sua vida. Você tem de esperar chegar no céu para conhecer o resto dos capítulos. É preciso ter fé para viver na terra como estrangeiro. A igreja tem esse papel de nos acolher e nos preparar para uma vida tanto aqui com na eternidade, por isso é muito importante, é fundamental estar integrado na igreja sob cobertura.
 
Quando a vida fica difícil e você é subjugado pelas dúvidas, ou quando fica imaginando se viver para Cristo vale o esforço, lembre-se de que você ainda não chegou na sua casa, é lá que a vida será plena.
 
Compartilhar. Medite e responda: pelo fato da vida ser uma atribuição temporária, como esta verdade deve mudar a forma de eu viver neste exato momento? Isto é, o que muda para mim.
 
 
Imprimir