Uma igreja família que vive o amor de Deus – Parte I

Textos: Atos 2:42 – 47; Salmo 133 

O Nosso encargo é ser uma Igreja família que vive o amor de Deus. Os olhos de Deus estão voltados para as famílias que Ele criou, porque é no meio da família que Ele derrama Seu amor de Pai e através do fluir da benção em cada casa, o Seu reino está sendo implantado aqui na terra. Temos a incumbência de Edificar uma Igreja de vencedores, onde cada membro é um ministro e cada casa uma Igreja. Para que isso aconteça precisamos Fazer discípulos com o coração adorador, pois desta forma estaremos Conquistando a nossa geração, pois discípulos se reproduzem e se tornam líderes de células e esta é uma ferramenta para cumprirmos este propósito.
 
Somos gratos a Deus que nos trouxe esta visão celular no modelo dos doze, onde temos a oportunidade de ganharmos vidas conduzindo-as na caminhada proposta por Cristo, o discipulado. Nesta missão dada por Cristo podemos cuidar de você com respaldo de que somos também cuidados, somos supridos em nossas necessidades para também suprirmos as suas necessidades. Aqui podemos conhecer melhor de você, tendo um relacionamento maduro e saudável. Glórias á Deus.
 
A igreja é a família de Deus na terra e ser esta família cristã que vive o amor de Deus no nosso contexto da sociedade hoje, parece algo distante da realidade, mas eu digo que isto é possível através da igreja em células.  Hoje neste mundo mais do nunca as nossas crianças estão sendo corrompidas, os jovens estão sendo contaminados e as famílias estão sendo destruídas! Precisamos reverter este quadro na nossa vida, família e igreja e assim ajudar outros também a viver o melhor de Deus na sua vida e famíla!
 
No versículo 43 do texto que lemos diz que em cada alma havia temor, eram pessoas quebrantadas que já tinham tido uma experiência pessoal com o Senhor Jesus, elas estavam cheias do Espírito Santo, elas estavam vivendo um momento especial como família de Deus na terra.
 
O contexto social em que a igreja primitiva foi levantada não foi muito diferente do nosso, haviam pessoas necessitadas, desempregadas, doentes, assim como haviam pessoas ricas, prosperas, porem todas estavam em busca da verdadeira alegria, da verdadeira paz!. Também havia injustiça social, as pessoas independente da sua posição social, eram oprimidas, eram desprezadas, as autoridades só pensavam em si mesmo, eram voltadas para extorsão, para cobrar impostos absurdos e o dinheiro falava mais alto. 
 
Foi neste meio caótico que a igreja nasceu, foi neste contexto que um povo é levantado por Deus, e estas pessoas começaram a fazer a diferença. Era a igreja do Senhor Jesus se movendo no poder do Espírito Santo! Aquele povo chegou para fazer conhecido o amor de Cristo, fazer conhecida a expressão verdadeira da vida em abundância. É em um ambiente como esse do reino de Deus que as pessoas são valorizadas e respeitadas. Ali as pessoas são tratadas e restauradas para a glória de Deus.
 
O propósito de Deus nesta caminhada cristã, é que cresçamos rumo à maturidade, pois esta define equilíbrio para crescer e frutificar, foi para isso que nascemos. Muitas vezes na falta de maturidade dizemos coisas sem pensar, julgamos as pessoas e as criticamos, isso é semelhante a um atalho que pegamos para encurtar um caminho, pois na realidade somos nós que ao julgarmos as pessoas, refletimos a nós mesmos. A ideia maligna para resovermos este conflito, é diminuindo a trajetória julgando e criticando, porém este desvio pode se transformar no mais longo e penoso caminho, é a rota do tratamento que as vezes nos leva ao deserto.
 
Mas a Bíblia diz que a alegria do Senhor é a nossa força, isto é, a alegria de Deus em nós produz energia, para cada pensamento que produzimos, geramos em nosso corpo uma molécula correspondente ao que pensamos. É por isso que quando estamos alegres, todo o nosso corpo está alegre, pois este reflete o nosso estado interior, agora não esqueça que o inverso também é verdade.
 
Quando vibramos em uma alegria, isso gera energia, poder, força e ousadia, tudo ao nosso redor é atraido, veja, aprenda isso, as pessoas gostam de ficar perto de pessoas alegres. Quando estamos felizes, tudo que vemos é belo, é bom, etc.  Quando você sai de casa após uma briga com alguém com quem você convive, no trajeto entre sua casa e o trabalho, você não vê nada que seja alegre, bonito, feliz, pelo contrario, naquele dia tropeçamos na rua, levamos uma fechada no transito, vemos algo que não gostariámos de ver, etc.
 
 Mas se você sair de casa feliz, verá o amigo que te cumprimentou, verá uma criança que te sorriu, verá o canteiro de flores da praça, etc. Você está aberto para contenplar às coisas boas e bonitas.
 
Assim é com o amor, a falta da decisão de amar tem contribuído para a dissolução familiar e para o estancamento do crescimento da igreja. A igreja é como na família, não nasce pronta; constrói-se aos poucos, e é o melhor laboratório do amor. Em casa, entre pais e filhos, pode-se aprender a amar, pode-se experimentar com profundidade a grande aventura de amar sem medo. A família pode ser o ambiente mais apropriado para uma maravilhosa experiência de amor, assim é no relacionamento e convívio no discipulado e na equipe dos doze.
 
Não podemos esquecer que a educação dada pela família, através dos padrões bíblicos que revelam ética, moral e fé, é fundamental para sua formação espiritual, moral e emocional, pois uma criança que cresce num ambiente familiar onde se respira fé em Deus, amor e respeito, esta aprende a amar com toda a naturalidade do mundo. Um jovem, que vê nos pais um exemplo a ser seguido, encontra outras pessoas e, naturalmente, dá um bonito testemunho de fé e amor. Assim também é na igreja com os novos, pois estes quando são amados e valorizados, quando veem um bom exemplo a seguir, não terão dificuldade de reproduzir o que receberam e testemunharam. Quem aprende a amar o próximo, se importa e faz de tudo para alcança-lo com o amor de Cristo e depois de alcança-lo, cuida com esmero e dedicação.
 
Eu aprendi que as palavras convencem, mas os exemplos arrastam. se quisermos ver nossa igreja e célula crescendo e prosperando, nossos discípulos conquistando e correspondendo, devemos ser exemplo daquilo que pregamos e ensinamos. Devemos seguir este exemplo da igreja primitiva. A igreja primitiva estava vivendo na pratica o amor a Deus e ao próximo. Lá havia alegria, comunhão, cumplicidade, unidade, fidelidade, etc. O resultado foi a simpatia do povo, foi a prosperidade da igreja.
 
Creio que as mesmas coisas temos visto aqui nesta célula e na nossa igreja, estamos caminhando a passos largos para vivermos na pratica esta realidade em nosso meio. Você, esta célula estão de parabéns, pois estão se esforçando para espressar desta amor entre você e para com todos. Obrigado! Continua…
 
Compartilhar: Você tem vivido este desafio de ser uma igreja família onde vive o amor de Deus? Você se sente assim, amado (a)? Se não está, o que está faltando? O que podemos fazer?
 
No amor de Cristo!
 
Apóstolos Eliezer e Zenita

 
Imprimir