Vencendo as crises para conter a conquista e a prosperidade

Salmo 42:5; Romanos 12:1,2

 
Quem um dia já não se sentiu como o salmista, quando neste salmo citado, relata um momento de dificuldade onde sua alma estava abatida. Quando a crise chega, ela não avisa, simplesmente chega e na maioria das vezes nos pega despreparados. Seu furor vem com uma intensidade ao ponto de nos paralisar. Quando estamos despreparados, as crises nos roubam a alegria, a fé e a esperança e nos deixam fragilizados. Dentre as crises que debilitam o homem, está a crise financeira. Como vivemos em uma sociedade capitalista, onde o TER é mais valorizado do que o SER, a crise financeira vem trazer um desequilíbrio emocional profundo. Na verdade esse tipo de crise provoca um abalo na estrutura da vida do homem nas três partes de seu ser: espírito, alma e corpo.
 
Quantos esfriam na fé, quantos são impedidos de adorar a Deus e tantos outros adoecem fisicamente e ficam sem forças para se recuperarem. As crises sempre existirão, porém elas vão e vem. Existem alguns fatores que contribuem para que este tipo de crise chegue. Algumas crises são fruto de pecados e erros que nós mesmos cometemos, como por exemplo: Quando gastamos além daquilo que ganhamos ou quando compramos aquilo que é desnecessário ou quando somos infieis a Deus, permitimos que uma crise financeira se instaure. Devemos em primeiro lugar sermos fieis a Deus, depois buscarmos planejamento, organização, bom senso e moderação nesta área.
 
Outra crise que perturba o homem, é a crise nos relacionamentos, seja ela no âmbito da comunhão com os irmãos dentro da igreja, nos relacionamentos amorosos (Namoro, Noivado e Casamento) ou nos relacionamentos familiares e sociais.
 
Para esta crise O Senhor Jesus nos deixou um mandamento: Em João 13, 34 diz: “Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros. O amor deve estar acima das diferenças. Mesmo sabendo deste mandamento, os cristãos ainda tendem a quebrá-lo dando lugar a dissensões, inveja e ao ódio. Nisto sobrevêm um forte impacto sobre o corpo de Cristo. Alguns deixam a igreja por não aguentar ver aquela pessoa que lhe feriu. Outros até abandonam a fé!
 
Quando uma crise se instaura no relacionamento amoroso, um grave abalo atinge a alma do homem. Uma forte ação do mal é desencadeada a ponto de levá-lo a melancolia e depois a depressão. Pessoas perdem peso por não terem vontade de comer devido à crise, muitos perdem o sono devido à tamanha opressão que sentem. Quando uma crise vem por erros ou pecados que abrem brechas para ela entrar, Deus usa aquela situação para nos ensinar e nos aperfeiçoar para nos levar ao crescimento.
 
Em alguns casos as crises chegam não por erros ou pecados, mas para o nosso amadurecimento emocional e espiritual. Quando é assim é necessário que passemos por ela, pois o Senhor estará nos aperfeiçoado para a sua boa obra. Veja o que diz a palavra de Deus em Romanos 5:3-4: “E não somente isto, mas também nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança; e a perseverança, experiência; e a experiência, esperança.”
Fonte: Ap. Fábio
 
Como falamos no culto de geração aqui na IACC, sentir saudade está relacionado a um passado que foi bom, agora  lembrar de coisas que não vivemos, mas que gostaríamos de ter vivido ou de coisas ruins do passado  que nos feriu e que ainda não foi superado, desenvolve em nós a melancolia. Se este sentimento não for tratado, poderá nos levar a depressão. Melancolia é  um Estado de humor caracterizado por uma tristeza vaga e persistente, muitas vezes sem explicação. Veja a pergunta do salmista: Porque estás abatida, ó minha alma? Ele sabia que a cura está em Deus, mas não sabia por que estava melancólico.
 
A maioria esmagadora dos casos de melancolia tem sua origem em não vivermos para aquilo pelo qual nascemos para viver, todos nós temos uma missão dada por Deus aqui nesse planeta.  Quando não realizamos ou não cumprimos esta missão, nossa alma entra numa rotina e a partir daí, passa a resistir qualquer mudança. Quando vivemos na mesmice nossa vida se torna vazia, a rotina sem novidades torna a vida sem graça e isto gera uma busca e esta gera uma angústia, a angústia produz a solidão, e a solidão tem sua descarga no medo. Principalmente medo do futuro, daquilo que é novo e desconhecido.É preciso compreender que somos formados de espírito, alma e corpo, nestes se manifestam a consciência (existência), conhecimento (revelação) e personalidade que define a nossa identidade.
 
Quando desperto a consciência da minha existência e do meu papel neste mundo, busco o conhecimento, quando tenho o conhecimento mudo o comportamento, quando mudo o comportamento, estabeleço meu estilo de vida, meus hábitos, minha forma de ser e de pensar. Posso dizer neste caso que possuo ou que tenho definido a minha identidade, agora sei quem sou eu. A falta desse autoconhecimento ou pela falta de definição de quem realmente somos, leva, na maioria das vezes, a buscarmos nossas necessidades satisfeitas através dos extremos, principalmente a busca desenfreada dos prazeres externos. Isso é pura ilusão, é correr atrás de vento, pura vaidade!
 
Buscar preencher o vazio interior com excessos é como beber água do mar, quanto mais se bebe, mais sede se tem, porque água salgada não mata a sede, pelo contrário, desencadeia uma sede ainda maior. A busca de se preencher fora de Deus acaba produzindo um vazio ainda maior. Ninguém conhecerá a si mesmo fora de Deus, nEle está a resposta para os conflitos internos. É preciso renovar a nossa mente com os princípios eternos para nos alinharmos a Deus, quando começamos e perseveramos em renovar nossa forma de pensar através da Sua Palavra, entramos na rota do aperfeiçoamento do nosso eu interior, pois é nesta hora que o Espírito Santo entra em ação usando os princípios Eternos para nos transformar por dentro. Quando isso acontece, passamos a refletir no exterior a nossa verdadeira identidade, é assim que experimentamos a boa, perfeita e agradável vontade de Deus na nossa vida. 
 
Se estivermos em Deus e Ele em nós, esta intimidade produzirá uma paz inundando nossa vida! É o nosso espírito e a nossamente sintonizada com o Criador, se alinhando para amar e experimentar deste amor, para o trabalho focado em nosso bem estar, na família e no próximo, valorizando sempre tudo aquilo de bom que recebemos de Deus para desfrutar aqui na terra e na eternidade. A intimidade que tanto buscamos com o Todo Poderoso se tornou possível, agora a minha mente se alinhou e passei a pensar da mesma forma, tudo ficou mais fácil, meu foco mudou, minhas metas se definiram, tenho um novo e verdadeiro motivo para viver. 
 
A tristeza, a melancolia, a depressão ficam sem espaço para existir na minha vida, agora sei quem sou, vale a pena viver. A salvação, a vida eterna, a presença de Deus em nós muda tudo, esta é a resposta para esta geração da qual somos responsáveis de levar o evangelho da salvação. Estar preenchido com a presença de Deus, nos habilita a vencer toda a crise. Se entendermos que na maioria das vezes a crise é uma permissão de Deus para nos aperfeiçoar e nos elevar mais próximos à estatura de Cristo, passaremos por ela sem sermos abalados, pois estaremos amparados pelo Espírito Santo de Deus, que nos fortalecerá.
 
O Senhor nosso Deus sempre estará conosco, porém nós também devemos permanecer nEle, para vencermos o maligno, que nos tenta enquanto Deus nos prova para que uma vez aprovados, experimentarmos do melhor que Ele tem, Ele quer sempre nos abençoar. Se a palavra do Senhor permanecer em nossas vidas, certamente conseguiremos atravessar as crises e as provas com êxito e vitória! Se você está em crise, não desanime! Se você está em Cristo, Ele te sustentará na crise!
 
Em II Coríntios 4,17 e João 16:33 dizem: “Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós, eterno peso de glória, acima de toda comparação”. “Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo. Se Jesus venceu, nEle venceremos também, pois por meio dele somos mais do que vencedores. Não se preocupe, se você passar por crises, lembre-se, com Deus elas são passageiras se tornam aprendizado para uma vida melhor. Fazer parte da igreja e desta célula te garante que se existir alguma crise na sua vida, você não estará sozinho, mas oramos para que antes que elas venham, você já as vençam.
 
No amor de Cristo!
 
Apóstolos Eliezer e Zenita
Imprimir