Honra e os tipos de recompensa por meio dela – Final

 

Romanos 12:1-3; Romanos 13:7; Provérbios 3:9,10;
 
Terminamos a semana passada dizendo que precisamos nos tornar modelos de homens e mulheres de honra, pois além de nos beneficiar, a nossa descendência também será grandemente abençoada.  Deus quer que os Seus filhos tenham sabedoria, inteligência, instrução e humildade, pois o desejo de nosso Pai celeste é fazer da honra nossa companheira. Sendo assim, por onde passarmos, certamente honraremos e por isso seremos honrados com as respostas  de Deus que tanto buscamos e ansiamos receber.
 
Chegou a hora de andarmos na contra mão do mundo fazendo o que Deus nos ordenou: honrar aqueles que Ele mesmo escolheu para cuidar de nós e nos trazer mu­dança de sorte. Guardando o princípio de que a unção que honramos a ela servimos. Prosperaremos à medida que reconhe­cemos os que militam sobre nós. A unçao que honramos, nela prosperamos.
 
Deus estebeleceu Pessoas para cuidar de nós, por isso valorize seus pais, seus pastores, seus líderes que se esforçam para ver você crescendo, conquistando e prosperando. Se você for um com seus líderes, muitas vidas serão salvas, curadas e libertas, se andarmos na rota da honra, seremos um e a igreja será uma igreja de discípulos que estarão crescendo, frutificando, multiplicando, prosperando e governando.
 
Para uma pessoa se submeter a um men­tor, ela precisa galgar confiança e com o tempo responder ao discipulado. Porém, quando honramos os nossos mentores, temos a alegria em caminhar com eles e seguir suas instru­ções. Somente uma pessoa que tem condições de lhe dar uma instrução poderá influenciar sua vida.  Em Isaías 30:20 Diz: "Bem vos dará o Senhor pão de angústia e água de aperto, mas os teus mestres nunca mais fugirão de ti, como voando com asas; antes os teus olhos verão a todos os teus mestres." Não há como fugir dos nossos mestres, pois estes são instrumentos de Deus para nos abençoar, fugir deles é o mesmo que rejeitar as promessas de Deus para nós!  Cada líder tem um galardão para distribuir, e cada discípulo tem uma medida para receber.
 
O conhecimento e a prática da Honra é uma retomada dos princípios. A competitividade social, ética, moral e institucional trouxe sen­timentos estranhos. As pessoas decidiram fazer seus próprios mandamentos rejeitando a verdade, pois esta exige mudança de vida. As pala­vras controlam, realidades mudam a partir da palavra. Feliz é o homem ou a mulher que tem o dom da Pa­lavra, pois esta define destino e estabelece futuro. Deus só precisa de uma boca para ser a Sua trombeta na terra, lembra da palavra ministrada domingo? Nossa boca é uma trombeta, somos vazos com uma tocha acesa.
 
A honra traz sucesso. A honra não quebra princípios. A honra obedece a cadeias de autoridade, dentro das Escrituras ou Planetários se­culares. A honra traz proteção e provisão. Acreditamos que o princípio da honra levará o povo a uma vida de extremo êxito, pois esse princípio guardado fará com que nossa sociedade viva mais e a qualidade de vida não seja por aquilo que a mídia prega, mas pela verdade do princípio.
 
Curiosamente, já ouvimos muitos decretos, alguns deles mais relevantes que outros, porém o decreto emitido e, receptivelmente consolidado, só será possível se houver sedimentação receptiva, se nós como homens e mulheres tivermos o temor e o respeito aos que são delegados sobre a nossa vida, para construir históricos diferenciados. Muitas pessoas que­rem o êxito, mas não plantam a semente correta.
 
Os sábios guardam o princípio da honra, sabem a quem, como e quando devem honrar. A honra é de origem espiritual. Foi Deus quem criou o princípio da honra. Em primeiro plano, devemos honrar a Deus, Suas obras e, claro, as autoridades constituídas por Ele. Como honrar? De diversas maneiras, mas primeiramente obedecendo à Palavra e praticando os decretos, os princípios nela escritos. "Honra ao Senhor com os teus bens, e com a pri­meira parte de todos os teus ganhos. E se encherão os teus ce­leiros, e transbordarão de vinho os teus lagares." (Provérbios 3:9,10)
 
Quando honrar? Em secreto e em público. Existe a honra do silêncio, a fidelidade, e a honra pública. Em Pro­vérbios 31:29-31 diz: "Muitas filhas têm procedido virtuosamente, mas tu és, de todas, a mais excelente! Enganosa é a beleza e vã a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa sim será louvada. Dai-lhe do fruto das suas mãos, e deixe o seu próprio trabalho louvá-la nas portas."
 
Nós somos conhecedores da chamada da honra. Não é qualquer pessoa que tem habilidades para honrar! Muitos até desejam, mas a honra é um exercício de sabedoria. Os que não possuem sabedoria, também não possuem a honra, por­que a sabedoria é um caminho de temor, é guardadora de prin­cípios.
 
Quando honramos, temos da parte do Eterno a aprova­ção. Deus Se move pela senda da honra. Onde há um caminho de honra, aí está o Senhor trilhando por ele, agradando-Se dos Seus filhos! Muitas pessoas são infelizes por não conhecerem esta magnífica chamada, a honra! Enveredam por caminhos pi­sando, detratando, humilhando, não sabendo que tudo é uma semente que, a seu tempo, dará o fruto.
 
Conheceremos o que a Bíblia fala de honra e como devemos portar-nos diante desta chamada e ordenança bíblica: Em Romanos 13:7diz:"Portanto, dai a cada um o que deveis: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra."Devemos pagar a todos o que estamos devendo. Se você deve tributo a alguém, pague com tributo; se deve imposto, pague com imposto; se deve respeito, pague com respeito; se deve honra, pague com honra.
 
Jesus disse em Marcos 6:4 que Não há profeta sem honra, senão na sua terra, entre os seus parentes e na sua casa. Vimos na palavra anterior que Jesus não conseguiu fazer milagres em um ambiente de desonra. Isto significa que a todo homem e mulher de Deus, a todo líder que vive nos princípios bíblicos, a todos aqueles que exercem o sacerdócio e o ministério apascentador, a estes é devida a honra, e, quando esta é negada, o poder de Deus é limitado e o galardão daquele líder, é negada.
 
Jesus em Mateus 10:40-42 disse: Quando alguém receber qualquer um de vocês, meus discípulos, recebe a mim; e quem me recebe recebe aquele que me enviou. Quem recebe um profeta, no caráter de profeta, receberá o galardão de profeta; quem recebe um justo (cristão nascido de novo), no caráter de justo, Receberá o galardão de justo. E quem der a beber, ainda que seja um copo de água fria, a um destes pequeninos, por ser (este pequenino) meu discípulo, em verdade vos digo que de modo algum perderá o seu galardão.
 
Aprendemos aqui que quando recebemos, isto é honramos um profeta no exercício do seu chamado, seremos presenteados com a unção e benefícios que um profeta tem, quando recebemos um justo e, sabemos que aqui fala de alguém nascido de novo que mesmo que não tenha um grande ministério, mas foi enviado por um mentor para fazer a obra de Deus, quem o recebe recebe ao Senhor e desfruta do Seu galardão. O texto dá uma amplidão a cerca deste princípio, quem recebe um Apóstolo, um pastor, um líder…, no exercício, na prática, vivendo aquele ministério,  recebe o galardão (presente) que aquele líder tem para dar. É alguém de Deus que foi enviado por um mentor estabelecido por Ele mesmo, o Eterno, para nos abençoar.
 
Se você apenas der um copo de água fria a um discípulo do Senhor que foi enviado, te garante um galardão, imagine quando você honra indo além de um copo de água fria, quando você obedece, primicia e anda em fidelidade, lealdade, unidade e aliança com alguém colocado por Deus para te desatar? Neste caso ninguém poderá impedir o seu crescimento e prosperidade, pois você está honrando o seu sacerdote, o seu líder, os seus mentores! Jesus ama você e eu também!
 
Compartilhar: Foram três ministrações neste tema, o que isto acrescentou na sua vida, qual foi a revelação de Deus no seu coração?
 
Imprimir