Fundamentos da F̩ РFinal

Romanos 4:17-18; João 20:24,25
 
Terminamos a ministração anterior dizendo que o primeiro pecado do homem não foi só desobediência, foi também incredulidade. Adão não levou a sério o que Deus disse. Ele duvidou e desobedeceu e isso foi o mesmo que dizer que Deus estava mentindo. Deus disse que se ele comesse do fruto daquela arvore ele morreria, e, o diabo chega e confronta dizendo que Deus não tinha dito a verdade, pois se eles comessem, além de não morrer, ficariam iguais a Deus.
 
Ele e sua esposa acreditaram no diabo, comeram e morreram, tanto espiritualmente, com fisicamente, e o pior, isso passou a todas as pessoas, a terra toda foi amaldiçoada e todas as gerações desde então, estão sofrendo. Foi necessário Jesus Cristo vir e morrer na cruz para neutralizar as conseguências do pecado do homem e resgatá-lo da sua condição de morte para a vida. Se você creu em Jesus Cristo e entregou a sua vida a Ele, você saiu da morte para a vida!
 
1.      Você pode ter a fé de Abraão ou a fé de Tomé. Nós estamos na plenitude dos tempos. Vivemos hoje o tem­po do cumprimento das promessas nas quais homens e mulheres de Deus cre­ram há milhares de anos e pelas quais morreram, crendo e con­fessando. A promessa que eles criam era a volta do Senhor. Aos ouvidos de alguns, parece estranho essa frase que diz: "Ele vem, Ele vem!". Mas preste atenção, queridos, Ele vem mesmo, e toda a Terra se encherá do conhecimento e da glória de Deus, assim como as águas cobrem o mar.
 
Deus, porém, tem algo para nós hoje também. Muitos não têm porque não pedem; outros, porém, pedem, mas não recebem porque não crêem; imaginam que seus pedidos sejam gran­des demais e, dessa forma, diminuem o tamanho de Deus, desonrando-O diante do mundo espiritual. Fale coisas grandes a respeito do seu Deus. Peça coisas grandes e nobres que O honrem. Creia por coisas que deixem as pessoas boquiabertas, creia e as receberá. Que o chamem de louco, mas nunca dimi­nua Deus aos olhos dos homens. Apenas a nossa fé honra a Deus completamente.
 
Abraão esperou contra a esperança, contra a lógica, pois nin­guém nunca havia ressuscitado. Mas, ainda assim, ele creu, para vir a ser pai de muitas nações, segundo lhe fora dito. E o texto de Romanos que lemos hoje continua e diz: Abraão, esperando contra a esperança, creu, para vir a ser pai de muitas nações, segundo lhe fora dito: Assim será a tua des­cendência. E, sem enfraquecer na fé, embora levasse em conta o seu próprio corpo amortecido, sendo já de cem anos, e a idade avançada de Sara, não duvidou, por incredulidade, da promessa de Deus; mas, pela fé, se fortaleceu, dando glória a Deus, estando plenamente convicto de que ele era poderoso para cumprir o que prometera. (Rm 4.18-21)
 
Abraão não viu, mas creu contra as evidências, esperou con­tra a esperança, foi contra a lógica e até as leis naturais. Ele creu contra tudo. Não viu nada e tampouco sentiu coisa alguma. A Bíblia diz que ele até precisou se fortalecer na fé, glorificando a Deus. Apesar de todas as evidências contrárias, ele sendo ve­lho, sua esposa com o ventre já amortecido, não podendo ge­rar, ainda assim ele creu e honrou a Deus. Essa é a fé dos que recebem de Deus. Abraão creu sem ver. Isso honra a Deus, por­que Abraão creu somente no que Deus havia dito. Mas há um outro tipo de fé, a fé de Tomé. Tomé fez exatamente o oposto. Ele disse que só creria se visse e tocasse a Jesus ressuscitado.
 
Tomé depois de colocar o dedo nas feridas dos cravos e no lado de Jesus, ele Creu. Ninguem precisa  de fé para crer no que viu. A fé é a convicção de coisas que se não vêem, mas aquele que é do time de Tomé tem que ver primeiro para começar a crer, Jesus falou a Tomé, felizes são aqueles que não viram, mas creram.
 
Eu não creio em curas porque eu vi alguém sendo curado, mas porque Deus disse que é o “Senhor que nos cura”. Eu creio é na Sua Palavra. Há coisas que eu não vi ainda, e mesmo assim, eu creio. Ainda não vi um morto sendo ressusci­tado, todavia eu creio que Deus é poderoso para fazê-lo. Eu sei que sempre haverá o pessoal do tipo de Tomé na igreja, aqueles que ficam esperando que algo aconteça para então começarem a crer, mas os vencedores são aqueles que em todo os momentos são fieis, que manifestam a fé do tipo de Abraão que creu contra a esperança sem enfraquecer, mas em todo tempo dando glórias a Deus.
 
3. Há três tipos de fé na Bíblia. A fé para salvação, o dom da fé e a fé para a vida cristã.
 
a.     A fé para a salvação. O primeiro tipo de fé é a que recebemos para a salvação. Em Efésios 2:8,9 e Romanos 10:17 diz: Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie. …E assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela Palavra de Cristo.
 
A salvação é um dom de Deus, mas essa fé inicial para a salva­ção também é parte da graça maravilhosa de Deus plantada em nós. Você não poderia ter crido para a salvação, se não fosse a Palavra de Deus sendo pregada e a ação do Espírito Santo gerarando fé. Apesar de não ter provas ou evidências, al­guém pregou para você e a fé veio pelo ouvir a pregação da Palavra de Cristo,  e, então, por ter crido em Cristo, você foi salvo. Essa fé inicial é a fé para salvação.
 
b.     O dom da fé. O segundo tipo de fé é o dom da fé. Paulo diz que o Espírito concede muitos dons e um deles é o dom da fé (ICor 12.9). Muitos irmãos possuem esse dom. Que características possui quem tem o dom da fé? Ele é al­guém que transmite fé aos outros, ou seja, quando ele ministra, a fé não fica só com ele, mas passa para os outros; quando eles crêem, não crêem só para si, eles conseguem levantar a fé dos outros. Aquele que possui o dom da fé não é alguém que apenas faz milagres usando o dom da fé, mas é alguém que também desperta a fé nos outros para que estes recebam milagres.
 
c.      A fé para a vida cristã. A fé para a vida cristã é a fé para crescer em Deus, para vencer o diabo, para vencer o mundo, para vencer as circunstâncias contrárias e subjugar as obras da carne. E essa fé que nos permite ver o cumprimento das promessas da Palavra de Deus. Testemunhamos da nossa fé não somente com nosso caráter ou nossa conduta santa. Também testemunhamos quando te­mos fé e as pessoas testemunham que realmente Deus tem ouvi­do as nossas orações.
 
Não fique esperando que outros creiam por você. Levante-se como vencedor e guerreie as guerras que o Senhor tem colocado diante de você. Tenha uma vida cristã genuina e sempre confesse: "Eu sou mais do que vencedor por meio daquele que me amou" (Fp 4.13). Comece a guerra dizendo: "Eu já venci! O diabo está derrotado, ele não pode me vencer". Essa é postura que o Senhor deseja.
 
Na medida em que vemos a manifestação do que temos buscado, a nossa fé cresce para enfrentarmos desafios ainda maiores. A fé é desenvolvida quando a vemos funcionando. Quanto mais você exercita a fé, mais a vê funcionando e, consequentemente, crerá por coisas ainda maiores. É como um exercício. Depois de nos exercitarmos em uma atividade, podemos fazer coisas que antes não fazíamos e nos sentimos encorajados a coisas ainda maiores. Este é o círculo virtuoso da fé: quanto mais vemos a fé funcio­nando, mais temos fé para exercitá-la no futuro.
 
Decida crer para ver o invisível através da fé. Chame à existência em sua vida as promessas de Deus. Peça, creia e receba o que você tem pedido ao Senhor, pois quando você crê no que Deus disse, você confessa, declara e age em linha com a confissão. Quando você tem esta atitude de fé, Deus é honrado, pois você demonstrou confiança nEle, mesmo contra a lógica humana e o mundo, você agiu de acordo com a Sua Palavra trazendo a existência Àquilo que ainda não é, como se já fosse. 
 
Compartilhar: Você tem confiado em Deus a ponto de andar segundo os Seus mandamentos? Você crê e vive de acordo com a Pala­vra? A sua fé é segundo a fé de Abraão ou de Tomé? Você já confessou a sua fé em Jesus Cristo?
 
 
Imprimir