Honra e os tipos de recompensa por meio dela – Parte I

Provérbios 3:9,10; 15:33; Gênesis 15:1

 
Este tema foi ministrado no domingo passado e gostaríamos de continuar e ampliar, pois é um assunto muito importante para crescimento, cura, longevidade e alegria.  A honra é uma semente de prosperidade! A honra é uma semente de conquista. Achamos que a honra é apenas um caminho para abençoar outros, mas a honra determina o grau de recompensa que recebemos!
 
A honra é a semente para porta de acesso, a desonra é a semente para portas fechadas. Quando uma pessoa decide viver o princípio da honra, estabelece decretos nobres a seu favor. Mas, quando entra a desonra, são ministradas derrotas na sua rota. Sabemos que o êxito é resultado da honra. Quando encontramos uma pessoa que prosperou corretamente, é porque há, por trás dela, esta semente maravilhosa, a honra.
 
A honra é a semente para o êxito e o êxito é a semente para a prosperidade. Vemos que muita inadimplência na jor­nada ocorre por falta de ensino dos nossos antepassados, não por maldade, mas por falta de conhecimento. Eles tinham muita vontade de nos ver prosperando, ministraram até temor e respeito aos mais velhos, porém a própria sociedade era desprovida de honra. Essa ausência de princípio ultrapassou gerações e contaminou nosso século.
 
Em Êxodo 20:19; Deuteronômio 5:16 e Efésios 6:1,2 revela que Deus primeiro estabeleceu o princípio da honra na família, direcionando os filhos a honrarem os seus pais. A recompensa na família pela a prática da honra gera longevidade e prosperidade em todas as áreas.
 
Temos visto filhos desonrando os pais, irmãos desonrando irmãos, pais desonrando os filhos e casais se digladiando; o respeito e a honra estão ausentes no teto de muitas famílias. Muitos se esforçaram para serem bons pais, assim como muitos filhos se esforçaram para serem aprovados. Porém, faltava algo, o ensino da Palavra, o discipulado que leva a vida na Palavra. Essa decadência e a falta de sucessão de valores, de ensino dentro do lar resultaram na sociedade com a qual temos de conviver nos dias de hoje. Os homens cristãos no seu papel dentro do lar não querem mulheres que controlam e manipulam, mas sim que influenciam como companheiras e verdadeiras guerreiras que são uma força poderosa na unidade e cumplicidade no casamento. Se houver honra na família, ninguem segura o sucesso desejado, o êxito, o triunfo, a alegria e felicidade prometida por Deus na Palavra.
 
Vivemos em uma sociedade extremamente corrompida nos seus valores. Esses valores corrompidos entraram nas casas, nas escolas, faculdades, trabalhos e se não estivermos atentos, seremos influenciados e sem apercebermos, plantaremos sementes de desonras. A mídia, pedindo liberdade de expressão e a mídia digital, ambas, por serem formadoras de opinião, tornaram-se centro maculado de toda degeneração social. Homens e mulheres que representavam a sociedade são influenciadas a viverem uma vida de  hipócrisia, fantasiosa, focando  apenas o aqui e agora, sem se preocuparem com o amanhã, pelo contrário, são manipulados a lutarem contra a verdade de Deus, pois esta os confrontam a mudança.
 
Hoje mais que nunca, nós os cristãos, discípulos do Senhor, precisamos de uma retomada aos princípios da honra. A competitividade social, ética, moral e institucional trouxe sen­timentos estranhos. As pessoas decidiram fazer seus próprios caminhos. O ser humano se tornou um ser de difícil acesso, em alguns casos, estranho, mergulhado no seu pró­prio aquário, por não se permitir ter a mente renovada pela Paavra de Deus.
 
Como diz o Apóstolo Renê, somos indivíduos curiosos, enigmáticos, guardamos segredos que só peritos para decifrarem as realidades escondidas da alma.  Eu Apóstolo Eliezer digo que precisamos de uma chave que se chama discipulado de confiança, transparencia, honra e submissão, para abrirmos o portal da alma e fazermos uma verdadeira faxina, ti­rando os excessos, conservando os valores, e restaurando o patrimônio mais valoroso que o homem possui: a fé, a família, a lealdade, o amor, a alegria e a fidelidade.
Encontramos pessoas que são capazes de encenar meses, anos, décadas e, por que não afirmar que algumas fazem da vida o seu próprio teatro e da história o seu próprio palco. Como podemos definir tal personalidade? Esses são segredos que precisam ser deciflados, expostos, reconhecidos e renunciados, caso contrário a vida se torna apenas uma encenação, uma aparencia.
 
Muitos precisam se redescobrir para ser devolvido à vida real, porque o que está em jogo é uma vida abundante na terra e uma eternidade com Deus no céu. Tem muita gente amarga, andando, descendo e entrando nas cavernas da depressão, pois sem a verdede de Cristo que cura e restabelece a vida, as pessoas ficam a busca de algo que só Deus pode preencher. Arrancar o indivíduo dessas cenas não é tra­balho fácil, porque alguns gostam de viver mentindo para si mesmos.
 
Em Romanos 12:1-3 diz: "Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agra­dável a Deus, que é o vosso culto racional. E não sede confor­mados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qu seja a boa, agradável, eperfeita vontade de Deus."
 
Todos nós precisamos de um mentor. Há muitas pessoas que não querem ser Abraão para pagar os tributos e prestar contas. Todos nós teremos alguém para prestar contas. Mulheres mudam destinos de homens. Homens mudam destinos de mulheres. É evidente que cada um em seu papel, pois temos da parte de Deus nossa individualidade, capacidades e talentos. Em Romanos 12:10 diz que precisamos honrar uns aos outros e isso significa reconhecer, respeitar honrando cada um no seu papel diante de Deus.
 
Mentores curados definem futuros, definem mi­nistérios. Todo homem é movido por uma voz correta ou incorreta. Palavras controlam pessoas, ministérios e instituições, nós porem somos direcionados pela Palavra de Deus que nos leva a verdadeira vida. Toda semente dá um destino. Algo novo e bom está para acontecer em nossa direção, pois Deus tem nos revelado coisas grandes e maravilhosas.
 
Um marido que não confia na mulher não tem prazer em servi-la ou vice-versa. Discípulos fazem o mesmo. Quando você passa a hon­rar, decisões de honra definem riquezas. A riquesa é algo importante para você? Ela faz parte das suas metas? A honra é a porta de acesso. Se Deus fizesse tudo por você, você não precisaria de sa­bedoria. Quem age com sabedoria encontra a porta de entrada. A honra exige protocolo, legitimidade. Ela é elegante, reverente. Ela não quebra princípios. A honra obedece a cadeias de autoridade, dentro das Escrituras ou Planetários se­culares. A honra traz proteção e provisão.
 
Chegou a hora de fazermos o que Deus nos ordenou: honrar aqueles que Ele mesmo escolheu para nos trazer mu­dança de sorte. Guardando o princípio de que a unção que honramos a ela servimos, prosperamos à medida que reconhe­cemos os que militam sobre nós. A unçao que honramos, nela prosperamos. Em Hebreus 13:17 diz: "Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; por­que velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil."
 
Deus estebeleceu Pessoas para cuidar de nós, por isso valorize seus pastores, seus líderes que se esforçam para ver você crescendo, conquistando e prosperando. Se você for um com seus líderes, muitas vidas serão salvas, curadas e libertas, se andarmos na rota da honra, seremos um e a igreja será uma igreja de discípulos que estarão crescendo, frutificando, multiplicando e governando. Neste caso você será uma pessoa de honra, um discípulo (a) que será enviado (a) para ser um líder honrado (a) no Senhor. Continua…
 
Compartilhar: O que esta palavra mudou em você ou o que ela te mostrou que precisa ser praticado na sua vida? O que você aprendeu hoje que acha importante?
 
Apóstolos Eliezer e Zenita
Imprimir