A Pessoa do Espírito Santo – Parte II

João14: 16,26; 16: 6 – 13; Atos 1:18
               
Na ministração passada aprendemos que é comparável  as leis físicas que move os homens e cria-se um paralelo com as coisas espirituais. Aprendemos que os 3 poderes que nosso governo possui são comparáveis com as coisas invisíveis do reino espiritual.
 
Para lembrarmos:
Poder legislativo – Representado por Deus Pai  – Cria as leis
Poder judiciário – Representado por Jesus Cristo  – Juiz, advogado
Poder executivo – Representado pelo Espírito Santo – Executa
 
Na ministração de hoje abordaremos algumas das muitas funções que o Espírito Santo exerce em nossas vidas trabalhando em nossos corações fazendo-nos permanecer fiéis sem desistirmos de nossa fé, entendendo que não estamos sós, pois o Senhor Jesus o enviou para estar o tempo todo conosco até o dia de sua volta.
 
Vejamos:
 
1.     O Espírito Santo é Deus na terra morando em nós: Quando Jesus estava para ir para o céu, podemos imaginar que houve uma preocupação no coração de seus discípulos pensando: Quem ficará conosco? Quem vai nos orientar? Quem vai nos ensinar? Porém Jesus ao dar algumas instruções sabia que havia uma tristeza em seus corações por tudo aquilo que haviam ouvido, e como conforto disse que Ele iria, mas enviaria o Consolador, o Espírito Santo. (João 16: 7).
 
2.       O Espírito Santo nos ajuda a ganhar vidas. Quando ministramos na vida de alguém o nosso desejo é que ela se liberte, venha logo para igreja e fique transformado o mais rápido possível. Porém o nosso papel é anunciarmos Jesus, falarmos do seu amor, convidá-la para ir à casa de Deus, consolidá-la na palavra e relacionamentos, levá-la para uma célula, ao Encontro, etc., mas quem convence o homem do pecado e o faz reconhecer que precisa de Jesus é o Espírito Santo.
 
Convencer significa apresentar a verdade do evangelho de uma maneira tão clara que nós mesmos por mais que falamos não atingiremos o objetivo apenas pela nossa capacidade. O Espírito Santo ajudará a quebrar barreiras existentes na vida da pessoa levando-a reconhecer que é pecadora e que precisa de Jesus indo ao verdadeiro arrependimento.
 
3.       O Espírito Santo é Chamado de Consolador. (João 14: 16) E eu vos rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro Consolador… O primeiro Consolador era Jesus Cristo, por isso a palavra de que quando ele partisse deixaria outro que é o Espírito Santo. Além de Consolador, O Espírito Santo também ensina, exorta, aconselha, instrui, fortalece , intercede, estimula, motiva,  e também nos faz lembrar de tudo o quanto Jesus tem nos ensinado. 
  1. O poder de Deus se manifesta em nós através do Espírito Santo e em unidade!
  • Quando expulsamos demônio é em nome de Jesus e pelo poder do Espírito.
  • Quando alguém é curado é em nome de Jesus e pelo poder do Espírito.
  • Quando alguém se converte é em nome de Jesus e pelo poder do Espírito. 
  1. Qual é o papel do Espírito Santo
  • Glorificar a Deus Pai e ao Filho Jesus através da nossa vida;
  • Nos guiar a toda a verdade nos livrando do engano e capacitando;
  • Aperfeiçoar-nos, nos transformando a imagem de Cristo através da Palavra;
  • Ajudar a Igreja a cumprir sua missão na terra de evangelização e apascentamento;
  • Preparar a igreja para a volta de Cristo, como noiva santa e comprometida;
  • Ser o selo dos que creem para serem reconhecidos nos céus como salvos em Cristo, como propriedade do Deus vivo. Ex. Carimbo. 
Em Atos 1:8 Jesus Cristo deixou bem claro que o poder do Espírito Santo é para nos capacitar a testemunhar dele com eficiência,  fazendo de nós suas testemunhas poderosas na sua obra salvadora começando em nossa casa, vizinhos, cidade e nações.
 
Em Ezequiel 2:1,2 mostra que Deus fala conosco através do Seu Espírito. Mateus 3:16 mostra que o Espírito Santo respaldava Jesus. Jesus fez muitos milagres no poder do Espírito Santo. Ele está dentro de você e quer agir na sua vida, para isso você precisa querer. Deus trabalha na nossa vida através  dEle. A Palavra de Deus se torna viva e revelada dentro de nós pelo Espírito Santo. I Cor. 3:16; 6:19,20
 
Em João 1:12 diz que quando cremos em Jesus recebemos poder de sermos feitos filhos de Deus. Jesus disse em João 3 que precisamos nascer da agua e do Espírito para vermos e entrarmos no reino de Deus. Você está aqui hoje porque Deus através de Jesus Cristo, quer levar você a uma experiência de novo nascimento e assim receber o Espírito Santo. Deus quer também a você que já nasceu de novo, que passe por uma experiência sobrenatural e assim sejas renovado hoje, no Espírito Santo! O você quer?
 
Compartilhar: O que você entendeu ou aprendeu hoje através desta ministração? O que você gostaria de receber do Senhor Deus nesta noite? Você já confessou a sua fé em Jesus? Hoje é o dia!
 
No amor de Cristo!
 
 
Apóstolos Eliezer e Zenita
 
Usamos parte de um esboço que a pastora Nilza preparou caso eu, apóstolo Eliezer não chegasse a tempo para fazer. Chegamos atrasado e assim complementamos e ampliamos para àquilo que estava em nosso coração. Ela fez uma parte e Eu a outra, estamos no mesmo Espírito. Aleluias!
 
 
 
 

  

Imprimir