Depresṣo, o mal deste s̩culo РParte Final

Isaías 61: 1-3;1 Pe. 5:8-9; Josué 6:20
 
Vemos neste texto de Josué de como o povo cumpriu a ordem do Senhor gritando para derrubar as muralhas. Isto fala de liberarmos àquilo que cremos, fala de por para fora a nossa fé. Não quer dizer que você deve andar pela rua gritando com toda a força dos seus pulmões. Mas em casa não há nada que impeça de pularmos da cama pela manhã com um cântico em nossos lábios e um louvor na nossa boca, essa é uma das formas de dissipar a depressão e gerar milagres na nossa vida!
Selecione bons louvores para começar o dia e isso despertará as canções do coração e você já começará um dia com a alegria. Até Davi, um gigante espiritual, cantou e deu brados de alegria e de libertação para vencer os sentimentos de abatimento. Essa é a razão porque muitos dos seus Salmos são de louvor a Deus no meio das mais diversas situações, tanto de alegrias com de lutas e dificuldades.
Quando você se sentir embaixo, tome os Salmos e comece a lê-los em voz alta. A lembrança das promessas de Deus serão despertadas.
 
1.   Resista aos ataques do inimigo – Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar; resisti-lhe firmes na fé… (1 Pe 5:8-9).
 
Muitas são as causas da depressão, mas uma só é sua fonte: Satanás. Ele quer que nos sintamos em baixo e pensemos o pior de nós mesmos para que não recebamos tudo aquilo que Jesus garantiu pela sua morte, sepultura e ressurreição. Um dos grandes instrumentos para nos levar a sentir-nos mal é a condenação.

Condenação pode com certeza ser uma causa de depressão. Satanás usa isso para roubar o nosso gozo, pois ele sabe que a alegria do Senhor é a nossa força contra ele (Ne 8:10). Ele quer-nos fracos, incapazes de fazer qualquer coisa a não ser carregar o fardo que ele lança sobre nós. Todo fardo que estava sobre nós, Jesus já levou sobre sí na cruz do calvário, hoje somos livres.

As pessoas também podem ficar deprimidas por um problema físico, como já vimos. As pessoas enfermas são frequentemente deprimidas. Um desequilíbrio químico e também o cansaço excessivo podem causar depressão. Se o corpo está debilitado por causa do estresse ou falta de descanso, a pessoa fica suscetível à depressão, mas a pessoa pode ser restaurada simplesmente usando de sabedoria e conseguindo o descanso e a nutrição necessários.
 
Se o problema tem causas físicas, é prudente encontrar ajuda física. Em outras palavras, ouvir louvores, cantar e bradar não será tudo em pessoas em estado de colapso devido a excesso de trabalho ou mau funcionamento do corpo, como um desequilíbrio hormonal. É necessário também prestar atenção aos problemas físicos e assim procurar ajuda médica. 
 
  • Já vimos que a depressão é resultante de problemas físicos, mentais, emocionais ou espirituais;
  • Davi estava deprimido por causa de um pecado oculto em sua vida -Salmos 51;
 
  • Jonas estava deprimido porque estava fugindo do chamado de Deus e vivendo em desobediência – Jonas capítulo 1 e 2. (Apenas citar, não dá pra ler);
 
  • Elias estava deprimido porque estava cansado – 1 Rs 19:5-8. O texto diz-nos que o anjo do Senhor o alimentou com duas boas refeições e o deixou ter um período de sono ou repouso.
 
Não podemos colocar na mesma caixa todas as causas de um problema e tirar uma resposta correta. Mas Jesus sempre será a resposta certa, e não importa qual a causa que Satanás usou para trazer a depressão, Jesus nos conduzirá ao triunfo quando nós O seguimos. Ele mostrará a cada um de nós qual a nossa necessidade a fim de levar uma vida cheia de fé, paz, amor, alegria e contentamento. Não importa qual a causa, tão logo nos sentimos deprimidos, precisamos resisti-lo imediatamente e tomar qualquer que seja a ação que o Senhor nos levar a tomar.
2.     Não flerte com o diabo – Não brinque com a depressão. Tão logo esteja se sentindo desapontado, diga a si mesmo: “é melhor fazer alguma coisa antes que piore". Se não o fizer, ficará desencorajado, então deprimido. Jesus nos deu veste de louvor em lugar de espírito angustiado. (Is 61:3). Se não usarmos o que Ele nos deu poderemos não ficar bem em momentos difíceis. Pessoas desatentas podem ir se afundando no poço da depressão e terminar com sérios problemas.
 
3.      Resista à depressão imediatamente conforme Deus nos orienta em I Pedro 5:8,9. Resistir as maquinações de Satanás, paralisará as investidas da depressão. Devemos sempre Resistir ao diabo submetendo-nos a Deus e usando (confessando) a Sua Palavra que é a  espada do Espírito – Ef 6:17).
 
Veja: Quando Jesus foi tentado, por três vezes Ele disse simplesmente: "está escrito", em vez de entrar em confusão emocional e mental (Lc. 4:4, 8,10). Este é o modo pelo qual devemos também resistir a Satanás quando ele vier condenar-nos, com condenação, depressão ou qualquer coisa ruim que ele queira trazer-nos.
Depressão não é parte da nossa herança em Cristo. Não é parte da vontade de Deus para seus filhos. Cada vez que sentirmos qualquer coisa que não é parte de Sua vontade para nossa vida, é momento de afiarmos a espada da palavra de Deus e entrarmos em operação (Hb. 4:12). A Bíblia promete-nos que se resistimos firmemente ao diabo, Ele fugirá de nós (Tg 4:7; 1 Pe 5:8,9).
No momento em que começarmos a experimentar qualquer sentimento de depressão trazido pela condenação, ou culpa, ou remorso, ou pesar, precisamos nos firmar na palavra de Deus e recusar a permitir esses sentimentos negativos e deprimentes sobre nós. Deus em Cristo Jesus nos deu oleo de alegria e vestes de louvor! Então se alegre, de sorrisos e de gritos de vitórias!
 
4.     Em Cristo não há condenação – Em Romanos 8:1 diz: Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. Você pode andar livre de culpa e condenação. Devemos não apenas receber o perdão dEle, mas também perdoar a nós mesmos. Temos que parar de nos agredir com a falta de perdão próprio. Isso não quer dizer que somos perfeitos e incapazes de erro.
 
Enquanto estivermos fazendo nosso melhor, e verdadeiramente arrependidos dos nossos pecados e com os nossos corações na atitude correta diante Deus, podemos estar fora do fardo da culpa e condenação. Deus não apenas olha para o que fazemos; Ele olha especialmente para o nosso coração. Podemos um dia acordar e, aparentemente sem qualquer motivo, de repente sentir que fizemos algo errado. Essa é a hora de se arrepender e confessar… Se o sentimento continua, devemos perguntar-nos: o que está errado comigo? Esse é o momento quando precisamos exercer a autoridade espiritual que nos foi dada no nome de Jesus sobre as forças demoníacas, usar a palavra de Deus para estabelecer a verdade e assim vencer esses poderes que tentam roubar a nossa paz e gozo no Senhor.
 
5.     Deus quer ajudá-lo – Se você está sofrendo de depressão, saiba que Deus o ama mais do que você possa imaginar e se importa com o seu problema. Ele não quer que você continue a sofrer com isso. Se você crer e conservar a sua mente e coração nEle será quase impossível ficar deprimido.
 
Em Isaías 26:3,4 diz: Tu, SENHOR, conservarás em perfeita paz aquele cujo propósito é firme; porque ele confia em ti. Confiai no SENHOR perpetuamente, porque o SENHOR Deus é uma rocha eterna.Isto é, Ele não se abala, é firme, é permanente. Ele é base sólida e socorro presente para aqueles que nEle confiam. A célula tem cinco finalidades: Evangelismo, edificação, comunhão, ensino e serviço, então este é um bom lugar para sermos curados!
 
Compartilhar:. Se você tem algo que doe dentro de você, fale e receba oração, se está tudo bem, dê um testemunho daquilo que Deus fez na sua vida, assim seremos edificados.
 
 
Imprimir