Depresṣo, o mal deste s̩culo РParte I

Salmo 40:1-2
 
Na semana passada falamos sobre a ressurreição em um vale de ossos secos como resultado da nossa fé e confissão, hoje vamos ensinar o caminho para sair do poço da depressão, pois este se tornou um mal neste século  e se os cristãos não tiverem cuidado, este se tornará um laço do inimigo. Um padrão de pensamento negativo, alimentado por muito tempo, pode desencadear a produção de hormônios prejudiciais da glândula pituitária (hipófise) e provocar enfermidades físicas danosas que podem não só desencadear, como piorar um quadro de depressão. Vamos falar de estágios e também da cura e libertação deste mal em nome do Senhor Jesus!
 
1.      Estágios de depressão
 
A maioria dos conselheiros designa os estágios de depressão como: Moderado ou desencorajamento, desesperança e desespero. "A maioria das depressões começa com desencorajamento, degenera-se em desesperança e, a menos que o padrão de pensamentos seja mudado, resultam em desespero. Uma vez que a linha de desespero é atravessada, é possível que a depressão se torne tão aguda que a pessoa perca o contato com a realidade e necessite de tratamento médico até para permanecer vivo."
 
2.      Desapontamento – Ponte para a Depressão
 
Nenhuma pessoa na terra tem todas as coisas acontecendo em sua vida do modo que gostaria que fosse. Quando isso acontece a primeira coisa que sentimos é desapontamento. Nada errado com isso. Mas é preciso saber lidar com este sentimento; do contrário ele se degenerará em algo mais sério.

O desapontamento é o primeiro passo para a depressão. Normalmente das centenas de casos de depressão, sem exceção, eles começam com um desapontamento ou uma experiência na qual a pessoa se desgostou. Embora o desapontamento seja a experiência de todo ser humano, você pode aprender a olhar para Jesus que nunca o desapontará.

O Apóstolo Paulo falou Filipenses 3:13-13  o seguinte: Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão. Elenos ensina a deixar de lado as causas do desapontamento e voltar-nos para o alvo que está em Deus. Fazendo isso teremos um novo foco e prosseguiremos para o alvo sem permitir que o passado nos prenda.
Veja o que diz em Isaias 43:18-19 e 42:9-9: Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas. Eis que faço coisa nova, que está saindo à luz; porventura, não o percebeis? Eis que porei um caminho no deserto e rios, no ermo. Eis que as primeiras predições já se cumpriram, e novas coisas eu vos anuncio; e, antes que sucedam, eu vo-las farei ouvir.
 
Não se detenha conversando sobre os desapontamento do passado, mas pense e fale sobre as esperanças do futuro. Você nada pode fazer acerca do seu passado, a não ser se arrepender, pedir perdão, renunciar e lançar para traz; de fato isso terá domínio sobre seu futuro, você pode viver o seu hoje intensamente, sabendo que coisas novas Deus fará em você e o seu futuro será de êxito.
Veja o que diz em lamentações 3:22-23: As misericórdias do Senhor renovam se cada manhã. 
As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade.
Cada dia é o novo dia, com ele há uma nova chance de provar a bondade e misericórdia do Senhor; portanto, permita que Deus faça algo novo e maravilhoso em sua vida hoje. Não tenha medo de esperar em Deus. Coloque isto em seu coração: habitar no desapontamento custa caro. Custará a sua alegria, sua energia, o seu bem-estar, seus sonhos e projetos futuros. Mas a esperança nada custa, e pode trazer grandes lucros. Em Romanos 5:5 diz: Ora, a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado.
 
3.      Expectativas frustradas – Base do Desapontamento 
Normalmente as expectativas frustradas levam ao desapontamento. Todos nós temos expectativas acerca de muitas coisas: quanto ao que vai ocorrer no dia; quanto ao nosso trabalho; quanto à nossa vida espiritual, profissão, estudos, namoro (a corte), casamento, filhos, cônjuges, ministério, amigos, finanças, etc. Temos expectativas acerca de nós mesmos e dos outros. Mas nem sempre essas expectativas são satisfeitas, o que nos leva a ficar desapontados até conosco mesmos. Também esperamos coisas de Deus que não estão dentro dos Seus planos ou ainda não estamos prontos para receber.
Quando somos desapontados temos que tomar uma decisão sobre o que faremos e como responderemos. Duas pessoas podem ter a mesma experiência e reagir de modo diferente. Reflita sobre isso: Os problemas têm a dimensão que lhes damos. 
Se você deixar que o desapontamento povoe seus sentimentos por muito tempo, começará a sentir-se desencorajado. O desencorajamento é um pouco mais profundo do que o desapontamento e é de fato aqui que começa o primeiro estágio da depressão. Como temos falado na palavra de domingo, estas e outras coisas são laços que o inimigo coloca em nosso caminho, tome a decisão de não cair neles.
3. Desencorajamento – Primeiro estágio da Depressão
O dicionário Michaelis e outros definem desencorajamento como “Falta de coragem; desânimo, desmotivação”.  Desencorajamento é o oposto de coragem. Ser forte e corajoso é a base para ter sucesso em todas as coisas. Em Josué 1:6 diz: Sê forte e corajoso, porque tu farás este povo herdar a terra que, sob juramento, prometi dar a seus pais.
 
Deus queria dar a terra ao povo, mas adverte a Josué que deveria manter a coragem. Se Deus encoraja, é porque Satanás tentaria desencorajá-los. Devemos conhecer as táticas de Satanás e resistir a cada um dos seus ataques – 1Pe 5:9.  A esperança que se adia faz adoecer o coração, mas o desejo cumprido é árvore de vida – Provérbios 13:12. Apa. Valnice.
 
Queremos terminar a primeira parte deste esboço dizendo que Jesus Cristo é a reposta para a cura e libertação de todo mal, nEle está a nossa esperança, a certeza de uma vida não só eterna, mas em abundância! A Bíblia diz que todo aquele que nele crer, receberá uma nova vida, receberá a salvação! Vamos orar e declarar que Ele, Jesus Cristo é o nosso Senhor e Salvador? Repita comigo: Senhor Jesus, eu creio em ti, reconheço que tu és o Senhor e salvador, eu aceito o teu sacrifício na cruz do calvário por mim, eu te recebo como meu Senhor e Salvador! Amém! Declaro que a sua vida vai mudar pra melhor em nome do Senhor Jesus!
 
Continua o mesmo tema na semana que vem!
 
Compartilhar: O que você aprendeu hoje e como está a sua vida? Dê um testemunho rápido, bem sintetizado da sua conversão em Cristo! Você gostaria de confirmar esta oração que fizemos entregando a sua vida ao Senhor Jesus diante de todos? Amém!
 
No amor de Cristo!
 
Apóstolos Eliezer e Zenita!
 
Imprimir