Visão da nossa igreja

Mateus 28:18-20

Vamos estudar nas nossas células sobre a forma de funcionamento da nossa igreja, como falamos na célula anterior, somos uma igreja neopentecostal que tem como Visão, o modelo de Cristo. Dentro destes alicerces bem definidos, hoje a IGREJA APOSTÓLICA CORPO DE CRISTO, adota como estratégia espiritual de trabalho a VISÃO CELULAR NO MODELO DOS 12.

Cabe ressaltar que a base da igreja é a palavra de Deus, e a visão celular no modelo dos 12 é a metodologia organizacional que aplicamos, a partir dessas lições você entenderá que esse modelo de igreja é o modelo que Jesus aplicou na terra e ensinou os seus discípulos.

Em Atos 5:42 diz que os discípulos da igreja primitiva, “todos os dias, estavam no templo e nas casas, não cessavam de ensinar, e de anunciar a Jesus o Cristo (Messias).” A Visão Celular é fácil, prática e possível. É um modelo de evangelização que traz crescimento, multiplicação e muita responsabilidade com a Igreja.

O alvo desta estratégia evangelística é fazer que cada membro da Igreja se torne um discípulo do Senhor Jesus, e para aqueles que se disporem, tanto homens como mulheres, poderão se tornar líderes de célula. Essa Visão veio para nos levar a fazer exatamente o que Jesus mandou que fizéssemos: discípulos de todas as nações da terra. “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.” (Mateus 28:19)

Etapas da Visão Celular. A Visão Celular pode ser compreendida por qualquer um, do veterano na igreja ao novo convertido, é processada de uma forma que, além de trazer muito conteúdo bíblico, ensina a pessoa de forma rápida para se tornar um discípulo e líder multiplicador.

As etapas da Visão Celular (também conhecida como a “escada de sucesso”) são: “GANHAR”, “CONSOLIDAR”, “DISCIPULAR” e “ENVIAR”.

GANHAR. Acontece através do evangelismo pessoal, das células, dos cultos, das redes, dos congressos e dos eventos em geral. Para isso, podemos realizar programas que atraiam as pessoas segundo a sua faixa etária, como chás, cafés, jantares, reuniões de oração, lazer com propósito evangelizador etc. Devemos sempre utilizar recursos, buscando alternativas que funcionem, tudo debaixo da direção de Deus a fim de salvar as vidas que Jesus, redimiu, amou e se entregou por elas.

CONSOLIDAR. É o processo de firmar o novo convertido na fé, é doutrinar, ensinar o caminho, tirar das trevas para a luz. A consolidação se bem planejada é o sustentáculo da multiplicação. Quando alguém aceita a Jesus como Senhor e Salvador de sua vida, precisa de cuidados e acompanhamento para se sentir seguro e, possa dessa forma, ser conduzido ao Pré-encontro, Encontro e Pós-encontro. Depois o novo discípulo será incentivado a ingressar na Escola de Líderes para aprender os preceitos básicos da palavra de Deus e cumprir todas as etapas da Visão Celular, crescendo e prosperando.

DISCIPULAR. Entendemos que uma pessoa está fluindo no processo do discipular quando ela ingressa na Escola de Líderes e participa ativamente de uma célula, dos cultos e de uma equipe de discipulado.

Quando o discípulo passa a frequentar a escola de líderes, é gerado nele o desejo não apenas de ganhar vidas, mas de cuidar delas. Então, no fim da escola de líderes, o aluno que tem um caráter cristão, que é assíduo na célula, na igreja e participa de um discipulado, estará apto para também começar a liderar uma célula, sob a supervisão do seu líder.

É importante que o aluno da Escola de Líderes seja um bom aluno, se dedique no processo, colocando todos os ensinamentos recebidos em prática, principalmente quando estiver discipulando as vidas que o Senhor confiará em suas mãos. É muito importante ter zelo no cuidado com os discípulos, afinal são vidas que o Senhor nos entrega, são filhos espirituais e quando se sentem amados também gerará neles o desejo de serem líderes que formarão posteriormente outros líderes. Nesse processo, as gerações de 12 começam a ser levantadas e o amor e cuidado de Cristo se multiplica na vida de todos.

ENVIAR. Enviam-se os discípulos quando eles estão preparados para liderar células. Nessa etapa da Visão Celular, o líder forma a sua 1ª geração.

Na Visão Celular, o ideal antes de levar as pessoas a qualquer culto, é introduzi-las sabiamente em uma célula. Muitas pessoas têm dificuldade de ir à Igreja pela primeira vez. Então a reunião na casa é uma excelente opção.

O melhor lugar para fazer uma célula é na casa. Vemos isso através de vários exemplos bíblicos. Em João 1:38,39 diz:” Jesus, voltando-se e vendo que eles o seguiam, disse-lhes: Que buscais? E eles disseram: Rabi (que, traduzido, quer dizer Mestre), onde moras? Ele lhes disse: Vinde, e vede. Foram, e viram onde morava, e ficaram com ele aquele dia; e era já quase a hora décima.” Também Atos 5:42 diz: ”todos os dias, no templo e nas casas, não cessavam de ensinar, e de anunciar a Jesus Cristo.”  E também em Romanos 16:5 em diante diz: “Saudai também a igreja que está em sua casa…

Nas células, os discípulos são impactados e amados em um ambiente mais pessoal e relacional, não há disfarces e todos tem a oportunidade de falar e receber de Deus com mais profundidade, a célula é um lugar de intimidade, de compartilhar as experiencias de unidade e amor, onde um tem a oportunidade de orar pelo outro.

Esse ambiente acolhedor e harmônico, faz com que o novo convertido e todos os discípulos gere interesse de participar das reuniões e cumprir o alvo da Visão Celular que é GANHAR VIDAS. 

“O fruto do justo é árvore de vida; e o que ganha almas sábio é.” (Provérbios 11:30). A Visão Celular tem como objetivo principal ganhar vidas, por isso é uma Visão que busca tratar o caráter através do ensino da Palavra, produzindo um genuíno arrependimento e comunhão profunda com Deus, além de gerar relacionamentos entre os irmãos, desta forma há crescimento e prosperidade.

Lembre-se sempre que cada vida ganha não representa um número, mas sim pessoas e famílias que terão as suas histórias transformadas para sempre, serão salvos por Jesus e refletirão a glória dEle nessa terra.

Se você está nessa célula e ouviu essa ministração, creia que o Senhor também te escolheu para avançar no reino, portanto, entenda que você foi chamado para essa conquista, se determine a ser um discípulo de Cristo, e se arder no seu coração responder a Deus ao chamado; se torne um líder e se for possível, abra na sua casa uma nova célula, ofereça aos seus amigos o projeto casa de paz e se integre em alguma rede da igreja e ajude outros da mesma forma que você foi ajudado e abençoado. 

Jesus te ama, te escolheu, mas também escolheu a todos que estão ao seu redor, sendo assim: IDE E FAZEI DISCIPULOS!

Nós te amamos e acreditamos no chamado de Deus para a sua vida.

Deus te abençoe poderosamente e te capacite para essa conquista!

Aps. Eliezer e Zenita Moreira

 

 

Imprimir

Deixe um comentário