Vencendo as Crises

Efésios 6:10 a 18

Aqui em Efésios Deus nos conduz à posturas e passos que a nos levarão a vitória contra o mal, contra as circunstâncias contrárias, contra crises e lutas espirituais. Aqui Deus nos deu uma armadura que é ativada pelo nosso posicionamento em fé e atitude diante dEle e de toda a Sua Criação.

O versículo 13 fala sobre um dia mau, um momento de luta, um tempo de crise, que poderá ser vencido com mais facilidade se compreendermos o significado desta armadura.

No versículo 14 diz : Estai, pois firmes, cingindo-vos com a verdade. Satanás é o pai da mentira e só a verdade falada e vivida por nós, poderá vencê-lo. Se você quer derrotar as trevas, seja sincero, faça uma aliança com a verdade, pois ela será sempre o melhor negócio. Assim como a mentira é a matéria-prima de satanás para gerar sua derrota, a verdade é a matéria-prima do Espírito Santo para gerar sua vitória.

Ainda no versículo 14 diz: e vestindo-vos com a couraça da justiça. Ser justo vai além de ser justificado automaticamente pelo sacrifício de Cristo na Cruz, pois uma pessoa justificada em Cristo vive na prática da justiça. A justiça é a vontade de Deus expressa pela Bíblia. Enquanto estivermos cumprindo a vontade do Senhor, o inimigo não poderá nos tocar, pois estaremos protegidos pela couraça da sua justiça.

No versículo 15 diz: Calçai os pés com a preparação do evangelho da paz… Pés, falam sobre nossa caminhada, sobre nossa trajetória nesta vida, nossos passos dados em direção ao nosso destino. Sermos cristãos significa termos um propósito de vida pré-estabelecido por nosso Senhor que evolve glorificá-lo por nossa frutificação. Em João 15: 8 diz: Meu Pai é glorificado pelo fato de vocês darem muito fruto; e assim serão meus discípulos.

Se desejamos ser plenos e vitoriosos sobre o mal, não podemos perder o foco e nem a paixão por nossa chamada. Se fomos chamados para ganhar almas e fazermos discípulos, não seremos felizes ou completos fazendo outras coisas. Cristãos vitoriosos não se distraem com coisas desta vida, mas prosseguem firmes para o alvo que é Cristo e para a missão de ampliar o Seu Reino na Terra.

No versículo 16 diz: embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. Os dardos inflamados do maligno são as más notícias, palavras contrárias, visões das circunstâncias distorcidas da verdade. Mas como podemos resistir a tudo isto? Embraçando o escudo da fé, esta prática nos eleva e acrescenta o nosso nível de fé, mesmos em tempos difíceis.

 Usar o escudo da fé Significa não crer nas más notícias, mas crer no que Deus diz em Sua Palavra. Nós que confiamos no Senhor não podemos nos atemorizar de maus rumores, não devemos dar ouvidos a palavras contrárias, a Bíblia diz que a maldição sem causa não encontra pouso.

Nunca olhe focando as circunstâncias contrárias como algo intransponível, não ande por vista, mas ande por fé, pois aqueles que andam pela fé não serão jamais confundidos ou envergonhados.

No versículo 17 diz: Tomai também o capacete da salvação: Este é outro ponto vital a ser guardado, a nossa mente, pois ela é o campo onde muitos perdem a batalha antes que ela comece. As crises do mundo e esta que estamos vivendo hoje da qual todos falam, poderá ser negativa e gerar traumas e medos, ou poderá gerar algo positivo na nossa vida, como fé, amor, comunhão, unidade, coragem, ousadia e valorização daquilo que de fato é importante na vida.

A Bíblia diz que tudo que o homem pensar de si mesmo, assim ele será. Muitos não conseguem viver uma vida vitoriosa, por não terem um conceito correto de si mesmos, pois ficam ouvindo pessoas erradas.

Precisamos pensar de nós mesmos o que Jesus pensa a nosso respeito, pois somos filhos amados de Deus, somos príncipes, herdeiros e co-herdeiros com Cristo, somos mais do que vencedores em todas as coisas por meio do seu amor. Nós não estamos presos na crise, estamos acima, estamos em Cristo!!!

Tomar o capacete da salvação é sabermos que Cristo naquela Cruz salvou a nossa alma, a nossa saúde, o nosso casamento, a nossa vida financeira, nosso ministério etc. Jesus nos pôs a salvo de todas as crises.

Há ainda mais um elemento poderoso nesta indumentária de guerra: a espada do Espírito, que é a palavra de Deus. Perceba algo, todas as armas reveladas até aqui, são armas de defesa, mas a espada é um elemento de ataque, que fala de avanço, de proatividade e conquista.

Os sonhos idealizam, mas só as atitudes podem realizar, sendo assim, vencemos de fato o inimigo, quando colocamos a palavra de Deus em prática, por isso este é o tempo de você avançar e vencer a suas crises internas e as externas, orando mais, amando mais, ofertando mais, meditando mais na Palavra de Deus, sendo boca profética para a vida e evangelizando mais, pois não há crise que possa derrotar alguém como você, que foi chamado para vencer!!!

Que o Senhor os abençoe e os multiplique poderosamente em nome do Senhor Jesus.

Amamos vocês

 

Apóstolos Eliezer e Zenita

Imprimir

Deixe um comentário