Vencendo as crises

Salmo 42:5

Quem um dia já não se sentiu como este salmista que relata um momento de dificuldade, onde sua alma estava abatida. Quando a crise chega, ela não avisa, simplesmente chega e na maioria das vezes nos pega despreparados. Pelo fato de vivermos em uma sociedade capitalista, onde o TER é mais valorizado do que o SER, leva muitas pessoas a gastarem além do que ganham, gerando crises nas finanças e desequilíbrio emocional profundo, ou no mínimo, um sentimento de melancolia.

As crises sempre existirão, porém elas vão e vem. Existem alguns fatores que contribuem para que a crise chegue. As crises se manifestam de varias formas, mas todas elas são frutos de pecados e erros que nós mesmos cometemos, ou por pecados dos governantes, das nações e da humanidade como um todo. Toda crise, seja ela no âmbito pessoal, familiar, ministerial, financeiro ou humanitária, geram conflitos espirituais e emocionais que nos dá insegurança e medo, no caso da Covide 19, de uma forma geral, está levando todas as pessoas ao isolamento, isso pode desenvolver no mínimo, a  melancolia.

A Melancolia é  um Estado de humor caracterizado por uma tristeza vaga, um vazio e um desespero persistente. Em alguns casos a melancolia não tem explicação, as pessoas não sabem por que, pois embora haja uma crise, aparentemente está tudo bem. Veja a pergunta do salmista: Porque estás abatida, ó minha alma? Ele sabia que a cura está em Deus, mas não sabia por que estava melancólico.

Todos nós temos uma missão dada por Deus aqui nesse planeta.  Quando não realizamos ou não cumprimos esta missão, nossa alma entra numa rotina e a partir daí, passa a resistir qualquer mudança. É preciso compreender que somos formados de espírito, alma e corpo, nestes se manifestam a consciência (existência), conhecimento (revelação) e personalidade que define a nossa identidade.

Quando desperto a consciência da minha existência e do meu papel neste mundo, busco o conhecimento, quando tenho o conhecimento mudo o comportamento, quando mudo o comportamento, estabeleço meu estilo de vida, meus hábitos, minha forma de ser e de pensar. Quando vem uma crise que me tira deste propósito, se eu não estiver firme em Deus mantendo a minha comunhão com Ele, posso começar a buscar resposta fora dEle.

A falta desse autoconhecimento, a falta de definição e convicção de quem realmente somos, nos afastará de Deus e isso vai nos levar a uma  busca desenfreada dos prazeres externos, com a finalidade de dar objetivo a nossa vida e ao preenchimento do vazio interior, que começará a crescer dentro de nós!

Buscar preencher o vazio interior fora de Deus, é como beber água do mar, quanto mais se bebe, mais sede se tem, porque água salgada não mata a sede, pelo contrário, desencadeia uma sede ainda maior. A busca de se preencher fora de Deus acaba produzindo um vazio ainda maior. Ninguém conhecerá a si mesmo fora de Deus, nEle está a resposta para os conflitos internos e externos da vida.

Em Romanos 12:2 diz que precisamos renovar a nossa mente com os princípios eternos para nos alinharmos a Deus, é na Palavra de Deus que seremos aperfeiçoados no nosso eu interior. Quando isso acontece, passamos a refletir no exterior a nossa verdadeira identidade de filhos de Deus, é assim que experimentamos a boa, perfeita e agradável vontade de Deus na nossa vida. 

Se estivermos em Deus e Ele em nós, esta intimidade produzirá uma paz profunda dentro de nós! Quando o nosso espírito e a nossa mente fica sintonizada com o Criador, se alinhando para amar e experimentar deste amor, valorizando sempre tudo aquilo de bom que recebemos de Deus para desfrutar aqui na terra e na eternidade, tudo fica mais fácil, nosso foco muda, nossas metas se definem e nasce dentro de nós um novo e verdadeiro motivo para viver.  A crise se torna apenas mais um obstáculo a ser vencido.

Numa intimidade profunda com Deus, a tristeza, a melancolia e a depressão ficam sem espaço para existir na minha vida, pois estarei preenchido com a presença do Espírito Santo, agora sei quem sou, vale a pena viver. A salvação, a vida eterna, a presença de Deus em nós muda tudo, esta é a resposta para esta geração da qual somos responsáveis de levar o evangelho da salvação.

O Senhor nosso Deus sempre estará conosco, porém nós também devemos permanecer nEle, para vencermos o maligno que nos tenta, enquanto Deus nos prova para que uma vez aprovados, experimentemos do melhor que Ele tem, Ele quer sempre nos abençoar. Estamos vivendo uma crise que tem abalado muitas pessoas, uma pandemia que tem abalado as maiores potências mundiais, mas se a palavra do Senhor Deus permanecer em nossas vidas, certamente conseguiremos atravessar esta pandemia com êxito! Não desanime! Se você está em Cristo, Ele te sustentará nesta crise!

No evangelho de João 16:33 Jesus disse: “Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo. Se Jesus venceu, nEle venceremos também, pois por meio dele somos mais do que vencedores. Fazer parte da igreja e desta célula te garante que nesta crise mundial, você não estará sozinho, Somos o corpo de Cristo, nEle temos a vida eterna.

Em Romanos 5:3-4 o apóstolo Paulo ensinou: “E não somente isto, mas também nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança; e a perseverança, experiência; e a experiência, esperança.”  

Temos aprendido nesta tribulação mundial a perseverança em crer em Deus, em ficar firmes na fé, em nunca desistir; isso nos levou para uma experiência de ver Deus agindo e nos levando rumo a maturidade e esta maturidade pela experiência, desenvolve em nós a esperança de que Deus está no controle e que em breve todo este mal vai acabar, em breve estaremos vivendo do melhor de Deus para as nossas vidas!

Se você ainda não entregou a sua vida a Jesus reconhecendo que Ele é Senhor e Salvador, que nEle está a reposta da vida eterna e de uma vida em abundancia aqui na terra, então agora é a sua oportunidade de experimentar esta nova vida! Se você quiser ore comigo esta oração de confissão de fé… Se você orou, coloque aqui nos comentários que você recebeu a Jesus através desta oração.

Agora vou orar por todos para Deus proteger, restaurar e salvar a família representada aqui nesta Live de hoje. Esta célula pertence a Igreja Apostólica Corpo de Cristo! Assista nossos cultos On-Line…

No amor de Cristo!

Apóstolos Eliezer e Zenita

Imprimir

Deixe um comentário