Um líder consciente de sua força

Josué 1.1-9

No horizonte da Visão M12 encontramos muitos líderes vitoriosos, com tremendos resultados, mas também podemos ver muitos comportando-se como líderes fracos na fé, sem discernimento e sem conquistas.

Por que isso acontece? Porque nosso êxito ministerial depende de entendermos a natureza da nossa missão no evangelho e quem nós somos dentro desse desafio. O texto de Josué Cap. 1 nos ajuda a nos aprofundarmos na compreensão destes requisitos do êxito. O versículo 1 diz que o Senhor falou a Josué. Deus falar a alguém representa dar autoridade a esta pessoa para que esta cumpra as instruções dadas.

Precisamos crer que fomos escolhidos e ungidos por Deus para ganhar almas e fazer discípulos. Diga a quem está ao seu lado: Você foi o escolhido, você é o ungido! O “ungido” foi um servidor, o escolhido foi um discípulo de Moisés. A palavra servidor revela nossa missão na Visão: Servir.

Nosso chamado é  SERVIR. Josué 1:1 diz: Sucedeu depois da morte de Moisés, servo do Senhor, que Este falou a Josué, filho de Num, servo de MOISÉS…

2 Reis 3:11 diz: Mas Josafá perguntou: “Será que não há aqui profeta do Senhor, para que possamos consultar o Senhor por meio dele?” Um conselheiro do rei de Israel respondeu: “Eliseu, filho de Safate, está aqui. Ele era SERVO de Elias”.

A Bíblia diz que o apóstolo é servo de todos. Somos chamados nesta visão apostólica a servir as pessoas, ajudá-las a compreenderem o propósito de Deus para as suas vidas. Ser líder não consiste em mandar, ou cobrar, mas em servir.

No versículo 2 a primeira ordem foi: dispõe-te, isto significa estarmos vazios para que Deus nos encha com Seu Espírito, estarmos despojados de nossas vontades, para cumprirmos a vontade do Eterno. O versículo 2 diz também: passa este Jordão, tu e todo este povo. Um líder disposto a trabalhar por seu povo muda de nível e eleva o status espiritual e pessoal de sua gente.

Os versículos 3 e 6 nos fazem lembrar que o êxito na missão está ancorado pela promessa feita por alguém que não mente jamais (vers. 3: como Eu prometi a Moisés… e vers. 6: a terra que sob juramento prometi dar a seus pais).

O versículo 4 nos mostra que nossa conquista já está estabelecida e delimitada por Deus no mundo espiritual. O versículo 5 traz consigo a revelação de que sob a unção apostólica somos invencíveis (ninguém te poderá resistir todos os dias da tua vida). A autoridade apostólica nos foi dada por Jesus em Mateus 28 para que estabeleçamos o Seu Reino fazendo discípulos.

Enquanto estivermos focados neste propósito, esta unção estará nos dando vitória sobre todo mal. Isto define que ninguém pode impedir o avanço da igreja, a não ser os próprios líderes quando maculam a unção por meio de pecados.

Nossa busca permanente por santidade assegura que a Presença do Espírito estará conosco nos fazendo prevalecer contra os inimigos, (não te deixarei, nem te desampararei.).

São muitas as garantias da parte de Deus de que a Visão não falhará, mas há uma parte que nos compete: nos mantermos em fé e obediência aos princípios da Palavra (para teres o cuidado de fazer segundo toda a Lei que meu servo Moisés te ordenou, dela não te desvies, nem para a direita, nem para esquerda, para que sejas bem-sucedido por onde quer que andares).

O líder que anela o êxito deve manter seu nível de ânimo por meio de uma constante busca a Deus. Muitos líderes ficam desmotivados por não meditar nas promessas, não buscá-las pela oração. O sê forte requerido no versículo 6 representa sermos fortes na fé, termos resiliência nos momentos de provas, não arrefecermos em nossa determinação.

Quando o Senhor diz a Josué para ser forte e não temer, Ele já sabia que logo adiante Josué encontraria obstáculos como Jericó e Ai. Precisamos ser conscientes de que temos inimigos que não nos entregarão os territórios numa bandeja. Ao mesmo tempo, precisamos estar convictos de que maior é o que está em nós, do que o que está no mundo.

Quando no versículo 9 o Senhor diz: Não to mandei Eu? Sê forte e corajoso, não temas e nem te espantes. É como se Deus estivesse nos dizendo: Esta visão foi ideia minha, não tem como falhar! Não fui Eu que te coloquei nisto? Você acha que Eu te colocaria numa canoa furada? Eu te mandaria pra esta guerra e não iria contigo? Então não temas e nem te espantes, porque Eu o Senhor Teu Deus, estarei com você em todos os desafios e lugares.

Orar para que haja renovação na vida dos líderes, para que Deus avive a obra dEle em nós, para que haja uma retomada ministerial na vida dos líderes e no papel da igreja nestes dias!

Amamos vocês

Apóstolo Fabio e Claudia Abbud

Imprimir

Deixe um comentário