UM GRUPO DE INTERCESSÃO

Um dos métodos mais efetivos de intercessão, é orar em pequenos grupos. Disso fala Mateus 18:15-20. Aqui é salientando:

Primeiro; a concordância dentro do grupo, dentro da igreja, necessária a liberar o poder de ligar e de desligar, proibir e permitir. Primeiramente é necessário acerto no meio dos intercessores.

Segundo; essa concordância resulta na resposta de Deus e Jesus está presente garantindo a vitória.

Reunir-se no Nome de Jesus é estar consciente do Seu senhorio. Ali Ele está presente, trazendo Sua concordância, através do Espírito Santo. Essa concordância, trazida pelo Senhor, o Espírito, ligará de fato na Terra e no céu, e também desligará. A concordância, pois, na intercessão, é sobrenatural e traz resultados sobrenaturais

SUGESTÕES PARA A FORMAÇÃO DE GRUPOS DE INTERCESSÃO, DENTRO DESSE ESPÍRITO:

1- O ministério (rede) pode ser grande, mas o grupo formado para interceder não deve ultrapassar doze pessoas, nunca mais do que isso. Um líder deve ser indicado, que conduzirá os demais nos passos que seguem. (Nunca um grupo deve orar sem ter um líder responsável para conduzir, interferir e encerrar aquele ciclo de oração)

2– Dependendo do propósito da reunião de oração, ou quando não se tem metas definidas, (mesmo tendo, de vez em quando é bom este exercício), o líder ora, pedindo direção do Senhor, sobre o que devem orar. Isso deverá ser precedido de um tempo em simples adoração. Então ele pede os parceiros para esperarem quietamente em Deus por um tempo, na expectativa do Espírito trazer um peso de intercessão. Depois de um dois ou três minutos o líder pedirá que compartilhem o que o Senhor colocou em seus corações para que se ore. Alistarão os assuntos na ordem de importância.

3- Se as questões dadas por Deus são difíceis ou estão além do conhecimento, o grupo poderá pedir direção e esperar em Deus para receber de como devem orar sobre as questões em pauta. Esse tempo de espera deve ser prolongado por no máximo, cinco minutos.

4- Agora cada um compartilha as impressões dadas pelo Senhor, quanto ao assunto. Lembre-se: um só assunto de cada vez. Um pode Ter recebido um texto bíblico, que dará luz e direção. Um outro pode ter recebido uma frase ou profecia; outro pode Ter apenas uma palavra que deve ser dita; outro um quadro, ou visão.

5- O líder sintetiza as coisas ditas que parecem ser relevantes, ao assunto de oração, e indica a direção a ser seguida.

6– Agora o grupo deve orar com todo fervor, de acordo com a orientação. Logo o grupo estará orando sob unção do Espírito Santo até perceber que a questão está estabelecida e o cetro   de Deus foi levantado no trono. Haverá um testemunho da liderança do Espírito. Todo o grupo expressará sua forte concordância. “Ser-lhes-á concedida por meu Pai que está nos céus.” (Mateus 18:1).

7- Para cada assunto proceder-se-á do mesmo modo: Espera em Deus por direção, compartilhar do que foi recebido, direção do líder, oração fervorosa sobre o assunto, com a plena concordância de todos até que venha a convicção de que está feito.

Os princípios aqui alistados podem ser aplicados a grupos maiores.

Convém que os grupos integrados ao ministério (rede) de intercessão estejam em plena submissão aos Apóstolos ou pastor da igreja, que estão representados pelos líderes, para que sejam fortalecidos, sustentados e instruídos. Desta maneira a intercessão será uma função do corpo, um ministério de todo corpo. Isso evitará que os grupos de intercessão se transformem em clubes, voltados para si mesmos, mas estarão ligados à congregação (corpo) como um todo. Deste modo serão libertos qualquer espírito de independência ou orgulho (Tg. 4:6; I Pe. 5:5).

A cidade deve encher-se de pequenos grupos de intercessão nos lares e grandes grupos nos templos. Isso trará o derramar do Espírito.

Spurgeon dizia: “Prepare suas orações preparando-se a si mesmo.” O intercessor deve se preparar para entrar na batalha da intercessão.

  1. UM AUTOEXAME
  • Sonde o seu coração (I Jo. 3:21-22). Um coração obediente gera a confiança na presença de Deus e suas orações são respondidas. Havendo desobediência ou condenação do coração, aplique I João 1:9. Nunca esqueça o principio revelado no Salmo 66:18-20.
  • Examine seus lábios (Sl. 19:14; I Pe. 3:10). O intercessor deverá orar o que Jesus ora diante do Pai. Seus lábios devem Ter a pureza dos lábios de Jesus.
  • Examine suas mãos (Jó 17:9; Sl. 24:3-5). A imagem em Jó é de “um guerreiro adquirindo nova força na ação.” O guerreiro de mãos limpas pode segurar a espada do Espírito com mais firmeza.
  • Examine sua obediência (I Jo. 3:22). A oração vitoriosa é sempre feita por alguém que tem prazer em obedecer a Deus.

1.5-    Examine sua consciência (I Tm. 1:5). Todo intercessor deve testemunhar que tem uma consciência pura diante de Deus e dos homens (At. 24:16). 

  1. UMA CONFISSÃO (I Jo. 1:7,9)

O intercessor deve confessar a Deus o que é revelado em seu tempo de autoexame. Dizer que nunca falhamos em nossa obediência e andar com Deus, é estar debaixo de engano. Confessamos nossas imperfeições à luz da perfeição Divina, e o sangue de Jesus nos purifica de todo o pecado.

Confessar é concordar com Deus. Pela confissão o intercessor entra em harmonia com Deus e vê as coisas como Ele vê.

3- UMA EXPOSIÇÃO DE SI MESMO

Exponha a personalidade inteira ao controle e direção do Espírito de Deus. Isso não é uma escolha, é uma ordem. “ENCHEI-VOS DO ESPÍRITO.”

Exponha-se ao poder do Espírito. De nós mesmos somos impotentes. O poder do Espírito, porém, é infinito. Romanos 8:26 revela que Ele nos assiste em nossa impotência ou fraqueza, ou falta de habilidade. Pelo Seu auxilio venceremos.

Exponha-se ao auxílio do Espírito Santo. Romanos 8:27 declara que Ele sonda nossos corações. Ele nos conhece e conhece a Deus. É um Ajudador capaz.

O propósito de Deus para nós é que sejamos fervorosos intercessores, “levando as cargas um dos outros”, na batalha de oração. A INTERCESSÃO DÁ AO ESPÍRITO SANTO A OPORTUNIDADE DE TRAZER A PLENITUDE DA VONTADE DE DEUS NA TERRA. VOCÊ CERTAMENTE ESTÁ DISPOSTO A SER UM INSTRUMENTO DA MANIFESTAÇÃO DO PODER, DA VONTADE E DOS PROPÓSITOS  ETERNO  DE DEUS  NA  VIDA  DOS  HOMENS.

O INTERCESSOR ESPECIAL

Leva muito tempo para se aprender a arte da intercessão.  A INTIMIDADE DO SENHOR É PARA AQUELES QUE O TEMEM, AOS QUAIS ELE DARÁ A CONHECER A SUA ALIANÇA(Sl. 25:14). “Segredos do Senhor”.

A IMPORTÂNCIA DE UM COMPROMISSO SÉRIO DE ORAR TODOS OS DIAS. Determine jamais perder um dia sem gastar pelo menos uma hora de oração. (Mateus 26:40)

1- Meu estado emocional nada tem a ver com a minha oração aos olhos de Deus. Não oro porque sinto desejo de orar. Estou comprometido com a oração.

2- Minha falta de oração em qualquer dia que me é dado trará deficiência de confiança em meu caminhar espiritual e caráter cristão. Não posso falhar um só dia.

3- Meu entendimento de Deus só pode alcançar seu nível mais elevado através da oração. O conhecimento de Deus é adquirido em Sua presença.

4- Minha habilidade de funcionar em qualquer dia que me é dado nunca será completa, se eu não tiver orado. Nossa habilidade ou capacidade vem de Deus.

5- Minhas orações em cada dia que me é dado realizam alguma coisa no reino do espírito, que não aconteceriam se eu deixasse de orar.

COMBATE ESPIRITUAL –   BATALHA ESPIRITUAL

Combate é a atitude de fazer guerra contra. Quando estamos envolvidos na oração há aumento de combate. Quando oramos qualquer tipo de oração, num certo sentido estamos fazendo guerra contra Satanás.

A INTERCESSÃO PODE SER DEFINIDA COMO COMBATE ESPIRITUAL.  Disso fala Efésios 6:10-18. “fortalecei-vos no Senhor” quer dizer “adquira força espiritual” Temos a obrigação de nos preparar para o combate.

Precisamos entender tudo quanto pudermos sobre o inimigo. Nenhum general vai à batalha sem conhecer as estratégias do seu inimigo. Seguem ASPECTOS DA INTERCESSÃO:

Imprimir

Deixe um comentário