João 2:1-11
Esta mensagem é poderosa, pois quando Jesus transforma água em vinho, revela que Ele também pode renovar e transformar nossas vidas. Este milagre realizado por Jesus pode nos ensinar sobre a transformação e renovação pelo Seu poder que opera em nossas vidas.
A passagem começa com Jesus e seus discípulos sendo convidados para um casamento em Caná, uma pequena cidade na Galileia. Durante a festa, o vinho acaba, o que era para aquela época e cultura, uma grande desonra para os noivos. Maria, mãe de Jesus, percebe a situação e pede que ele faça algo a respeito.
A princípio, Jesus responde que ainda não chegou sua hora, mas, diante daquela grande necessidade num momento tão especial, Ele realiza o primeiro milagre: transforma água em vinho de alta qualidade. Esse milagre é significativo por várias razões, mostrando o poder de Jesus em transformar as coisas mais simples em algo excepcional e sua preocupação com as necessidades das pessoas.
Sabemos que para produzir vinho com qualidade leva-se anos, desde o plantio, o cuidado, a colheita, a seleção, a extração, a preparação e o tempo em que precisa ficar em toneis até que esteja pronto, mas vemos aqui Jesus em minutos produzir vinho com qualidade, ao ponto de o especialista dizer aos noivos, “deixaste o vinho melhor para o final”. Nós, aqueles garçons e Maria sabemos que foi a presença do Senhor Jesus naquele lugar, que acelerou o processo que levaria anos para acontecer.
Da mesma forma, quando o Senhor Jesus está presente em nossa vida, quando O convidamos para estar conosco em tudo, abrindo nosso coração e colocando tudo em suas mãos, o que levaria anos para acontecer, seja projetos, sonhos, desafios e conquistas, poderá ser acelerado e acontecer em instantes. Com Ele, tudo acelera e o que levaria 10 anos para você conquistar, poderá acontecer em bem menos tempo, vai depender da sua busca, perseverança, fidelidade, constância e fé.
Além disso, a história das bodas em Caná nos ensina a importância da intercessão e da fé na realização dos nossos desejos e necessidades. Quando Maria pediu a Jesus para ajudar, ela agiu como uma intercessora entre os noivos e seu filho Jesus. Ela intercedeu em favor deles e Jesus fez com que o milagre acontecesse.
Da mesma forma, podemos recorrer à intercessão através do nome de Jesus em nossa vida diária. Quando estamos em dificuldades, podemos pedir a ajuda de Deus e do Senhor Jesus, pois hoje Ele é este intercessor, o nosso único intermediário diante de Deus nosso Pai, assim como Maria fez nas bodas em Caná. Quando oramos, nos conectamos com o poder divino e podemos experimentar a transformação e muitos milagres em nossas vidas, família e na vida do nosso próximo.
Devemos então aprender com a atitude destes noivos em convidar o Senhor Jesus para estar no casamento deles, pois quando surgiu um problema, logo Jesus deu a solução. Da mesma forma devemos convidar Jesus para entrar em nosso coração, para entrar em nossa casa, na nossa vida, família, negócios e na direção da nossa caminhada nesta terra.
Jesus não vai ser um intruso, precisa ser convidado, precisamos crer nEle e convidá-lo para fazer parte da nossa história, Ele se deu por nós naquela horrível cruz, pagou o preço do nosso resgate, pois o pecado nos afastou de Deus, Ele está batendo na porta do seu coração, abra esta porta e o convide para entrar. Ele é a reposta que tanto precisamos. (Leia Apocalipse 3:20)
Em resumo, este texto do evangelho de João nos mostra que Jesus é um salvador atento e preocupado com as nossas necessidades e com a necessidade de salvação das pessoas. Ele tem o poder de transformar o ordinário em algo extraordinário e é a resposta para todas as nossas necessidades.
Que possamos aprender com essa mensagem a sempre confiar na ajuda divina e no poder de Jesus.
Compartilhar: Dê um testemunho do que Jesus fez na sua vida, da paz e segurança nEle, de como era antes e como é hoje. Se você não tivesse conhecido a Jesus aonde você estaria hoje e qual seria o seu futuro?
Deem testemunho do Encontro!!!
Atenção: Próximo domingo será a nossa Santa Ceia, venha e traga todos os discípulos IACC.
Próximo domingo as 16:00 horas será a segunda palestra do Pré-Encontro, Encontristas, não falte, Líder, venha juntos com eles.
Amamos cada um de vocês!
Apóstolos Eliezer e Zenita