Menu fechado

Ter uma mente renovada

Mateus 9:16,17

A chamada de Deus para nós seus filhos, é para termos uma mente saudável decidindo descomplicar a vida. É possível tomar a decisão de fazer do difícil, fácil, embora a maioria dos seres humanos faça do fácil, o difícil. Para isso, tudo que precisamos fazer é decidir pelo correto, como disse Jesus em Mateus 9.

Nossa decisão sinaliza um novo tempo e nos leva a redescobrir a nossa essência em Deus. Não podemos viver ignorando a Palavra de Deus, que está à nossa disposição. A Bíblia diz que não se coloca vinho novo em odres velhos, nem tão pouco se admite remendo novo em roupa velha. O que se pode entender é que a vida obedece a um ciclo e precisamos aprender a fazer as leituras e interpretações corretas.

Prosseguir, conquistar e fazer a diferença é para todos e não privilégio de alguns. Contudo, muitos preferem se sentir injustiçados e não se movem no cenário da vida, muitos estão deixando a vida passar, não reconhecem que, na verdade, estão se punindo desnecessariamente, tornando-se assim homicidas das oportunidades que lhes são oferecidas.

Pano novo em roupa velha

Um pano novo significa que nunca foi usado. Se nunca foi usado, nunca foi lavado. O conselho de Jesus era para que não se remendasse roupa velha com pano novo, com um pano que poderia encolher, por exemplo, após as lavagens ou pelo fato de ser novo, é mais forte e no uso romperia o pano que está mais fraco. 

Ora, só se remenda uma roupa porque está rasgada. Se o remendo não for apropriado, o dano será ainda maior. Na nossa caminhada pela vida, vamos deixando lacunas, situações e pendências que vamos passando por cima, magoas que encobrimos ou dívidas que esquecemos ou novas magoas que deixamos entrar em nossos relacionamentos, estas lacunas precisam ser preenchidas de forma correta, muitas vezes é necessário voltar no tempo e fechar aquela brecha, pois começar coisas novas sem resolver pendencias passadas abrirá lacunas maiores.

Não podemos ter uma mente saudável com remendos desconhecidos, com estruturas novas misturadas às velhas. Precisamos de um renovo correto e não de um remendo. A decisão está em nossas mãos.

Vinho novo em odres velhos

Um odre velho é aquele que foi gasto e endurecido pelo tempo, que esticou até o limite, que aguentou suportar a pressão do vinho novo na sua fermentação e com o tempo estagnou-se; logo, tornou-se inflexível, pois o vinho lá dentro deixou de se mover. O que isso significa para nós? Que não há como colocar vinho novo, coisas novas numa mente ultrapassada, coisas novas em um odre velho, que está endurecido, rompe, coisas novas numa mente envelhecida trava e desperdiça o propósito. O Espírito Santo se renova e precisamos ser odres flexíveis para nos amoldar ao mover de Deus e aos novos desafios da vida!

Também não é possível querermos alcançar uma mente saudável nesta geração com culturas e tradições erradas, com conceitos deturpados e contraditórios, sem antes filtrar e contextualizar segundo a cultura do Reino do Céu. Precisamos ser pessoas que respondem com muita velocidade a tudo o que foi colocado à nossa disposição, mas sem esquecer os preceitos da Palavra de Deus, sem negociar princípios eternos.

Nossa mente precisa estar aberta para receber o novo de Deus sem se deixar contaminar. As sementes do Reino em nós devem ser plantadas e arraigadas de tal forma que, uma vez na mente, ninguém conseguirá removê-las, antes devem ser eternizadas como conceitos de padrões bíblicos.

Vivemos em meio a uma geração empobrecida, que não ousa viver as novidades do Céu. Nós, como filhos de Deus, temos as soluções diante das dificuldades que assolam a nossa sociedade. Permita-se ter uma mente trabalhada por Deus. Deixe que Ele, como Bom Agricultor, cultive as sementes do Reino na sua mente.

O desejo de Jesus não mudou. Ele é o mesmo. Ele quer construir um cenário favorável para vivermos com uma mente saudável. O nosso Deus estará proporcionando a você essa experiência para que você entre em níveis maiores ainda e realize coisas que homens comuns não realizam, pois, nossa geração precisa ser a consolidadora das coisas relevantes que o Eterno tem para nós conseguindo comunicar a próxima geração.

Ap. Eliezer

Imprimir
Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta