AGOSTO: MÊS DE ESTAR NA BRECHA
Texto base: “E procurai a paz da cidade, para onde vos fiz transportar em cativeiro, e orai por ela ao SENHOR; porque na sua paz vós tereis paz.” – Jeremias 29:7
O decreto de Agosto definiu como o mês em que o Senhor convoca atalaias para se colocarem na brecha. Somos chamados como intercessores para gerar paz, intercedendo por nossas famílias, nossa igreja, nossa cidade e nação. Deus procura homens e mulheres que estejam atentos aos Seus comandos, prontos para levantar o estandarte da justiça e liberar salvação onde estiverem.
Jeremias 29:7 foi uma palavra dada ao povo em exílio, longe da sua terra. Ainda assim, Deus os orienta a buscar a paz da cidade onde estavam, pois isso traria paz também a eles. Da mesma forma, mesmo em ambientes difíceis ou terrenos de batalha espiritual, somos chamados a gerar paz. Aqui surge uma pergunta: De que forma vamos gerar paz? Pela intercessão, ações e palavras proféticas!
Pontos principais
- Somos posicionados estrategicamente por Deus. “…para onde vos fiz transportar…” (Jer. 29:7)
Nada é por acaso. Onde você vive, trabalha, estuda ou transita faz parte do território espiritual confiado a você. Deus nos transporta com propósito, mesmo que pareça difícil, opressivo com aparência de luta ou crise.
Reflexão: Você já parou para pensar que Deus te colocou exatamente onde está para ser um canal de paz e intercessão? Como Cristãos, seguidores de Cristo, filhos de Deus, portadores do poder do Espírito Santo, condutores da presença de Deus, da sua luz e paz, temos a incumbência de refletir desta presença aonde quer que estejamos.
- A paz da cidade está ligada à nossa intercessão. “…orai por ela ao SENHOR; porque na sua paz vós tereis paz.” (Jer. 29:7)
A paz (Shalom) não é apenas ausência de guerra, mas plenitude, prosperidade, justiça e bem-estar. Interceder é mais do que orar; é tomar o lugar, clamar pela benção de Deus com responsabilidade espiritual. A primeira coisa que a benção de Deus faz é trazer salvação promovendo paz de dentro para fora.
Conexão com o Decreto (Ezequiel 22:30):
Deus procura homens e mulheres para estar na brecha. No tempo de Ezequiel, não achou nenhum. Mas neste tempo Ele levantará um exército de intercessores, de filhos convertidos a Jesus e revestidos de autoridade para abençoar!
- Somos atalaias e filhos destemidos. “…Eram guerreiros corajosos, prontos para o combate, e sabiam lutar com escudo e com lança. Tinham a bravura de um leão e eram ágeis como gazelas nos montes.” …” (1 Crônicas 12:8).
Um atalaia vigia, discerne e age conforme a direção de Deus. Como os filhos de Gade, somos chamados a ser intrépidos, valentes, atentos ao comando do Senhor.
Reflexão: Temos nos comportado como atalaias de Cristo ou estamos indiferentes? Estamos atentos aos sinais espirituais da nossa casa (Família), cidade e nação?
Aplicação Prática
- Ore intencionalmente pela sua família todos os dias deste mês;
- Interceda pela cidade em que vive; pelas autoridades, escolas, segurança, igrejas. Abençoe;
- Coloque a nação diante de Deus; peça a benção de Deus para que haja paz e salvação;
- Seja sensível aos comandos do Espírito Santo: uma palavra, uma visita, uma ação pode liberar paz em uma geografia específica. Como cristãos somos portadores da paz de Cristo!
Dica prática para a semana:
Como Célula aqui nesta rua, estabeleçamos um dia da semana para jejum e um horário fixo para intercessão diariamente; por salvação dos vizinhos e moradores da rua e ruas vizinhas. Declaramos salvação e paz… Hoje também declaramos que esta célula transbordará de novas vidas e entre elas, pessoas da nossa família em nome de Jesus, nosso Cristo!
Conclusão: Um chamado à ação
- Deus não está indiferente às crises que enfrentamos, Ele está convocando um exército de intercessores. Você faz parte disso!
- Este é o mês de nos colocarmos na brecha, de levantarmos o estandarte do Senhor, de gerar paz e salvação por onde passamos.
Chamado: Levante-se como atalaia! Interceda com ousadia. Sua oração pode mudar a história de uma família, uma cidade e até de uma nação.
Compartilhar em Grupo
1: Qual situação ou lugar você sente que Deus está te chamando para estar na brecha neste mês?
2: Você já teve experiências de interceder por algo ou alguém e ver transformação? Compartilhe.
3: O que te impede, muitas vezes, de agir como um atalaia? Como podemos ajudar uns aos outros nisso?
ATENÇÃO: Faça um propósito desta célula levar uma vida nova no culto próximo domingo, busquem uma estratégia e definem quais pessoas serão convidadas.
Líder: Faça apelo aos visitantes e ore por todos. Estabeleça um dia de jejum pela célula, por vidas novas e pela multiplicação.
ATENÇÃO: Próximo domingo as 8:00 horas, teremos o Prê-Encontro e um café delicioso, após, as 9:30, nosso culto da família, venha, será a abertura das sete semanas provocando milagres! Até lá!
No amor de Cristo!
Apóstolos Eliezer e Zenita C. Moreira
