Somos o templo de Deus na terra

I Coríntios 3:16,17

A palavra de domingo passado ministrada pelo pastor Valter nos edificou e nos alertou acerca do nosso papel como igreja de Cristo na terra. Neste texto de I Coríntios 3:16 que acabamos de ler nos alerta com uma pergunta: “Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?” Simplesmente a Palavra de Deus está afirmando que nós somos o templo de Deus e que em nós Ele habita. Portanto, como foi falado no culto domingo; nós somos a casa onde Deus quer morar na Terra.

Então aqui surge uma pergunta: Que tipo de casa ou templo temos oferecido ao nosso Deus?

Primeiro, vamos entender o texto de I Coríntios 3:16,17. Aqui está dizendo que somos o templo de Deus. Mas o que é o templo? Templo é o lugar de culto, de adoração a Deus, onde se aprende a Palavra. Então, nossa vida deve ser um lugar de adoração a Deus. Todos os nossos atos, palavras, pensamentos, devem ser para engrandecer o nome do Senhor, pois o Seu Espírito habita em nós. Que privilégio tremendo, não é verdade?

Deus através deste texto diz que esse templo é SANTO. Santo quer dizer separado, consagrado a Deus.

Agora vamos parar um pouquinho para pensar: “Que tipo de templo ou de casa temos sido para o Senhor? Uma casa limpa, arrumada, perfumada? Um templo de adoração a Deus? Ou uma casa suja, mal arrumada, cheia de lixo?”

Existe um programa na televisão chamado Acumuladores, aonde profissionais da área comportamental tentam ajudar pessoas que acumulam lixo! Alguns deles acumulam montanhas de lixo que se aglomeram pela casa e as consequências podem até ser despejo, prisão e até a perda da guarda de filhos, pois os vizinhos sentem mal cheiro e os filhos e familiares estão expostos a doenças.

Imagine alguém que guarda lixo como um tesouro! Imagine a sua casa, o seu quarto, cheio de lixo, exalando mau cheiro, cheio de ratos e baratas… você se sentiria bem?

Nossa casa deve ser um lugar agradável, onde possamos estar com prazer e alegria. Não um lugar sujo e desagradável. Deus também quer isso.

No Antigo Testamento, Deus mandou que Moisés levantasse um Tabernáculo para que ali habitasse, no meio do Seu povo. Na realidade Ele queria muito mais que isso. Ele queria habitar dentro do Seu povo, no coração de cada um que Ele separou para si. Por isso enviou Jesus, para que vencesse o pecado e a morte e assim nos transformasse em Sua casa, Seu templo, Sua Igreja.

Por isso, o sangue de Cristo foi derramado, para que fosse feita uma limpeza, removendo os nossos pecados, (Aquele pecado que herdamos de Adão que nos separava dEle e os cometidos no dia a dia que nos afasta da Sua presença) para termos uma vida de comunhão com Ele. Para isso é necessário fazermos uma limpeza diária pelo arrependimento, confissão e perdão. Precisamos ser uma casa limpa e digna de receber o Grande Rei.

Nossa comunhão com Deus é o que nos assegura a vitória. De Deus procede a PAZ, a FÉ, a SABEDORIA, a ALEGRIA, a FORÇA para que vençamos os desafios desta vida, porém para que sejamos assim guiados e abençoados pelo Senhor, precisamos desfrutar de intimidade com Ele, estar nEle e Ele em nós sem impedimentos, o que se torna impossível quando há pecado (lixo espiritual) dentro de nós, como está escrito em Isaias 59:2 Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vossos pecados encobrem o seu rosto de Vós, para que não vos ouça”.

O que seria este lixo espiritual escondido em nossa vida, que é a casa aonde o Espírito Santo habita. Vejamos alguns exemplos:

•  Guardar mágoas contra alguém.
  • O mal habito de mentir ou ocultar coisas de alguém que faz parte da nossa vida.
  • Quebrar princípios, determinados por Deus, deliberadamente. (mesmo sabendo que é errado)
  • Conformar-se com as obras da carne deixando a contaminação entrar. (pecados crônicos ou de estimação).
  • Infidelidade a Deus e aos nossos líderes espirituais etc.

Se não zelarmos pela limpeza desta casa espiritual, seremos como estes acumuladores citados acima. Ao invés de exalarmos o bom perfume de Cristo, exalaremos o mal cheiro do pecado, dos lixos que temos tentado esconder.

Que tal começarmos uma limpeza? Que tal tirarmos todas as sujeiras que possam desagradar o dono da casa, o nosso Pai, e transformar a nossa vida na casa favorita dEle aqui na Terra.

O primeiro passo é abrir a porta do nosso coração para que Jesus venha habitar nele e juntamente com Jesus o Espírito Santo de Deus, nosso ajudador, consolador, amigo e conselheiro!

Depois caminhar em direção a esta limpeza. Exemplo: Estar nos cultos, Células, discipulado, no Encontro resgatão agora em Agosto e no Encontro com Deus que acontecerá em outubro, é literalmente uma oportunidade DIVINA para isso! Determine-se a estar lá, participe de todos estes eventos!

Deus disse através de sua Palavra no domingo passado que somos o sal da terra e a luz do mundo, o sal para cumprir o seu papel precisa ser puro, sem misturas que interfere no seu sabor, e a luz para cumprir o seu papel de iluminar dissipando as trevas, precisa estar acesa, precisa brilhar. A bíblia diz que o mundo verá a nossa luz pelas nossas boas obras, pelo nosso bom testemunho cristão.

Somos membros do corpo de Cristo, somos a Sua igreja na terra para cumprir uma missão e pôr fim, a vida eterna!

Deus abençoe a todos com uma “faxina” bem-sucedida e uma linda, adornada e perfumada casa para Nosso amado Deus habitar.

Você já entregou a sua vida ao Senhor Jesus, já o recebeu como o seu único e suficiente salvador? Esta é a hora, Ele quer habitar em você e quer que você habite nEle para que desfrute do melhor desta vida aqui e no céu!

Contem conosco para isso,

Amamos muito vocês,