I Coríntios 3:16
O apóstolo Paulo, falando aos Coríntios, disse-lhes que nós somos o templo de Deus e que em nós Ele habitaria. Somos, portanto, a casa onde Deus quer morar na Terra. Nosso corpo é o Seu templo. Que tipo de casa ou templo temos oferecido ao nosso Deus?
Primeiro, vamos entender o texto de I Coríntios 3:16,17. A bíblia diz que nós somos o templo de Deus. O que é o templo? Templo é o lugar de culto, de adoração a Deus, onde se aprende a Palavra. Então, nossa vida deve ser um lugar de adoração a Deus. Todos os nossos atos, palavras, pensamentos, devem ser para engrandecer o nome do Senhor, pois o Seu Espírito habita em nós. Que privilégio tremendo, não é verdade?
Depois ele diz que esse templo é SANTO. Santo quer dizer separado, consagrado a Deus. Agora vamos parar um pouquinho para pensar: “Que tipo de templo ou de casa temos sido para o Senhor? Uma casa limpa, arrumada, perfumada? Um templo de adoração a Deus? Ou uma casa suja, mal arrumada, cheia de lixo?”
Existe um programa na televisão chamado Acumuladores, aonde profissionais da área comportamental tentam ajudar pessoas que acumulam lixo! Alguns deles acumulam montanhas de lixo que se aglomeram pela casa e as consequências podem até ser despejo, pois os vizinhos sentem mal cheiro, prisão e até mesmo a perda da guarda de filhos. Imagine alguém que guarda lixo como um tesouro! Imagine a sua casa, o seu quarto, cheio de lixo podre, exalando mau cheiro, cheio de ratos e baratas… você se sentiria bem?
Nossa casa deve ser um lugar agradável, onde possamos estar com prazer e alegria. Não um lugar sujo e desagradável. Deus também quer isso. Por isso enviou Jesus, para que vencesse o pecado e a morte e assim nos transformasse em Sua casa, Seu templo. Por isso, o sangue foi derramado. Para que fosse feita uma limpeza, apagando todos os pecados e fôssemos transformados em uma casa limpa e digna de receber o Grande Rei.
Nossa comunhão com Deus é o que nos assegura a vitória. De Deus procede a PAZ, a FÉ, a SABEDORIA, para que vençamos os desafios desta vida, porém para que sejamos assim guiados e abençoados pelo Senhor precisamos desfrutar de intimidade com Ele, estar próximos dEle, o que se torna impossível quando há pecado (lixo espiritual) dentro de nós, como está escrito em Isaías 59:2 “Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vossos pecados encobrem o seu rosto de Vós, para que não vos ouça”.
O que seria este lixo espiritual escondido em nossa vida, que é a casa aonde o Espírito Santo quer habitar. Vejamos alguns exemplos: Guardar mágoas contra alguém; O mal hábito de mentir ou ocultar coisas de alguém; Quebrar princípios determinados por Deus deliberadamente; Conformar-se com as obras da carne (pecados crônicos ou de estimação).
Se não zelarmos pela limpeza desta casa espiritual, seremos como estes acumuladores citados acima. Ao invés de exalarmos o bom perfume de Cristo, exalaremos o mal cheiro do pecado, dos lixos que temos tentado esconder. Que tal começarmos uma limpeza? Que tal tirarmos todas as sujeiras que possam desagradar o dono da casa, o nosso Pai e transformar a nossa vida na casa favorita dele aqui na Terra!
O primeiro passo é abrir a porta do nosso coração para que Jesus venha habitar nele e juntamente com Jesus o Espírito Santo de Deus, nosso ajudador, consolador, amigo e conselheiro! Depois caminhar em direção a esta limpeza. O ciclo de consolidação com início em 5 de fevereiro e o Encontro com Deus que acontecerá em maio é literalmente duas oportunidades DIVINA para isso! Determine-se a estar lá!
Deus abençoe a todos com uma “faxina” bem-sucedida e uma linda, adornada e perfumada casa para Nosso amado Deus habitar. Contem conosco para isso.
Prática: líder, ore por todos e faça apelo aos visitantes e convide a todos para o culto domingo!
Amamos muito vocês, discípulos queridos!